Benefícios da Banana Nanica ou Banana d’água para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A banana nanica é uma fruta tropical, originária da Ásia, mas que se difundiu muito bem no território brasileiro. Não à toa é um dos alimentos mais produzidos e consumidos no país. E a banana nanica tem muitos benefícios. Muito consumida por atletas devido à sua alta concentração de potássio e a sua capacidade de queimar gordura rapidamente, ela também faz bem em diversos outros aspectos, que veremos mais à frente.

Muitos podem se perguntar se é banana nanica ou caturra, mas pode ser ambas. Este tipo de banana ainda é conhecido como banana d’água. Por outro lado, ela não pode ser chamada de banana nanica ou prata, pois são tipos distintos de bananas.

banana nanica

E apesar de ser chamada de nanica, esta banana é grande e o nome está relacionado ao tamanho de sua bananeira, que é de estatura baixa. Mas, apesar de pequena, a bananeira é a campeã na produção da fruta, podendo cada cacho produzir até 400 bananas e pesar aproximadamente 45 quilos.

As propriedades da banana nanica

A banana nanica é rica em propriedades nutricionais, pois contém muitos nutrientes e substâncias que fazem muito bem à saúde. Por exemplo, a banana nanica possui poucas calorias, ao mesmo tempo que oferece boa quantidade de fibra alimentar e carboidratos que vão alimentar e ainda ajudar no funcionamento do sistema digestivo.

Confira a seguir a tabela nutricional de uma banana nanica média:

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias 67,9 kcal 3,4%
Carboidratos 15,54 g 5,18%
Proteínas 0,84 g 1,12%
Gorduras totais 0,28 g 0,51%
Gorduras saturadas 0 g 0%
Fibra alimentar 1,33 g 5,32%
Sódio 0 mg 0%

Além desses nutrientes, as propriedades da banana nanica oferecem outros elementos que são positivos para o organismo. De fácil digestão, a banana nanica tem todas as suas substâncias absorvidas pelo organismo. Além disso, ela carrega ainda vitamina A e C, que geram bastante energia para o corpo suportar a rotina do dia a dia.

Benefícios da banana nanica

Pela quantidade de nutrientes que reúne, a banana nanica possui benefícios diversos para quem a consome diariamente. Por exemplo, ela é indicada para pessoas que têm diabetes, pois, apesar de ser mais doce e carregar mais açúcar do que as demais, ela possui baixo índice glicêmico, afetando pouco o organismo nesse aspecto. Ela também ajuda a reduzir a pressão arterial.

Especialistas confirmam que a ingestão de banana nanica entre as refeições é positiva para o organismo, pois, além de manter os níveis de açúcar controlados, combate o cansaço e garante a saciedade por um tempo maior, melhorando a sensação de bem-estar da pessoa. Além disso, o ferro presente na fruta estimula a produção de hemoglobinas, contribuindo no combate à anemia.

Ente outros benefícios da banana nanica, temos o triptofanato, uma substância que produz a serotonina, que relaxa o corpo e a mente e faz com que o indivíduo fique bem-humorado. Por isso, a fruta é indicada para quem tem depressão. A fruta também rica em vitaminas do complexo B, que acalmam o sistema nervoso, ou seja, outro ponto positivo para o bem-estar da mente humana. Por tudo isso, a banana nanica não faz mal, apenas se você comer de forma indiscriminada. De resto, ela só tem benefícios para a sua vida!

Doce e bolo de banana nanica

E além de fazer bem à saúde, a banana nanica tem um preço bem barato, tanto que muitas pessoas compram a fruta para comer no dia a dia, seja como sobremesa após o almoço, para enganar o estômago durante o dia ou mesmo para um lanchinho antes de ir para a cama. Mas tem muita gente que faz inúmeros tipos de doces de banana nanica, afinal, há uma variedade de opções que podem ser elaboradas com essa delícia. Aqui apresentaremos duas das mais tradicionais: doce e bolo de banana nanica.

Doce de banana nanica

Esta receita de doce de banana nanica é bem simples e rende até 12 porções, levando 90 minutos para ser finalizada.

Ingredientes

  • 1 kg de banana nanica bem madura;
  • 1/2 kg de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de água;
  • Caldo de 2 limões grandes.

Modo de Preparo

Comece tirando as cascas das bananas. Em seguida, leve as bananas para o fogo em uma panela grande. Acrescente a água e cozinhe até que elas se desmanchem. Depois, acrescente o caldo de limão e o açúcar. Mexa sempre, mas permita que a fruta dê umas “sapecadas” no fogo para o doce incorporar aquela cor arroxeada. Pare de mexer apenas quando o doce ficar sem brilho. Por fim, retire do fogo, bata o doce para que ele fique em ponto de corte e despeje em um refratário polvilhado com açúcar. Aí é só deixar que ele esfrie, cortar e servir!

Bolo de banana nanica

Agora uma receita de bolo de banana nanica, outro prato bastante consumido pelos brasileiros e que fica uma delícia para um café da tarde, por exemplo. Esta receita rende até 10 porções e leva apenas 30 minutos para ficar pronta.

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara de óleo;
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar cristal;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • 4 bananas nanicas grandes;
  • Canela em pó.

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar e bata tudo por cerca de três minutos. Reúne em uma vasilha a farinha de trigo, o fermento e o sal. Em seguida, junte nessa vasilha os ingredientes batidos no liquidificador, misturando sempre até obter uma massa bem homogênea. Jogue as bananas por cima, amasse e mexa tudo. Despeje essa mistura em uma forma untada, polvilhe canela em pó em cima e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar entre 20 a 30 minutos, dependendo do forno. Se estiver pronto, é só esperar esfriar e servir.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Banana da Terra

Benefícios e Propriedades da Banana Maçã

Benefícios e Propriedades da Banana Ouro

Benefícios e Propriedades da Banana Prata