10 importantes benefícios da Beterraba para a saúde – Veja suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

A beterraba (Beta L.) é uma raiz que tem origem em uma espécie selvagem chamada beterraba-do-mar, encontrada na região norte da África, sul da Ásia e região litorânea da Europa. O consumo das folhas e da raiz primária apresentam uma quantidade elevada de nutrientes benéficos à saúde.  As cores mais comuns são as que possuem raiz vermelha ou então vermelha-arroxeada, mas também há as de cor branca, amarela e laranja.

beterrabaAs beterrabas de cor vermelha possuem uma substância chamada betanina, que é usada como um corante para alimentos, como sorvete e molhos de tomate (nos produtos industrializados, é identificada como E162).

Ela possui um sabor levemente adocicado e pode ser consumida de diversas maneiras: cozida, assada, grelhada, como conserva de beterraba e até mesmo crua, no preparo de molhos, saladas ou sopas. Os benefícios da beterraba crua são maiores do que quando prepara da outra maneira.

O cultivo da beterraba-açucareira é feito para a produção de álcool e também da sacarose, o açúcar comum. Esse açúcar de beterraba fica armazenado na raiz primária, sendo produzido pelas folhas.  Já a beterraba-forrageira é cultivada, em geral, para o consumo do gado. Apesar disso, também pode ser ingerida pelos humanos, principalmente quando é colhida jovem.

Sobre a questão se a beterraba engorda, esse vegetal contém um baixo teor calórico, sendo que uma porção de 100 g apresenta por volta de 40 calorias. Entre as propriedades da beterraba podemos encontrar o ferro, potássio, magnésio e sódio, além de ser uma ótima fonte de fibras.

Quais os benefícios de consumir suco de beterraba?

Se você tem hipertensão, A AHA – Associação Americana do Coração — recomenda consumir 250 mililitros de sopa ou suco deste alimento diariamente. Se você é atleta,  a ingestão de 250 mililitros de suco antes da atividade física, com antecedência de meia hora antes, pode elevar a força da contração dos músculos, assim como o consumo do oxigênio, de acordo com pesquisas sobre o assunto. Mas o fundamental mesmo é ingerir alimentos de modo equilibrado, incluindo em sua dieta, além da bebida a base de beterraba, outros vegetais que também são considerados benéficos, como a rúcula, o espinafre e a alface.

Você pode encontrar uma receita de suco de beterraba abaixo, neste artigo.

Benefícios da beterraba

Os componentes benéficos da beterraba são a betaína, que ajuda a manter o coração saudável e é responsável pela tonalidade avermelhada do vegetal, e os carotenoides, que traz os benefícios da beterraba para os cabelos. Veja outras vantagens do consumo desse vegetal.benefícios da beterraba

1.Ajuda a melhorar a função cerebral – A beterraba contém antioxidantes que ajudam a combater o Alzheimer e, além disso, possui componentes que ajudam a aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. Para usufruir dos benefícios da beterraba para o cérebro, especialistas recomendam o consumo de meio copo de beterraba suco regularmente para manter a memória mais forte.

2.Contribui para a prevenção do câncer – Por ser um alimento que possui uma combinação de moléculas antioxidantes e também anti-inflamatórias, que são exclusivas dessa verdura, contribui para a redução dos riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, entre eles o de mama, próstata, pulmão, estômago, cólon e de testículos.

Entre esses componentes está a betacianina, que é responsável por fornecer a pigmentação avermelhada da beterraba. De acordo com estudo realizados, esse composto ajuda a reduzir tumores. Há também a betanina, que contribui para a prevenção e tratamento dos tumores de pele e de fígado.

3.Regula a pressão arterial – A ingestão regular da beterraba por pessoas que possuem alta pressão arterial é muito benéfica, pois ela contém nitrato em alta quantidade. O nitrato é convertido em nitritos e também no gás óxido nítrico (ON). Esses componentes colaboram para expandir as artérias, o que faz com que a pressão artéria acabe ficando mais baixa.

A molécula do Óxido Nítrico (ON) pode ser encontrada nas células do corpo humano. O ON é sintetizado por nosso organismo por meio de oxidação da L-arginina, um aminoácido. O corpo humano tem a capacidade de produzir por conta própria o Óxido Nítrico, desde que não haja falta nutricional de aminoácidos.
A ingestão de suco de beterraba também eleva os níveis de Óxido Nítrico. Ao consumirmos o suco, o nitrato é absorvido pela mucosa da boca e, então, pelo nosso estômago. A partir disso, o nitrato é conduzido até os músculos, e é guardado sob a forma do nitrito.

4.Aumenta a resistência na prática de atividades físicas – A beterraba torna o consumo de oxigênio dos músculos reduzido, o que faz com que o corpo precise de uma quantidade menor de oxigênio durante os exercícios. Por esse motivo, a energia e a resistência serão maiores e a sensação de cansaço será reduzida, o que aumenta o desempenho das atividades físicas. Para que isso seja possível, é necessário ingerir a beterraba em forma de suco ou então cozida antes de realizar uma atividade física.

5.Mantém a pele saudável – A beterraba é um vegetal rico em antioxidantes, o que evita a proliferação de radicais livres no organismo. Por agir como um desintoxicante natural, faz com que o sangue seja purificado e isso deixa a pele fique mais brilhante e com aparência saudável.

Ao tomar o suco de beterraba, age contra o aparecimento de espinhas e furúnculos, além de também provocar a redução da inflamação na pele. O licopeno também é uma substância encontrada na beterraba, que atua protegendo contra os raios solares e mantendo a elasticidade, prevenindo assim o envelhecimento precoce.

propriedades da beterraba

6.Melhora a saúde sexual – A beterraba possui um efeito que se assemelha ao do viagra, pois o seu consumo provoca a expansão dos vasos sanguíneos. Isso provoca um aumento do fluxo sanguíneo também nos órgãos genitais. O que causa esse tipo de efeito é a presença do nitrato, que faz com que o transporte de oxigênio pelo corpo seja melhorado. Outro componente que contribui nesse sentido é o boro, que é fundamental para que o hormônio sexual seja produzido.

7.Ajuda a proteger o coração – A beterraba contém flavonoides e carotenoides, dois antioxidantes poderosos que fazem com que o colesterol ruim (LDL) seja reduzido e o bom colesterol (HDL) seja aumentado no organismo. As fibras também ajudam a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos, além de prevenir a formação de placas nas artérias.

Esse vegetal também é rico em nitratos, que ajudam a aumentar a produção de óxido nítrico no sangue, alargando os vasos sanguíneos e contribuindo para manter o coração mais saudável.

8.Cuida da saúde do fígado – A presença de metionina e betaína na beterraba ajuda a manter o bom funcionamento do fígado. Além disso, ela também possui betacianina, composto que contribui para o processo de desintoxicação do sangue e também do fígado.

9.Ajuda a controlar a diabetes – A beterraba apresenta uma quantidade elevada de fibras que favorecem o controle do nível de açúcar no sangue. Apesar de ter um alto índice glicêmico, ela apresenta uma baixa taxa de conversão de glucose.

10.Ajuda a reduzir a anemia – A anemia é provocada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue e pode causar fadiga e tontura. Por esse motivo, o consumo de suco feito com a beterraba ajuda a reduzir e também prevenir a anemia, pois contém uma quantidade de ferro que aumenta o nível de hemoglobina no sangue. Além disso, ela ajuda a manter a circulação de oxigênio, contribuindo para evitar a insônia.

Como plantar beterraba

O plantio da beterraba é feito através dos glomérulos de frutos, que possuem sementes no interior. A semeadura é feita em uma profundidade de cerca de 1cm no solo, preferencialmente no local definitivo. Porém, também é possível plantar em recipientes e transportar quando atingir cerca de 5 cm de altura. É preciso ter o cuidado para que as raízes não acabem sendo danificadas no manuseio.

A distância recomendada para o plantio deve ser de 5 a 10 cm entre as plantas. E as linhas de plantio deve ser de cerca de 30 cm. Quando a muda atinge em média 10 cm de altura, é necessário remover o excesso de plantas. O  beterraba benefícios  tempo para a germinação é de mais ou menos 3 semanas, o que pode variar de acordo com as condições ambientais.

As raízes não devem ficar expostas, pois correm o risco de ficarem endurecidas. Para evitar que isso aconteça. É fundamental cobrir as raízes com palha ou terra.

A colheita da beterraba olerácea tem início entre 60 a 90 dias após ser feito a semeadura. Não é recomendado que a colheita seja adiada, isso porque as raízes podem se tornar fibrosas. Já a colheita da beterraba-açucareira acontece entre 4 a 6 meses depois do plantio.

Beterraba receitas

Que tal preparar um suco e pão de beterraba? Como fazer será mostrado a seguir.

Suco de beterraba

Ingredientes

  • 1/2 beterraba
  • 4 laranjas

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a beterraba em pequenos pedaços.
  2. Coloque a beterraba no liquidificador e bata junto com o suco extraído das laranjas espremidas. Bata até se formar uma mistura bem homogênea, por cerca de 3 minutos.
  3. Coe e acrescente cubos de gelo se desejar. Não é preciso adoçar.

Pão de beterraba

  • 2 beterrabas médias
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 250ml de óleo de soja
  • 500 ml de água morna
  • 1 cebola média
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de orégano
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo

  1. Para começar, cozinhe e descasque as beterrabas. Se tiver dúvidas de como cozinhar beterraba, lave e coloque na panela de pressão com água suficiente para cobri-la. Deixe por cerca de 20 a 30 minutos.
  2. Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, o fermento o orégano e o sal.
  3. Coloque no liquidificador a água, a cebola, o óleo e as beterrabas. Bata até formar uma misture homogênea.
  4. Em seguida, misture os ingredientes batidos no liquidificador com os ingredientes da tigela.
  5. Amasse bem e deixe que a massa descanse por cerca de 40 minutos.
  6. Forme bolinhas e coloque-as em uma assadeira enfarinhada até que o tamanho dobre.
  7. Depois disso, leve para o forno a 180 graus por 30 a 35 minutos.

Beterraba tabela nutricional

Nutriente Quantidade VD%
Valor energético 32.2 kcal= 135 2%
Carboidratos 7,2g 2%
Proteínas 1,3g 2%
Fibras alimentares 1,9g 8%
Cálcio 15,3mg 2%
Vitamina C 1,2mg 3%
Fósforo 30,1mg 4%
Manganês 0,2mg 9%
Magnésio 16,5mg 6%
Lipídios 0,1g
Ferro 0,2mg 1%
Potássio 245,5 mg
Cobre 0,0 ug 0%
Zinco 0,4mg 6%
Tiamina B1 0,1mg 7%
Sódio 22,8mg 1%

Fonte: http://www.tabelanutricional.com.br/beterraba-cozida