Benefícios da Acelga para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A acelga, nome científico Beta vulgaris, é uma planta que se originou na Europa, mais precisamente na região onde fica localizada a Suíça. Há também relatos sobre o uso da acelga desde o século IV a. C. na região do Mediterrâneo, sendo um componente muito utilizado pelos camponeses em geral. Após ser levada para outros países europeus, acabou se espalhando pelo mundo.

No Brasil, ela é também chamada de beterraba branca e é cultivada na região Sul do país. A acelga pertence à mesma família da beterraba e do espinafre, possuindo uma grande variedade, sendo as mais comuns no Brasil a acelga crespa, a japonesa e a acelga-de-cardo. A época em que ela possui melhor valor nutricional é durante o inverno, mas pode ser encontrada durante o ano inteiro.

acelga propriedades

Os benefícios da acelga branca e da acelga de folhas verdes são semelhantes e uma porção de 100 gramas dessa verdura apresenta apenas 20 calorias. Por esse motivo, seria impossível dizer que a acelga engorda, já que essa hortaliça é considerada uma aliada do emagrecimento.

Essa planta apresenta uma raiz tuberosa, folhas grandes de cor verde-clara e hastes de tonalidade branca, amarela ou vermelha, o que vai depender a qual variedade pertence. Ela pode ser consumida crua em forma de salada, no vapor, como acelga cozida ou acelga refogada e consiste em um alimento muito usado na culinária japonesa.

As folhas são uma excelente opção para acompanhar o molho branco ou fazer parte de uma sopa, junto a uma variedade de legumes. Elas também são usadas na medicina popular para o preparo de infusões para o tratamento de doenças circulatórias, cicatrizes e micoses, além de ser eficaz contra cálculos biliares.

Saber como reparar acelga é muito simples. Além de combinar com diversos outros tipos de vegetais, ela pode ser utilizada por completo, sem desperdiçar nenhuma parte. Além das folhas, o talo também pode ser usado na preparação de sopas, ou então ser frito e cozido.

Por ser um alimento com um alto teor da substância oxolato, ela não deve ser consumida de forma excessiva, pois isso pode acabar prejudicando a absorção de cálcio pelo organismo.

Para comprar a acelga, o recomendado é optar por aquelas que apresentam folhas novas e brilhantes, sem a presença de manchas. Quando conservada na geladeira, o ideal é que ela seja usada em até uma semana.

As propriedades da acelga são muitas, já que ela é um dos alimentos mais completos em relação a nutrientes. Ela apresenta uma grande variedade de vitaminas e minerais que são muito importantes para a saúde, sendo rica nas vitaminas A, C, E e K. Também apresenta ferro, potássio, fibras, zinco, magnésio, cobre, ácido siríngico, além de ter ação antioxidante devido à presença de flavonoides e carotenoides

acelga benefícios

Benefícios da acelga

Por conta de todos os nutrientes presentes na acelga, ela é um alimento importante para saúde dos olhos, além de reduzir os riscos de problemas neurológicos, diminuir a pressão arterial, regular os níveis de açúcar no sangue, entre inúmeros outros benefícios. Veja quais são as principais vantagens de consumir a acelga.

  1. Possui ação antioxidante: A acelga é uma hortaliça rica em antioxidantes, sendo nela encontrados 13 tipos diferentes de antioxidantes polifenóis e 9 tipos de antioxidantes betaxantinas, além de flavonoides, como o seríngico, que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. A presença desses antioxidantes também é fundamental para prevenir o corpo contra a ação dos radicais livres, substâncias responsáveis por inúmeros prejuízos à saúde. Os radicais livres podem causar o aparecimento de vários tipos de doenças, como o câncer, doenças no coração e problemas neurodegenerativos.
  2. Ajuda a controlar a diabetes: A acelga é um alimento recomendado para pessoas portadoras de diabetes, pois ela contém ácido alfapóico, um tipo de antioxidante que contribui para a redução dos níveis de glicose. O consumo dessa hortaliça também ajuda na prevenção de alterações provocadas pelo estresse oxidativo de quem tem diabetes. Ela também possui ácido siríngico, que também é importante para a redução dos níveis de açúcar.
  3. Melhora a circulação sanguínea: O consumo de acelga fornece ferro e cobre para o organismo, dois componentes que são essenciais para a produção de glóbulos vermelhos no sangue, beneficiando a oxigenação e a circulação sanguínea. Isso sem contar que o ferro ajuda na prevenção contra a anemia, que causa distúrbios estomacais, fraqueza e problemas de concentração. Também há a vitamina K, que ajuda na coagulação sanguínea, evitando hemorragias e contusões.
  4. Deixa os ossos mais fortes: A acelga, por ser fonte de cálcio e vitamina K, também favorece a saúde dos ossos. Isso porque esses nutrientes são fundamentais para que o esqueleto se fortaleça. O cálcio faz com que os ossos apresentem uma maior densidade, deixando-os mais fortes e menos propensos a fraturas. Já a vitamina K possui ação importante na formação óssea, pois ativa a osteocalcina, proteína essencial para essa função.
  5. Reduz a pressão arterial: A acelga contém uma grande quantidade de magnésio, potássio e cálcio, nutrientes que são fundamentais para o controle da pressão arterial. Isso acontece porque esses nutrientes agem na liberação do sódio presente no nosso corpo, o que ajuda a dilatar as artérias e regular a pressão arterial. O consumo da acelga e outros alimentos naturais proporciona uma melhor absorção desses minerais e apresentam mais benefícios para a saúde do que a ingestão de suplementos.
  6. Melhora a digestão: Outro dos benefícios relacionados à ingestão da acelga é a presença de betalaínas, componentes que agem como anti-inflamatórios e antioxidantes, cuidando da saúde intestinal. Além disso, ela ajuda a regular os movimentos intestinais, o que contribui para a remoção das toxinas do corpo. Outro fator benéfico para a saúde digestiva é quantidade de fibras encontrada na acelga, que regula os níveis de glicose no sangue. Isso ajuda a manter a saciedade por mais tempo e também protege contra a prisão de ventre e a diarreia.
  7. Protege a saúde do cérebro: De acordo com pesquisas realizadas, o consumo regular da acelga ajuda a proteger contra doenças neurodegenerativas. Isso se deve à presença de antioxidantes nessa hortaliça, que protegem as células contra danos no DNA. Outro componente importante para cuidar do bom funcionamento cerebral é a vitamina K, que produz uma camada protetora para o sistema nervoso, que é conhecida como bainha de mielina.

benefícios da acelga

  1. Cuida da saúde do coração: Ao incluir a acelga na alimentação, ela ajuda a desativar as ações inflamatórias no nosso organismo. Isso contribui para reduzir os níveis de colesterol e diminui as chances de um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças relacionadas ao coração. Ela também contém minerais que melhoram a circulação, deixando os vasos sanguíneos mais saudáveis e melhorando o controle dos batimentos cardíacos.
  2. Previne a osteoporose: A ingestão da acelga em sua forma crua fornece mais de 300% das necessidades diárias de vitamina K para o nosso organismo. Consumir a vitamina K de forma adequada age como um modificador de proteínas na constituição óssea, fazendo melhorar a absorção de cálcio. Isso reduz a excreção urinária de cálcio, o que diminui as chances de ocorrer a osteoporose.
  3. Melhora a saúde dos cabelos: A acelga contém uma quantidade relevante de biotina, que é uma vitamina que age fornecendo força e crescimento capilar. Além disso, ela possui uma grande quantidade de vitamina A e C, que ajudam na fabricação de sebo pelos folículos pilosos, o que proporciona mais brilho e melhora a textura dos fios.
  4. Cuida da saúde dos olhos: O consumo da acelga fornece uma quantidade importante de carotenoides ao organismo, como a luteína e zeaxantina, que agem protegendo a retina e a córnea. Essas substâncias também ajudam a proteger os olhos de doenças que têm relação com a idade, como é o caso do glaucoma, catarata, degeneração macular e cegueira noturna.

Acelga: receitas

Aprenda a preparar um suco e uma salada de acelga para usufruir de todos os importantes nutrientes encontrados nessa planta.

Suco de acelga

O suco de acelga emagrece e ainda é recomendado para tratar cálculos biliares. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 1 xícara das (chá) de acelga
  • 1 xícara (chá) de agrião
  • 1 xícara (chá) de água
  • 4 folhas de hortelã

Modo de preparo

Pique a acelga e o agrião e coloque no liquidificador junto com a água e as folhas de hortelã. Beba a seguir.

propriedades da acelga

Salada de acelga

Essa salada acelga é prefeita para saborear nos finais de semana, inclusive para acompanhar um churrasco.

Ingredientes

  • 1/4 acelga
  • 1/2 cenoura
  • 1 pimentão verde
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • Suco de um limão
  • 4 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1 colher (sopa) de gergelim
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas da acelga, seque e corte em tiras finas. Faça o mesmo com a cebola e o pimentão. Use um ralo grosso para ralar a cenoura e junte esses ingredientes em uma tigela grande.
  2. Acrescente o limão, sal, pimenta e misture bem.
  3. Aqueça o óleo e o alho amassado em uma frigideira pequena em fogo baixo. Quando amornar, coloque o gergelim e frite um pouco, mexendo sempre e tomando cuidado para que não queime.
  4. Para finalizar, coloque esse óleo quente sobre a salada e mexe bem.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Beterraba

Benefícios e Propriedades do Nabo

Benefícios e Propriedades da Alcachofra

Benefícios e Propriedades do Alho-porro