Benefícios da Canela para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A canela é uma especiaria de origem asiática, mais precisamente do Sri Lanka. Ela é muito utilizada na cozinha como um condimento e aromatizante, em virtude do seu aroma perfumado e do sabor doce e quente. Usada especialmente em receitas de sobremesas, a canela está presente em bolos, tortas de maçã e doce picantes. Contudo, ela também é muito usada como condimento para a preparação de bebidas, como chás, cafés, licores e cacau quente.

No México, principal importador de canela, a especiaria é muito utilizada no preparo de chocolates. Na culinária persa, a canela é usada em pó para reforçar o sabor de alguns pratos, como sopas grossas e doces. No Oriente Médio, ela é mais usada em pratos salgados de cordeiro ou de frango, enquanto que nos Estados Unidos, a canela é utilizada junto ao açúcar para dar sabor aos pratos feitos à base de cereais e pães. Já na cozinha turca, ela é usada para preparar tanto pratos doces quanto salgados. Além de conferir sabor aos alimentos, a canela também auxilia na conversação deles, em virtude da sua ação antimicrobiana.

benefícios da canela

Quais são os nutrientes presentes na canela?

A canela possui diversos nutrientes na sua composição, entre eles estão o cromo, que é responsável pela melhora da sensibilidade à insulina e ao controle glicêmico. Ele beneficia pessoas que possuem diabetes. Outro nutriente presente na especiaria é o polifenol MHCP. Ele age melhorando a ação da insulina nas células, o que, consequentemente, contribui para a regularização dos níveis de glicose no sangue.

Rica em compostos fenólicos, a canela possui atividade antioxidante, isto é, age neutralizando os radicais livres e, consequentemente, previne o envelhecimento precoce, assim como doenças degenerativas e tumores. Em virtude da presença de cariofileno, a especiaria também possui ação anti-inflamatória, sendo muito indicada para pessoas que sofrem com problemas inflamatórios, como a obesidade.

Quais são os principais benefícios da canela?

Em virtude da presença de vários nutrientes, a canela oferece uma série de benefícios a quem a consome. Ela ajuda na prevenção e no combate do diabetes e auxilia no emagrecimento. Além disso, o alimento ajuda a reduzir o colesterol total e ruim e os níveis de triglicerídeos, assim como também tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Conheça os seis principais benefícios da canela:

  1. Prevenção e controle do diabetes

De acordo com um estudo divulgado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, dos Estados Unidos, a canela pode contribuir para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura. Isso significa que ela auxilia na prevenção do diabetes do tipo 2, assim como de doenças cardiovasculares. Além do mais, como já citamos, a canela possui entre os seus nutrientes o cromo, que é responsável por aumentar a sensibilidade à insulina. Com isso, existe uma chance maior de quem a consome criar uma resistência ao hormônio e, consequentemente, à doença.

O cromo também age na melhora do controle glicêmico, o que ajuda a evitar picos de glicemia no organismo. Dessa forma, o pâncreas produz menos insulina, o que impede que os órgãos fiquem resistente ao hormônio, sem que seja necessário mais da substância para o organismo realizar a absorção da mesma quantidade de açúcar.

A canela também possui na sua composição o polifenol MCHP, que age na melhora da ação da insulina nas células. Dessa forma, ela contribui para reduzir os níveis de glicose no sangue. Com isso, é possível afirmar que a canela é uma ótima aliada para o controle do diabetes do tipo 2.

Canela

  1. Controle do colesterol

Segundo um estudo divulgado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, a canela apresenta benefícios que contribuem para a redução dos colesterol total e ruim. Os pesquisadores chegaram à conclusão depois de observar o consumo de canela por 60 pessoas durante 40 dias. Ao utilizar a canela no dia a dia, a especiaria contribuiu para a diminuição do colesterol total entre 12 e 26%. Com relação ao colesterol ruim, também conhecido como LDL, a diminuição variou de 7 a 27%. Acredita-se que isso ocorre em virtude das ações anti-inflamatórias e antioxidante da especiaria.

  1. Controle dos triglicerídeos

A mesma pesquisa divulgada pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, também notou que houve uma diminuição nos níveis de triglicerídeos das pessoas, uma redução que variou de 23 a 30%. Os níveis altos de triglicerídeos podem levar ao desenvolvimento da diabetes e de doenças coronarianas.

  1. Combate a resfriados

A canela possui um efeito imunomodulador, isso significa que ela contribui para a melhora da resposta dos organismo contra os vírus que são causadores de resfriados e gripes. Sendo assim, é possível afirmar que a especiaria age estimulando o sistema imunológico e, consequentemente, seu consumo é indicado para pessoas resfriadas.

  1. Auxilio no emagrecimento

A especiaria é considerada um alimento termogênico, isto é, ela pode aumentar o gasto calórico do nosso organismo durante o processo metabólico e da digestão. Por isso, podemos afirmar que ela colabora no emagrecimento. Além do mais, a caneca possui ação anti-inflamatória, o que significa que o seu consumo é indicado para pessoas que sejam obesas, já que considera-se que elas têm um quadro de inflamação crônica.

  1. Ação antioxidante

Os compostos fenólicos presentes na canela possuem ação antioxidante, isto é, agem neutralizando os radicais livres. Os benefícios estão na prevenção do envelhecimento precoce, assim como de tumores e doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Como consumir a canela?

Não existem diferenças nutricionais entre o consumo da canela em pau ou em pó. A especiaria pode ser consumida com frutas, legumes e carnes, assim como pode ser colocada em sucos e chás. Ela também pode ser usada para a preparação de doces, como mingau de aveia, cural de milho e arroz doce. Confira combinações possíveis com a especiaria:

  • Canela e gengibre

A combinação é poderosa para quem está se resfriando ou deseja prevenir o surgimento do problema, pois a canela age estimulando o sistema imunológico enquanto que o gengibre tem ação anti-inflamatória, que auxilia no tratamento da tosse e de infecções no trato respiratório. A combinação dos alimentos também ajuda a potencializar o gasto energético do organismo, pois os dois são termogênicos.

  • Canela e arroz doce

De acordo com uma pesquisa divulgada no The American Journal of Clinical Nutrition, dos Estados Unidos, o consumo de arroz doce com canela ajuda a reduzir os níveis de insulina depois das refeições e o aumento do hormônio GLP-1, que age estimulando a secreção de insulina.

Receitas com canela

A canela pode ser usada na preparação de diferentes receitas. Confira abaixo uma receita de bolo de maçã com canela e de dois chás.

  • Bolo de maçã com canela

Para preparar o bolo, será necessário duas xícaras de açúcar, uma xícara de óleo (de preferência para canola ou milho), quatro ovos inteiros, duas xícaras de farinha de trigo, três maçãs sem casca e picadas, uma colher de sopa de fermento para bolo, uma colher de café de canela em pó, uvas passas a gosto e açúcar e canela para untar.

canela em pó

Primeiro, bata no liquidificador o açúcar junto com o óleo e os ovos. Em seguida, coloque a mistura em uma tigela e despeje a farinha, misturando até a massa ficar com uma consistência uniforme. Adicione o fermento, a canela, as uvas passas e as maçãs picadas na mistura e leve ao forno para assar. O indicado é utilizar uma forma de buraco no meio, untada com açúcar e canela anteriormente. Deixe assando em fogo baixo por cerca de 1 hora e 30 minutos.

  • Chá de canela

Para preparar o chá de canela é preciso de um litro de água e quatro paus de canela. O primeiro passo é colocar os dois ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Depois, descartar os paus de canela e aproveitar somente a água. O chá pode ser consumido quente ou frio para acompanhar as refeições. Para variar um pouco o sabor, é possível acrescentar 1 cm de raiz de gengibre.

  • Chá de banana e canela

O chá de banana e canela é um grande aliando para quem busca uma noite de sono profunda, pois ele facilita a digestão. O indicado é ingerir o chá uma hora antes de dormir. Para prepara-lo será necessário uma banana, metade uma colher de canela (cerca de 5 a 10g) e um litro de água.

O primeiro passo para preparar o chá é levar a água ao fogo para ferver. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Lave bem a banana para retirar o máximo possível os agrotóxicos usados, mas não descasque, apenas corte suas extremidades. Em seguida, coloque a fruta na água fervente e deixa por cerca de 20 minutos. Após, desligue o fogo, coe a mistura e acrescente a quantidade que desejar de canela.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Gengibre

Benefícios e Propriedades da Uva Passa

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Mel

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Coentro