Benefícios da Banana Maçã

Compartilhe as informações sobre este alimento

A banana maçã é um dos diversos tipos de banana que caíram no gosto do brasileiro. Muito consumida na dieta cotidiana, a banana maçã é uma verdadeira amiga da balança, pois possui poucas calorias e carboidratos, oferecendo muitos nutrientes importantes para a saúde sem engordar quem a consome frequentemente.

O nome da banana maçã remete ao aroma que a fruta exala, que se assemelha bastante ao da maçã. Ela é bem pequena se comparada com as demais, com sua polpa branca e muito macia. Neste artigo, vamos mostrar as propriedades da banana maçã, seus benefícios e como fazer receitas deliciosas de doces usando a banana maçã.

Banana maçã – informação nutricional

A banana maçã tem propriedades bastante saudáveis, mais ainda que as outras bananas. Menos calórica e com mais proteínas e fibras, ela aporta muitos elementos positivos para quem a consome regularmente, sendo ideal para compor o cardápio de quem está precisando emagrecer uns quilinhos. Ela pode ser consumida depois do treino, ajudando a combater a cãibra, ao mesmo tempo em que alimenta e repõe as energias.

Cada porção de 100 gramas de banana maçã reúne 87 calorias e apenas 22,3 gramas de carboidratos. A banana maçã é rica em fibras, com 2,6 gramas, e também em proteínas, com 1,8 gramas. Nutricionistas afirmam que esta variedade de banana é a campeã em proteínas e fibra, sendo essencial para o desenvolvimento das crianças e para o fortalecimento dos idosos, que passam a perder tecido muscular com o envelhecimento.

Outro elemento importante para o nosso organismo é o potássio, que é muito concentrado na banana maçã, que tem 376 mg. Ele ajuda a combater problemas relacionados a diabetes e de pressão arterial. Há também um outro nutriente que é bastante rico nesse tipo de fruta. Trata-se da vitamina C, com 10,5 mg. Há grandes concentrações de manganês e de fósforo, que são importantes para fortalecer os dentes e os ossos do corpo humano. Como se vê, as propriedades da banana maçã são muito positivas e oferecem inúmeros benefícios, como veremos a seguir.

Os benefícios da banana maçã

Os benefícios da banana maçã são inúmeros para diversas partes de nosso organismo. Abaixo listaremos seis deles:

Combate problemas renais: por ser rica fonte de potássio e de antioxidantes fenólicos, a banana maçã faz bem à saúde renal se consumida de forma regular.

Ajuda a evitar AVC: outro benefício oferecido pelo potássio presente na fruta é a diminuição da incidência de acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas que comem regularmente a banana maçã.

Atua contra o câncer: por ser rica em fibras e em antioxidantes, a banana maçã ajuda a diminuir os riscos de câncer, em especial o câncer de intestino.

Alivia a constipação: A pectina presente na banana maçã auxilia no trato intestinal e no alívio da constipação.

Melhora o funcionamento do intestino: a banana maçã tem entre seus benefícios a capacidade de melhorar o funcionamento do aparelho digestivo. Isso porque a fruta é rica em frutooligossacarídeo, que atua como um probiótico, estimulando o crescimento das bactérias amigáveis e de sua atividade no cólon. Além disso, contribui para a produção de enzimas que ajudam na absorção dos nutrientes, o que vai aumentar a capacidade de digestão dos alimentos, além de impedir que bactérias hostis prejudiquem o organismo.

Deixa a pele mais bonita e brilhante: por ter muita vitamina C em sua composição, a banana maçã ajuda a combater o envelhecimento da pele e, ao mesmo tempo, permite manter o brilho natural e jovem da sua pele. Além disso, a vitamina A que está na fruta ajuda a restaurar a umidade perdida, além de reparar a pele danificada e seca.

Além dos benefícios apontados acima, outro ponto muito importante da banana maçã é que seus nutrientes e composição são muito benéficos para os bebês, em especial nos primeiros meses de vida. Gradualmente, a banana maçã para bebês pode ser inserida na dieta dos pequeninos, amassada ou mesmo misturada com aveia. Essa banana não provoca dor de barriga e seus nutrientes podem aportar muitos benefícios ao organismo das crianças.

Receitas com banana maçã

A banana maçã oferece receitas diversas para quem gosta desse tipo de fruta. Há uma infinidade de formas de se fazer doces deliciosos aproveitando este sabor característico que só a banana maçã pode oferecer. Confira dois exemplos abaixo:

Doce de banana maçã

O tradicional doce de banana também pode ser produzido a partir da banana maçã. Esta receita renderá cinco porções e pode ser feita em apenas 20 minutos.

Ingredientes

  • 12 a 15 bananas maçãs médias;
  • 1 litro de água;
  • 500 gramas de açúcar.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes dentro da panela de pressão. Deixe cozinhar os ingredientes, amassando as bananas e misturando-as com a água e o açúcar. Quando estiver mudando de cor você pode mexer um pouco menos, apenas até chegar no ponto devido, que é quando as bananas estão totalmente derretidas e as borbulhas ficam menores. Outra dica é perceber quando o doce desgruda da panela. Esse tipo de receita pode ser feito também com banana da terra.

Sorvete natural de banana maçã

Esta sobremesa é deliciosa e feita de forma totalmente natural e muito prática. Você vai precisar de um processador para conseguir concluir a receita. Mas vale a pena, pois o sorvete natural de banana maçã rende seis porções deliciosas!

Ingredientes

6 bananas maçãs grandes e maduras

Modo de Preparo

Descasque as bananas e leve-as ao processador. Triture até que as bananas tenham se transformado em uma massa uniforme. Coloque o conteúdo em um pote com tampa e leve ao freezer até que fique com a consistência de sorvete – em geral o tempo é de cinco horas. Após esse período, tire o sorvete do freezer e dê uma mexida na massa. Caso necessário, deixe mais algumas horas. Uma dica importante: sempre que for servir o sorvete, dê uma revolvida na massa, para retirar os cristais de gelo que surgem, fazendo com que seja mantida a cremosidade do sorvete.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios da Banana

Benefícios e Propriedades da Banana Nanica ou Banana D´água

Benefícios e Propriedades da Banana da Terra