Benefícios da Batata Yacon para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Como rotina, comer batata é algo muito presente em nossas refeições. Compramos, muitas vezes, sem saber suas diferenças, propriedades e benefícios. Vamos entender um pouco mais sobre a batata Yacon.

Quais são as características da batata Yacon?

A batata Yacon possui um aspecto muito macio e sabor adocicado, possui uma casca mais escura. Essa batata pode ajudar a reduzir o colesterol e diabetes. Muitas pessoas criam diversas receitas com a batata Yacon, como por exemplo lasanha utilizando a batata como um tipo de massa (base).

batata yacon

Quais são os benefícios da batata Yacon?

É um tubérculo que auxilia na diminuição do colesterol, diabetes e doenças do coração. Estudiosos afirmam que, ao ingerir regularmente a batata, é possível manter controlado os níveis de diabetes tipo 2, isso porque a batata possui um certo carboidrato denominado frutooligossacárico, que tem poder de agir como as fibras em nosso organismo. Introduzindo a batata em nossa alimentação, nosso organismo não consegue quebrar com facilidade os carboidratos presentes, por isso a maneira como os absorve é mais lenta, não precisando gerar altos picos de insulina.

Pelo fato de os carboidratos da Yacon possuírem uma maneira de absorção mais vagarosa, o açúcar que é liberado em nosso sangue vem de maneira mais lenta. Para os diabéticos, isso é ótimo, já que assim existe um equilíbrio das taxas de glicose liberadas em nosso organismo.

Para falarmos das propriedades da batata Yacon, é importante saber que ela é rica em fibras e pode gerar uma sensação de saciedade maior que as demais batatas, assim, se você estiver fazendo uma dieta, introduze-a em sua rotina alimentar, pois ela é saudável e ajuda a manter seu estomago cheio. Você não precisará comer coisas menos saudáveis nos espaços de tempo de suas refeições.

Tratando diabetes com a batata Yacon

Como foi explicado acima, podemos perceber que, tendo a batata Yacon presente na alimentação, vários benefícios aparecerão. Caso você seja diabético, a ingestão dessa batata é essencial para que você controle sua doença. Por possuir um sabor mais adocicado, é uma ótima opção de lanche. Não limite esse alimento apenas ao almoço ou jantar, introduza-a em seus intervalos de lanches. É recomendado ingerir até três batatas por dia.

Falamos muito sobre as propriedades da batata Yacon, agora vamos aprender algumas receitas para preparar essa delícia.

Purê de batata Yacon

Ingredientes

  • 500 gramas de batata Yacon;
  • ¼ xícara de leite desnatado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee;
  • Pitada de noz moscada;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em pedaços menores. Leve para cozinhar numa panela com água e sal. Se preferir cozinhe no forno até ficar macia. Amasse as batatas escorridas e incorpore o leite e manteiga. Tempere com sal e noz moscada e sirva o purê cremoso como acompanhamento.

Essa é uma receita muito prática e pode ser servida com uma proteína ou salada.

Chips de batata Yacon

Ingredientes

  • 2 batatas Yacon médias;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1/2 colher de chá de alho em pó;
  • 2 colheres de chá de semente de gergelim;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Misture o azeite, o sal, a pimenta e o alho e reserve.  Lave bem as batatas com a casca. Fatie em rodelas finas e adicione azeite. Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque as rodelas na assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC. Asse de por 30 minutos virando as batatas a cada 10 minutos, para dourar por igual. Quando estiver crocante adicione sementes de gergelim e sirva.

As batatas chips são uma tentação, utilizando a batata Yacon nessa receita você pode comer sem muito pesar na consciência.

Muitas pessoas que estão realizando uma dieta Low Carb usam a batata Yacon para emagrecer, pois a mesma possui metade das calorias contidas na batata inglesa, vamos aprender uma receita para essa opção.

Pão de batata Yacon light

Ingredientes

  • 150 gramas de batata Yacon ralada;
  • 2 xícaras de chá de polvilho azedo;
  • 75 gramas de cottage;
  • 2 ovos inteiros;
  • 1 colher de chá de sal marinho;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 75ml de água morna.

Modo de preparo

Rale a batata Yacon. Retire o excesso de água e misture com os demais ingredientes. Incorpore o fermento e misture novamente. Faça bolinhas pequenas dessa massa e coloque em assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos.

Onde encontrar a batata Yacon

A batata Yacon pode ser encontrada em feiras e mercados, não é um alimento difícil de ser encontrado. Apenas reforce seu nome, muitas pessoas podem confundir por existir diversos tipos de batatas. O valor médio dessa batata é de R$ 14,90 o quilo. Ao escolher, prefira as menos machucadas e, para conservar a batata Yacon, você pode mantê-las na geladeira por até 2 meses.

Plantar batata Yacon

Muitas pessoas estão preferindo plantar alguns de seus alimentos e possuir sua própria horta dentro de casa, assim saberão a procedência do que estão ingerindo. Você já pensou em plantar? Vamos aprender a plantar a batata Yacon!

É necessário preparar o solo com adubo verde, então lembre-se: optar por um solo mais leve facilita muito a colheita da batata. Prefira plantar em regiões com climas mais amenos, pois a batata Yacon se adapta a qualquer condição climática, mas é recomendado plantar entre 10° a 30°. Plante durante a primavera, mantenha uma distância de 50 a 80 centímetros entre as plantas. Mantenha o solo sempre úmido, regue-o no mínimo uma vez por semana, mas tome cuidado para não o encharcar.

Para colher sua batata, atente-se: quando a planta estiver com a parte de cima mais seca, é hora de colher. Caso o solo não esteja úmido, regue antes de colher para não danificar a casca.

Essas foram algumas dicas sobre esse tubérculo tão importante em nossa alimentação. Introduza a batata Yacon em suas refeições, mas lembre-se que tudo que é demais faz mal, comece aos poucos e tente comer ao menos duas por dia, isso fará muito bem ao seu corpo. Plante em sua casa, tenha por perto sua horta e coma sempre uma batata fresquinha.

 

Confira outros tipos de batata:

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Batata-doce

Benefícios e Propriedades da Batata-baroa

Benefícios e Propriedades da Batata Asterix

Benefícios e Propriedades da Batata Ágata

Benefícios e Propriedades da Batata Baraka