Benefícios da Beringela para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A beringela (Solanum melongena) tem origem na Índia, onde é cultivada há cerca de 4000 anos como planta ornamental. Ela é da mesma família a qual pertence a batata, o tomate e o pimentão. A berinjela pode ser encontrada em tamanhos diferentes e nas cores violeta, verde e branca. Ela consiste em fruto carnudo e pode ser encontrada tanto no formato arredondado quanto alongado.

Esse vegetal tem como características uma textura macia e um sabor suavemente amargo. Possui uma polpa branca e sementes suaves, que não precisam ser removidas para a preparação dos pratos. As flores são hermafroditas recobertas por uma pelugem, de tonalidade violáceas e, às vezes, apresentam uma pequena mancha de cor amarela.

benefícios da beringela

É comum haver dúvida sobre a forma correta de escrever: beringela ou berinjela, com g ou j. Ambas as formas são corretas. Apesar de “beringela” com G ser preferível, “berinjela” com J não está errado.

Entre as propriedades da beringela está a presença de carboidratos, fibras, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitamina C e vitamina K. Ela apresenta um baixo teor de sódio por porção, o que é ótimo para evitar a hipertensão arterial, doenças renais, cardíacas e circulatórias. Confira os benefícios dos componentes presentes na berinjela:

  • Magnésio: age nas reações enzimáticas e participa da construção dos dentes e ossos.
  • Zinco: faz parte do desenvolvimento do sistema imunológico e também do crescimento, além de ter relação com a reprodução.
  • Potássio: tem papel importante na síntese de glicogênio e metabolismo, além de participar da contração muscular.
  • Cálcio:contribui para transmitir impulsos nervosos, atua na contração dos músculos e formação dos ossos e dentes.
  • VitaminaB1: tem uma função importante no metabolismo das gorduras e dos carboidratos.
  • Vitamina B2:age em inúmeros processos metabólicos no organismo, além de participar da transformação das proteínas, gorduras e carboidratos.
  • Vitamina C:ajuda na absorção do ferro pelo organismo, previne contra a ação dos radicais livres e participa da fabricação dos neurotransmissores.

beringela propriedades

Ao comprar a berinjela, é preciso escolher as mais pesadas e firmes. A pele deve apresentar um aspecto brilhante e liso e a cor deve ser bem vívida. Se ela apresentar partes descoloridas, hematomas ou cicatrizes, indica que está em processo de deterioração. Ela não deve ser cortada antes de ser armazenada da geladeira, pois isso fará com que a oxidação ocorra de forma mais rápida.

Benefícios da berinjela

A berinjela é um alimento rico em fibras, o que ajuda na digestão e na limpeza do trato intestinal. Ela também contribui para a prevenção de diversas doenças, como o reumatismo, artrite e também contribui para o emagrecimento.

1.Ajuda a perder peso

A berinjela é um alimento com baixo teor calórico, já que o consumo de 100 g apresenta, em média, cerca de 30 calorias. Isso porque ela contém a maior parte de sua constituição feita por água.

A presença de nutrientes que contribuem para a liberação das toxinas do organismo faz com que os resíduos do trato digestivo sejam eliminados com maior facilidade. A hidratação do trato intestinal ajuda na eliminação das fezes, o que evita o inchaço abdominal e a retenção de líquidos.

As fibras presentes na berinjela ajudam a manter a sensação de saciedade por um período de tempo maior, o que faz com que a vontade de comer seja reduzida. Isso, consequentemente, irá contribuir para a perda de peso.

A farinha de berinjela é usada para ajudar no processo de emagrecimento, ajudando a reduzir a gordura corporal, além de contribuir para o desejo compulsivo por doces e a melhorar funcionamento do intestino. O ideal é consumir entre uma a quatro colheres de sopa dessa farinha diariamente.

2.Previne contra o câncer

A berinjela contém uma quantidade elevada de fibras, que contribuem para reduzir as chances de desenvolver o câncer de cólon. Ela também possui um componente chamado tripsina, que é responsável por evitar o metabolismo de células cancerígenas. Outro fator benéfico da berinjela contra o câncer são os fitonutrinetes, conhecidos por glicosídeo e fitoquímico, que são antioxidantes que restringem os danos causados pelos radicais livres

3.Cuida da saúde do cérebro

A berinjela contém antioxidantes e fitonutrientes que protegem as células cerebrais contra a ação dos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis por danificar as células devido à oxidação. Esse vegetal também possui uma quantidade generosa de vitaminas do complexo B em sua composição, o que auxilia na manutenção do sistema nervosos, regulando a fadiga mental. Além disso, ela possui um componente conhecido como nasunin, que protege os lipídeos da membrana celular.

Ela também contém antocianina, o pigmento que confere a cor à berinjela, que provoca a inibição da neuroinflamação, facilitando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso ajuda a cuidar da memória e evita transtornos mentais ocasionados pela idade avançada.

4.Protege o coração

A presença da lovastatina ajuda a manter as paredes das artérias mais flexíveis, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Por ser um alimento livre de colesterol e gorduras saturadas, evita doenças relacionadas ao coração. A presença da vitamina K evita a formação de coágulos sanguíneos.

5.Ajuda a tratar a diabetes

O consumo da berinjela pode contribuir para o tratamento da diabetes tipo 2 pois, além de conter fibras, apresenta uma baixa quantidade de carboidratos. Ela também possui fenóis, que regulam os níveis de glicose no sangue.

beringela

6.Deixa a pele mais saudável

Esse vegetal ajuda a manter a saúde da pele, pois é rico em vitamina C, que mantém a pele mais macia. Além disso, contém antioxidantes, que protegem contra os radicais livres, que são os causadores do envelhecimento precoce e das rugas.

7.Contribui para uma gravidez saudável

A ingestão da berinjela durante a gravidez ajuda no desenvolvimento do bebê, pois proporciona nutrientes que são essenciais para ele. Isso porque ela contém uma boa quantidade de vitamina E, o que contribui para a formação das células vermelhas no sangue e músculos do feto. Além disso, oferece uma pequena quantidade de ferro e ácido fólico, o que reduz os riscos de uma má formação congênita.

Malefícios da berinjela

Apesar dos benefícios da berinjela para a saúde do corpo, ela contém uma quantidade de oxalatos, que consiste em um tipo de ácido orgânico. Esse componente, quando se concentra no organismo, pode se cristalizar e ser o responsável pelo surgimento de cálculos renais.

Apesar de isso não ser devidamente comprovado pela ciência, o ideal é que as pessoas que possuem problemas renais ou então de vesícula evitem consumir esse alimento de forma excessiva. O consumo em excesso também pode provocar diarreia, enxaqueca e desconforto estomacal.

beringela benefícios

Beringela receitas

Ela consiste em um alimento muito versátil, compondo os mais variados tipos de pratos e, por conta disso, é muito usada na culinária no mundo todo. Com a berinjela, refeições podem ser preparadas cozidas, assadas, fritas e de outras maneiras, exceto crua. Confira a seguir, receitas com berinjela muito gostosas.

Berinjela: como fazer suco para emagrecer

Os benefícios da beringela com limão para o emagrecimento são amplamente conhecidos. O motivo pelo qual essa receita contribui para a perda de peso é porque promove a saciedade, causada pelas fibras solúveis. Também contém uma pequena quantidade de calorias, evita que o organismo absorva gordura e contribui para reduzir os níveis de colesterol e triglicérides.

A água de berinjela possui ação antioxidante e depurativa. Além disso, não contém gorduras, fator importante para uma dieta saudável. Tomar a água de berinjela durante uma semana ajuda a eliminar as toxinas do organismo, reduz o colesterol ruim e oferece uma quantidade significativa de ferro e magnésio para o organismo.

Ingredientes

  • 1 berinjela pequena com casca
  • Suco de 1 limão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Corte a berinjela em rodelas e coloque numa jarra junto com a água e o suco de limão.
  2. Mantenha a mistura na geladeira da noite para o dia e consuma no decorrer do dia seguinte.

Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é um prato saboroso e de fácil preparação.

Ingredientes

  • 3 berinjelas
  • 200 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 200 g de queijo minas fresco (em fatias finas)
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 1 sachê de molho pronto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Fatie as berinjelas no sentido do comprimento. Cozinhe por 3 minutos na água, acrescentando o sal. Deixe reservado.
  2. Em uma panela, refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a carne moída, tempere com a pimenta e o sal. Cozinhe até a carne ficar pronta.
  3. Adicione o molho e 1/2 xícara de água. Deixe ferver m fogo baixo por cerca de 40 minutos.
  4. Em um refratário, faça a montagem da lasanha, intercalado camadas de berinjela, carne ao molho e as fatias de queijo.
  5. Finalize polvilhando o queijo ralado e coloque a berinjela no forno até que o queijo derreta.

Beringela frita

Para fazer a berinjela, receitas fáceis são comuns de encontrar. Preparar a berinjela frita é uma deliciosa opção. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1 clara de ovo
  • 3/4 xícara de fubá
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a berinjela em rodelas, temperando com o sal e a pimenta.
  2. Para empanar, passe as rodelas na clara de ovo e, em seguida, no fubá.
  3. Frite no óleo quente e sirva a seguir.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Coentro