Benefícios da Batata Baraka para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Quantas variedades de batata você conhece? Já ouviu falar na batata Baraka? Confira a seguir um pouco sobre este tipo de batata.

Quais são os benefícios da batata Baraka?

Elas possuem muitos minerais, vitaminas C e amido. É um tubérculo fácil de ser preparado e introduzido às dietas alimentares. Muitas vezes são consideradas calóricas, porem possuem nutrientes essenciais que acabam compensando suas calorias. Sempre é importante salientar que devemos consumi-la com muita consciência para que sua ingestão não cause nenhum maleficio à nossa saúde.

batata baraka

As propriedades da batata Baraka são ótimas pois possuem muitas vitaminas. Além da C, podemos encontrar as vitaminas A, B, P e K. Dentre as características da batata Baraka, podemos perceber que ela possui a casca mais escura, ou seja, aparenta estar suja de terra. Não se assuste, pois esse é o seu aspecto natural, portanto, ates de consumi-la, é importante lavá-la e higienizá-la bem, ainda mais se você for utilizá-la com casca. Algumas receitas necessitam da batata ainda com a casca, então é importante lavar bem para que não fique nenhum resquício de sujeira durante sua ingestão. Uma dica é ferver as batatas antes de utilizá-las.

A batata Baraka é ótima para preparar nhoques, fica muito saborosa em sopas e o seu melhor desempenho é na hora de fritar, pois possuem pouco amido e ficam bem sequinhas. Vamos aprender algumas receitas usando a batata Baraka.

Batata Baraka frita

Ingredientes

  • 8 batatas Baraka
  • Óleo de milho ou de girassol para fritar

Modo de preparo

Descasque e corte as batatas em fatias redondas de 1 cm de espessura. Corte cada fatia em rodelas bem finas. Espalhe num pano de prato limpo e seque o máximo que puder. Forre 2 assadeiras com papel-toalha. Encha 1/3 de uma panela grande com óleo. Aqueça em fogo médio. Quando um cubo de pão fritar e escurecer em 1 minuto, o óleo estará no ponto.

Coloque com cuidado uma porção de rodelas de batata. Frite por 4-5 minutos, mexendo para que não grudem umas nas outras, até ficarem macias, mas não douradas. Retire com uma escumadeira e espalhe sobre o papel-toalha numa assadeira. Repita o processo até fritar tudo. Adicione mais óleo à panela, se preciso. Leve de volta ao fogo, até um cubo de pão dourar em 45 segundos. Frite as batatas novamente, algumas por vez, por 2-3 minutos, até ficarem douradas e crocantes. Remova com a escumadeira, passe para a outra assadeira e deixe aquecidas. Assim que estiverem prontas, remova a panela do fogo e coloque-a em algum lugar seguro até que esfrie.

Essa receita pode ser preparada para um lanche da tarde ou servida como petisco.

Sopa com batata Baraka

Ingredientes

  • 2 batatas Baraka
  • 1 cebola
  • 1/2 de alho poro
  • Óleo
  • Azeite de Oliva
  • Água a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pique a cebola, a batata e o alho poro em pedacinhos. Esquente o óleo e ponha a cebola. Faça a mistura, colocando o alho poro e cozinhe até atingir a transparência. Acrescente a batata, adicione água e cozinhe em fogo baixo que ferva. Tire a tempa e deixe a batata cozinhar. Tire do fogo e processe até obter uma textura uniforme. Tempere com sal e pimenta-do-reino a seu gosto e sirva com um pouco de cebolinha e azeite de oliva.

A sopa de batata Baraka pode ser servida em um dia frio, fica muito saborosa.

Nhoque de batata Baraka

Ingredientes

  • 1 kg de batatas Baraka (lembre-se de cozinhar ainda com a casca)
  • 300 g de farinha branca
  • 1 ovo
  • Queijo parmesão
  • Noz-moscada (a gosto)
  • Temperos de sua preferência.

Modo de preparo

Esprema as batatas quentes no espremedor. Não precisa remover a casca, a mesma ficará no próprio espremedor de batatas. Leve para um recipiente e deixe esfriar. Adicione o ovo, 150 gramas de farinha e os temperos que você preferir. Amasse tudo e adicione o restante da farinha para que a massa fique com aspecto consistente. Pegue um pouco de massa e em uma tábua já com farinha, modele alguns rolos mais ou menos com a espessura de um dedo e corte-os em pedaços de aproximadamente 1,5 cm. Coloque os nhoques para cozinhar aos poucos, sempre com bastante água na panela, já com sal e um fio de óleo. Quando as bolinhas começarem a emergir, retire-os da água e os coloque em algum escorredor. Em uma tigela de vidro, coloque nhoque e o molho, salpique o queijo e leve ao forno.

A massa, quando feita em casa, é uma ótima opção, pois não contém conservantes nem corantes que acabam deixando o alimento não saudável. Teste em sua casa alguma dessas receitas e tente introduzir a batata Baraka em sua alimentação.

A batata Baraka não é um alimento difícil de se encontrar, você pode procurar em mercados e feiras livres, mas não se esqueça de escolher as menos machucadas, não se preocupe com a cor da casca, é uma característica da batata Baraka possuir casca aparentemente sujas, com terra ou impurezas.

 

Confira outros tipos de batata:

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Batata-doce

Benefícios e Propriedades da Batata-baroa

Benefícios e Propriedades da Batata Asterix

Benefícios e Propriedades da Batata Ágata

Benefícios e Propriedades da Batata Yacon