Benefícios da Avelã para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A avelã é uma fruta considerada exótica, que nasce da aveleira, e conhecida cientificamente como Corylus avellana, da família Betulaceae. A árvore da avelã é originária da América do Norte e apresenta o tamanho de um arbusto, com folhas levemente ovalada s e transitórias. A fruta é levemente arredondada e tem a consistência da madeira, com casca bem sólida.

Dentro da semente está a parte consumível do fruto, cujo paladar é um tanto doce e oleaginoso. Essa parte é composta de vários nutrientes, entre eles proteínas, minerais e vitaminas, que proporcionam diversos benefícios à saúde.

avelã propriedades

Quais são os principais benefícios da avelã?

A avelã possui benefícios que atuam no melhor desempenho da memória, controle da pressão alta e anemia. A fruta pode ser encontrada no formato de barrinhas que, aliadas ao mel, ajudam a sobrecarregar nossas energias. Veja abaixo os dez principais benefícios da avelã para a saúde:

  1. Energia:

As propriedades nutricionais da avelã a tornam uma boa fonte de energia. Isso acontece em virtude do seu alto teor de gordura, que chega a 60,5%. Ao consumir 100 gramas de avelã, por exemplo, você consome 628 calorias. Além disso, a fruta tem ácidos gordos monoinsaturados, como o oleico.

  1. Músculos:

A avelã é rica em magnésio, mineral de extrema importância para a regulação da quantidade de cálcio que é extraído e absorvido pelas células do nosso corpo. O cálcio ajuda a estimular a contração muscular, isso significa que os nossos músculos conseguirão se recuperar melhor dos treinamentos. Essa pequena contribuição irá garantir que tensões musculares, câimbras, dores, espasmos e fadiga atrapalhe o treinamento.

  1. Sistema cardiovascular:

Além de ser rica em magnésio, a avelã também é uma excelente fonte de gorduras saturadas, aquelas que oferecem benefícios para o funcionamento saudável do coração. Essa gordura é em grande parte o ácido oleico, aquele que auxilia na diminuição do LDL – colesterol ruim, e no aumento do HDL, o bom.

  1. Sistema nervoso:

A vitamina B6 é outro componente presente nas avelãs. Ela é de extrema importância para a formação da mielina, substância que é responsável por atuar no isolamento dos nervos. Isso resulta no aumento da velocidade e da eficiência dos impulsos elétricos, que fazem o sistema nervoso funcionar de forma mais competente e completa.        Além disso, vitamina B6 ainda age sobre a síntese dos neurotransmissores adrenalina, melatonina e serotonina.

avelã

  1. Sistema digestivo:

As avelãs possuem um alto teor de fibras na sua composição. Elas ajudam a garantir um melhor funcionamento do sistema digestivo, o que favorece a eliminação de resíduos e toxinas e, consequentemente, o equilíbrio de substâncias químicas e microrganismos que são essenciais para manter o nosso organismo saudável.

  1. Articulações e ossos:

O magnésio, nutriente presente na avelã, é usado no nosso organismo para a construção e resistências do nosso sistema esquelético. Ele é essencial para a composição dos nossos ossos e, por isso, é importante que o nosso corpo contenha quantidades extras dele armazenado. O magnésio ajuda na manutenção da saúde dos ossos e é usado em casos de deficiências emergenciais.

  1. Prevenção ao câncer:

Os benefícios da avelã podem ser obtidos por meio do alfa-tocoferol, um antioxidante contido no fruto. Ele é bastante eficaz na redução do risco do câncer de bexiga, diminuindo a possibilidade em até 50%. Além disso, as avelãs também possuem manganês em abundância, um outro antioxidante que contribui na proteção contra a doença.

  1. Rica em vitaminas:

As avelãs são frutas muito ricas em diferentes vitaminas, mas principalmente as do complexo B, entre elas estão a B1, B2, B3, B5, B6 e B9. Elas são eficientes no metabolismo de gorduras, proteínas e hidratos de carbono, responsáveis por proporcionar energia e sensação de bem estar para a realização das atividades diárias. As vitaminas do complexo B também são de extrema importância para a saúde do nosso sistema nervoso, pois atuam na redução da ansiedade, do estresse e da depressão.

  1. Controle de peso:

Consideradas bastante energética e com alto teor de calorias, as avelãs podem nos ajudar a perder peso quando consumidas com moderação. Isso ocorre porque as propriedades da fruta ajudam a nos manter satisfeitos por um período de tempo mais longo. Logo, se você comer uma porção pequena de avelãs cerca de uma hora ou duas antes das principais refeições, você vai ser sentir saciado e vai evitar alguns exageros nas refeições principais.

  1. Alternativa para vegetarianos:

As avelãs são ótimas aliadas para os vegetarianos porque elas têm cerca de 15 gramas de proteínas a cada 100 gramas. Como não ingerem proteínas animal, os vegetarianos precisam buscar por fontes alternativas de proteínas.

Como consumir a avelã?

O alto teor de gordura presente nas avelãs permite que elas sejam utilizadas de diferentes formas, seja com propósito de industrialização ou de alimentação. O óleo de avelã, por exemplo, tem poderes antioxidantes que fazem dele um ótimo aliado na hidratação da pele, pois atua no combate ao envelhecimento precoce e ajuda a evitar o surgimento das rugas. Além disso, o seu poder de hidratação faz com que ele seja um grande aliado também para o combate das estrias.

Para a alimentação, a avelã pode ser consumida naturalmente, ralada, triturada, moída ou tostada. Para fins gastronômicos, ela é muito utilizada em doces, especialmente junto com chocolate. Ela pode ser usada também com leites, manteigas, pastas de frutas, pastéis, biscoitos, entre outros. Um grande exemplo é o creme de chocolate com avelã (Nutella), comercializado em diversos locais, e usado para doces, tortas e biscoitos.

  • Saiba como torrar avelãs:

O primeiro passo para torrar avelãs é remover toda a sua casca utilizando um quebrador de nozes, caso as tenha comprado com casca. Se não, é possível encontra-las sem casca. Em seguida, enrole um punhado de avelãs num pano de prato e as esfregue para frente e para trás entre suas mãos. Se preferir, pode esfregar em uma superfície. Faça isso por alguns minutos até remover toda a sua pele.

Após, coloque as avelãs em uma assadeira de bolo em uma única camada. Não é necessário untar. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido em 150ºC. Deixe as avelãs assando entre 20 e 25 minutos, ou até notar que elas fiquem douradas. Em seguida, as remova da assadeira e aguarde esfriar antes de consumir.

  • Saiba como fazer creme de chocolate com avelã em casa:

Para preparar o creme de chocolate com avelã, será necessário 125g de avelãs sem casca moídas, 375g de chocolate ao leite, duas colheres de sopa de óleo, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de cacau em pó e metade de uma colher de chá de essência de baunilha.

O primeiro passo para preparar o creme de avelã com chocolate é triturar bem as avelãs. Em seguida, acrescente açúcar, cacau em pó, óleo e essência de baunilha. Misture os ingredientes em uma batedeira e reserve. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas ou em banho-maria e acrescente à mistura anterior. Leve novamente à batedeira e deixa até que a mistura fique bem homogênea. Está pronto! Nesse momento o creme estará quente, então aguarde esfriar um pouco e dar uma leve engrossada para comer.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Noz

Benefícios e Propriedades da Framboesa

Benefícios e Propriedades do Amendoim

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades da Macadâmia

Benefícios e Propriedades da Macadâmia