Benefícios da Batata Asterix

Compartilhe as informações sobre este alimento

A batata é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Podemos fazer diversas receitas utilizando esse tubérculo. O que muitos não sabem é que existem variados tipos de batata, e hoje vamos falar um pouco sobre a introdução da batata Asterix no nosso dia a dia.

Quais são as características dessa batata?

A batata Asterix possui uma casca mais escura, na cor rosada. As pessoas costumam utilizar esse tipo de batata para preparar purês muito cremosos e batata frita mais sequinha, tudo isso em razão de seu teor de amido ser alto, tornando-a pouco húmida. É muito utilizada pelas indústrias para a produção das batatas chips.

batata asterix

Quais são os benefícios da batata Asterix?

A casca da batata se difere das demais pela sua coloração, isso significa que possui vários antioxidantes que auxiliam na neutralização dos radicais livres, e até mesmo nos compostos prejudiciais à nossa saúde, podendo reduzir as doenças do coração. Ainda podemos dizer que a batata Asterix é uma ótima fonte de potássio, vitamina B e fósforo.

Quando falamos das propriedades da batata Asterix, o alimento possui um alto teor de glicemia, podendo torná-la pouco indicada às pessoas que fazem dieta com restrições ou até mesmo para os diabéticos. Estamos acostumados a comer em grande quantidade, principalmente quando estão fritas. É necessário o cuidado para não exagerar, pois isso pode acarretar aumento de peso e outros malefícios para a saúde.

Quais são as diferenças da batata Asterix para as outras?

A primeira diferença notável dessa batata é a cor da sua casca (coloração rosada), enquanto as batatas Baroa, inglesa e Baraka possuem casca amareladas. Como já vimos acima, a Asterix não possui muita água, por isso é indicada para frituras e alimentos que requerem cremosidade, enquanto outros tipos de batata possuem mais teor de água.

Quando falamos em valores nutricionais, a batata Asterix cozida possui 154 calorias, sendo 34 gramas de puro carboidrato e menos de 1 grama de gordura, podendo conter até 3,1 gramas de fibras, vitamina C, ferro, entre outros.

Receitas com batata Asterix

Agora que sabemos muitas informações sobre esse alimento, vamos aprender algumas receitas em que a batata Asterix pode ser usada!

Batata Asterix assada com alho e manteiga

Essa é uma receita fácil e muito saborosa, você precisará de poucos e simples ingredientes. Essa receita leva 15 minutos para ficar pronta e serve até 4 pessoas.

Ingredientes

900 gramas de batata Asterix cortadas em forma de canoa

50 gramas de manteiga derretida

3 dentes de alho picados

1 colher de chá de sal

Suco de 1 limão

2 colheres de queijo parmesão fresco ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça seu forno a 180°, coloque as batatas já cortadas em uma assadeira grande, em um recipiente médio misture a manteiga, o alho, o sal e o suco de limão, despeje tudo em cima das batatas e polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos com papel alumínio, após esse tempo remova o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos para que fiquem douradas.

Batata Asterix frita (caseira)

Essa é uma das receitas mais populares entre as pessoas. Fresca e feita em casa fica ainda melhor! Vamos aprender como prepará-las utilizando a batata Asterix.

Ingredientes

1 quilo de batata Asterix

2 litros de água

Sal à gosto

Óleo vegetal

Modo de preparo

Lave bem as batatas, descasque e corte-as em forma de palitos. Ferva as batatas já cortadas em água já com sal. É importante se atentar: quando a água começa a ferver, conte mais 5 minutos e desligue o fogo. Escorra as batatas e lave-as em água corrente até ficarem frias. Coloque os palitinhos em uma forma retangular com um saco plástico esticado, espalhe-as de maneira que fiquem pouco juntas, assim não irão grudar. Deixe no freezer por aproximadamente 24 horas. Após esse período, frite em óleo quente. As batatas ficarão sequinhas e muito saborosas.

Salada de batata Asterix cozida

A salada de batata é um alimento típico do nosso país. Quando utilizamos a batata Asterix, fica ainda mais saborosa! Abaixo, vamos aprender como utilizar a batata cozida em uma deliciosa salada.

Ingredientes

900 gramas de batata Asterix bem lavadas

5 ovos

1 cebola picada

2 xícaras de maionese

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em um recipiente já com sal, por aproximadamente 15 minutos. Escorra a água e leve à geladeira por 1 hora. Cozinhe os ovos e depois deixe descansar por 15 minutos. Descasque e pique os ovos já cozidos. Corte as batatas com a casaca e despeje em um recipiente grande. Adicione os ovos e a cebola, acrescente a maionese e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve à geladeira e sirva quando estiver mais gelada. A salada de batata Asterix, por conter maionese, não dura por muitos dias, devemos nos atentar a isso.

As receitas que vimos são fáceis e rápidas. Quando preparamos esses alimentos em casa, temos mais certeza de que estão sendo bem feitos e cientes da sua procedência. Aliás, ingerimos sem a necessidade de colocar conservantes e corantes. Geralmente encontramos a batata Asterix em feiras e mercados.

Batata Asterix preço

Não é um alimento difícil de ser encontrado, já que é muito usado tanto na indústria quando em nosso lar. Podemos encontrar as batatas Asterix com o valor de aproximadamente R$ 2,98 o quilo, podendo variar de acordo com a sua região. Prefira essa batata quando for cozinhar alimentos mais cremosos, ou até mesmo massas como por exemplo o nhoque caseiro, assim você não precisa adicionar tanta farinha, a própria batata consegue dar a liga na hora do preparo.

Muitos acreditam que a batata é um grande inimigo quando pensamos em seu alto índice de glicemia e carboidratos. É claro que esse é um alimento que devemos nos policiar quanto à sua ingestão. A batata possui muito benefícios, devemos saber usá-los com moderação e consciência.

Outros tipos de batata:

Batata doce

Batata-baroa

Propriedades e Benefícios da batata