17 de dezembro de 2015
Iniciativa busca valorizar os vinhos brasileiros

Projeto Valorização dos Vinhos Brasileiros começou em 2014 e vai até agosto de 2016

TAGS:

Aumentar em 15% a comercialização dos vinhos nacionais. Esta é uma das metas do projeto Valorização dos Vinhos Brasileiros, fruto de um convênio entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que começou em 2014 e vai até agosto de 2016.

A iniciativa tem duas frentes: a primeira atua da porteira para dentro, disseminando boas práticas de produção para melhorar os resultados nos vinhedos e nas vinícolas; a segunda, chamada Qualidade na Taça, capacita bares e restaurantes que ofertam a bebida ao consumidor final. “Nossa expectativa é aumentar o consumo de vinho, por isso trabalhamos os principais elos da cadeia: o produtor, o vendedor e o consumidor”, diz Sylvia Pinheiro, analista de agronegócios do Sebrae.

Em 2013, segundo dados do Ibravin, as vendas de vinhos finos e espumantes no país somaram 13 milhões de litros. Até outubro deste ano, a comercialização ultrapassou 14 milhões de litros. O curso Qualidade na Taça conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e tem como meta capacitar 3 mil profissionais (proprietários, garçons e sommeliers) de 1.000 estabelecimentos de 16 cidades, em 14 Estados brasileiros.

A estratégia tem contribuído para a quebra de preconceitos, sobretudo em estabelecimentos que não possuem um profissional especializado, como os sommeliers. “Muitos garçons não têm o hábito de beber vinho. Com a capacitação, ele se apropria do conhecimento e se sente seguro a dar sugestões”, explica a analista.

E você, está fazendo sua parte? Experimente os vinhos brasileiros!

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *