Benefícios da Abóbora para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A abóbora (nome científico Cucúrbita moschata) é um fruto nativo da América do Sul e pertence à família Cucurbitaceae. Também conhecida como jerimum, atualmente é cultivada no mundo todo, isso por se tratar de uma fruta com sabor muito agradável e rica em nutrientes.

No Brasil, a abóbora é cultivada pelos indígenas há muito tempo, sendo parte da alimentação dos povos nativos desde bem antes dos colonizadores chegarem. A abóbora é usada para o preparo dos mais variados pratos, seja em forma de torta de abóbora, doce de abóbora, abóbora cozida, assada, etc. As partes da fruta podem ser utilizadas por completo na culinária: a polpa, folhas, sementes e miolo.

Há 3 tipos de abóboras: a abóbora de pescoço, a moranga e a abóbora japonesa (ou cabotiá). A abóbora de pescoço e a moranga produzem ramas rasteiras e podem alcançar até 6 metros de comprimento. As folhas das abóboras de pescoço apresentam manchas prateadas, enquanto as folhas das morangas não.

A abóbora de pescoço é a maior entre as abóboras e pode chegar a até 15 kg. Ela é fibrosa e bastante úmida, possui uma casca de cor verde escura com listras alaranjadas. Ela é perfeita para a fabricação de doces, pães, saladas e salgados.

abóbora

A moranga é muito conhecida devido à utilização na culinária para o preparo de um prato bem tradicional, o camarão na moranga. Ela possui uma tonalidade alaranjada e grumos, sendo muito usada no preparo de sopas e refogados.

Já a abóbora japonesa (ou cabotiá) consiste em uma espécie híbrida, sendo o cruzamento feito entre a abóbora e a moranga. Essa mistura resultou em uma fruta com textura muito cremosa e sabor adocicado. Ela foi desenvolvida no Japão nos anos de 1940 e chegou ao Brasil depois de 20 anos. Os benefícios da abóbora cabotiá estão principalmente relacionados ao baixo teor calórico, grande quantidade de vitamina A e de fibras. O seu uso na culinária é feito principalmente para o preparo de purês, nhoques e outros pratos salgados.

Ao comprar a abóbora, é necessário dar preferência para aquelas que possuem um tamanho menor, já que as maiores geralmente não são muito saborosas. A casca deve ser lisa, sem brilho ou manchas.

As propriedades da abóbora são inúmeras, já que essa fruta é rica em nutrientes que são muito importantes para a saúde do nosso corpo. Ela possui cálcio, fósforo, ferro, fibras e potássio, além de ter grandes quantidades de betacaroteno, vitamina C, vitamina E e também vitaminas do complexo B.  As sementes da abóbora, bem como o óleo que é extraído delas, contém abundância de zinco, ferro e gorduras insaturadas.

Benefícios da abóbora

A abóbora apresenta muitos benefícios para a saúde e é inclusive amplamente recomendada por médicos para ajudar a controlar o colesterol. Além disso, ela contribui para a redução do peso e pode prevenir alguns tipos de câncer.

Também contribui para o melhor funcionamento do sistema imunológico, isso graças à presença do ferro e zinco. Veja os benéficos da abóbora para a saúde.

1.Ajuda a tratar a diabetes

A abóbora apresenta um baixo índice glicêmico, o que beneficia a saúde de pessoas portadores de diabetes. O consumo da fruta ajuda a produzir insulina e as suas sementes contêm ômega-3, que também são benéficas para os diabéticos.

2.Reduz os níveis de estresse

As sementes da abóbora apresentam uma boa quantidade de triptofano, que se converte em serotonina, um tipo de neurotransmissor que ajuda no alívio da ansiedade e do estresse.

3.Auxilia na perda de peso

Uma porção de 100 gramas de abóboras contém cerca de 25 calorias. Por isso, é um erro dizer que a abóbora engorda, como algumas pessoas acreditam. Além disso, ela é rica em fibras e não contém gorduras. Isso faz com que a sensação de saciedade seja prolongada, fazendo a pessoa se alimentar em menor quantidade.

As fibras também reduzem a taxa de absorção de glicose pelo organismo, fator que ajuda a manter estável o nível de açúcar no sangue. Isso faz com que a acúmulo de gordura no corpo seja reduzido, contribuindo para a perda de peso.

4.Reduz o colesterol

A ingestão de abóbora ajuda a diminuir os níveis de colesterol presentes no organismo. Além disso, as sementes apresentam uma boa quantidade de fitosteróis, que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) em até 75% e aumentar o colesterol bom (HDL) em cerca de 15%. Esses fitoesteróis acabam limitando a absorção de colesterol pelo corpo.

5.Melhora a fertilidade e menopausa das mulheres

De acordo com os resultados de pesquisas realizadas, o consumo de ferro contribui para o aumento da fertilidade nas mulheres. Como a abóbora é rica nesse componente, consiste em um alimento benéfico para mulheres que desejam engravidar.

Já o consumo óleo feito a partir da semente de abóbora ajuda a reduzir os sintomas comuns à menopausa, como dores de cabeça e nas articulações. Isso acontece porque contém estrógenos, que reduz a pressão arterial e elevam o colesterol bom (HDL), fatores que melhoram os efeitos da menopausa.

benefícios da abóbora

6.Contribui para a saúde dos olhos

A abóbora é um alimento que contém uma quantidade alta de betacaroteno que, ao ser ingerido, é transformado em vitamina A. Essa vitamina consiste em um antioxidante que atua de forma a manter a qualidade da visão. Pesquisas realizadas com a abóbora comprovaram que o seu consumo regular faz com que alguns tipos de doenças degenerativas dos olhos sejam desacelerados, o que pode evitar uma futura cegueira.

Outro fator benéfico da abóbora para os olhos é que ela contém zeaxantina, um outro tipo de antioxidante natural que filtra os raios ultravioletas na retina, contribuído para evitar o surgimento de doenças oculares decorrentes do envelhecimento.

7.Ajuda a tratar dos vermes intestinais

A ingestão das sementes da abóbora ajuda no tratamento de parasitas localizados no intestino. Isso ocorre porque elas possuem um aminoácido conhecido como cucurbitina, que paralisa e elimina esses vermes, como a tênia, por exemplo.

8.Previne doenças do coração

Consumir abóbora ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, o que previne o acúmulo de gordura em suas paredes, evitado obstruções. A presença do potássio faz com que a hipertensão seja reduzida, o que diminui os riscos de um derrame. Além disso, a abóbora possui magnésio, que evita o endurecimento das artérias e a ocorrência de ataques cardíacos.

9.Ajuda no tratamento do câncer de próstata

A semente de abóbora é usada para auxiliar no tratamento do câncer de próstata. Isso porque elas contêm fitoesterois, componentes que ajudam a bloquear o aumento das células prejudiciais na próstata.

Além disso, ela é um dos alimentos que possui a maior quantidade de betacaroteno encontrado na natureza, o que consiste em um nutriente com efeito poderoso para o tratamento desse tipo de câncer. O óleo extraído das sementes apresenta também uma elevada quantidade de zinco, que também contribui para o tratamento.

10.Beneficia a saúde dos bebês

A abóbora é um excelente alimento para os bebês e já pode ser introduzido a partir de um ano de idade através do purê feito com essa fruta. O sabor e a textura fazem com que esse alimento seja bem recebido pelos bebês.

A abóbora possui muitas vitaminas e minerais que são altamente recomendados pelos pediatras e, além disso, pode ser congelado para ser usada mais tarde. Caso o purê de abóbora congelado se torne mais escuro, não significa que perdeu sua qualidade, apenas ocorreu uma pequena oxidação e poderá ser consumido sem problemas por alguns dias.

abóbora propriedades

Abóbora: receitas

Suco de abóbora

Ao tomar o suco de abobora, benefícios importantes para o corpo são adquiridos, como a melhora na saúde da pele e dos cabelos, além de ajudar a combater a constipação, impedir o surgimento da artrite e diversos outros benefícios.

Ingredientes

  • 1/2 abóbora moranga
  • Água
  • Açúcar ou leite condensado
  • Saquinhos pequenos para congelar

Modo de preparo

  1. Descasque a abóbora e corte em pedaços pequenos. Coloque numa panela grande com água até cobrir e cozinhe.
  2. Assim que estiver macia, escorra e amasse usando um garfo, até que se forme um purê.
  3. Após esfriar, coloque pequenas porções da abóbora em saquinhos e leve para o congelador. Cada copo de água deve levar 2 colheres de sopa de abóbora.
  4. Quando for preparar o suco, basta molhar o saquinho, remover a polpa e bater no liquidificador ou no mixer junto a um copo de água.
  5. Acrescente leite condensado ou açúcar no momento de bater e sirva a seguir.

Sopa de abóbora

A sopa de abóbora é deliciosa e ideal para os dias mais frios.

Ingredientes

  • 1/2 abóbora moranga pequena
  • 1 batata média
  • 1/2 cebola picada
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • Cebolinha verde picada
  • 1 dente alho
  • 1 litro de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e pique a abóbora em pedaços grandes.
  2. Coloque alho e um pouco de óleo numa panela e doure junto com a cebola. Mexa rapidamente e coloque a abóbora e a batata picadas.
  3. Acrescente água e deixe ferver, adicionando a seguir o caldo de legumes.
  4. Cozinhe com a tampa até que fique macio e desligue o fogo.
  5. Após esfriar um pouco, coloque no liquidificador e bata até formar um creme.
  6. Despeje na panela e deixe cozinhar por mais 3 minutos junto com a cebolinha. Se for preciso, coloque um pouco de sal.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades da Batata-doce

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Canela

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Beringela