Benefícios da Cebola para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A cebola (Allium cepa) é um alimento muito usado e apreciado pelos brasileiros. Como combina com diversos pratos, é constantemente adicionada a temperos, dando um sabor e aroma que potencializa qualquer receita.

Cebola origem

A origem da cebola vem da Ásia Central, onde se propagou até a Europa. No Brasil, a cebola foi trazida pelos portugueses na época da colonização.

Além do sabor, os benefícios da cebola para a saúde são diversos, já que possui muitos nutrientes essenciais para o organismo. Ótima na prevenção e combate à hipertensão e doenças cardiovasculares, a cebola tem propriedades antioxidantes e fortalece o sistema imunológico.

cebola

Rica em minerais como cálcio, potássio e magnésio, as cebolas também são uma ótima fonte de fibra, vitamina C e quercetina, um poderoso flavonoide responsável por diversas funções no organismo, entre elas, combate gripes, resfriados, alergias respiratórias como asma e bronquite.

Existem vários tipos de cebolas, como a cebola roxa, pera, pérola e chalotas. Saber escolher a ideal pode fazer diferença na receita. As cebolas podem ser consumidas cruas na salada, em conserva, como tempero em diversas receitas, cebola empanada e servida como aperitivo.

Cebola: benefícios e malefícios

A cebola, além de versátil, podendo ser consumida de várias formas e usada em diversos pratos da culinária, também é fonte de diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. As propriedades da cebola são justificáveis pela presença de minerais como cálcio, enxofre, potássio e magnésio, e grandes quantidades de vitamina C, vitamina A, B1, B2, K, P. Quando possível, deve-se dar preferência para consumi-la crua a fim de evitar a perda de nutrientes e antioxidantes.

A quercetina é um flavonóide encontrado em abundância na cebola que, além da sua ação no sistema respiratório, combatendo gripes e auxiliando no tratamento da asma, também é benéfica para a circulação, ajudando a prevenir a trombose e o envelhecimento das artérias e das veias e diminuindo o colesterol. Dentre os benefícios da cebola branca e todos os outros tipos podemos citar:

1.Melhora o sistema cardiovascular

A cebola contém grande quantidade de queracitina, importante flavonóide que desempenha diversas funções no organismo humano, inclusive a melhora da circulação sanguínea. Juntamente com os alil sulfitos existentes nas cebolas, diminuem a tendência para a formação de coágulos de sangue, prevenindo a trombose e o envelhecimento das artérias. Ajuda a reduzir, também, os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

2.Antianêmica

A cebola é legume que contém fósforo, ferro e vitamina E que atuam na produção de glóbulos vermelhos, ajudando a prevenir a anemia.

3.Ajuda a combater gripes e resfriados

A cebola é rica em vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico e ajudam o organismo a combater o vírus da gripe. O enxofre presente na cebola tem a capacidade de aliviar os sintomas dos resfriados. Além disso, contém quercetina, flavonóide que auxilia no combate a diversas doenças do sistema respiratório, incluindo gripe, tosse, asma e alergias.

4.Ajuda a controlar a hipertensão

A cebola contém potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

5.Propriedades diuréticas

O potássio ajuda a evitar a retenção de líquidos, sendo benéfica para os rins.

6.Benéfica para o sistema nervoso

A cebola possui vitamina B, potássio e magnésio, elementos necessários para a transmissão e geração do impulso nervoso.

7.Emagrecer e controlar o peso

Os benefícios da cebola para emagrecer se dão pelo baixo valor calórico e alto teor em fibra. Essas propriedades são ideais para se incluir numa dieta de emagrecimento. As fibras melhoram o trânsito intestinal, ajudam a eliminar as toxinas, diminuem a absorção de gordura e promovem a saciedade.

8.Benéfica para mulheres grávidas

A cebola tem alto teor de folatos, imprescindível para o correto desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.

9.Poder antioxidante

A cebola tem antioxidantes, tais como as vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, como a quercetina e a antocianina. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, diminuem os níveis de inflamação, previne o envelhecimento precoce e têm efeito protetor contra alguns tipos de câncer.

Os benefícios da cebola roxa se dão pela maior quantidade de antocianina e consequentemente maior poder antioxidante da cebola roxa em comparação aos outros tipos.

cebola roxa

10.Melhora a asma e outras doenças respiratórias

A quercetina é um bom antiasmático e anti-inflamatório que ajuda a combater doenças respiratórias como asma, tosse e alergias.

11.Benéfica para os ossos

Estudos demonstraram que o consumo frequente da cebola pode ajudar a aumentar a densidade óssea. Essa propriedade é benéfica especialmente para mulheres na menopausa, quando a densidade óssea começa a diminuir.

12.Auxilia no sono e bom humor

O folato tem ação indireta no sono e no bom humor, uma vez que evita o excesso de homocisteína no corpo, o que interfere na produção de hormônios que regulam o bem-estar, humor e sono, como a serotonina, dopamina e norepinefrina.

13.Usada como remédio caseiro para combater tosse

O xarope de cebola é um antigo remédio caseiro usado para tratar diversos problemas respiratórios, como tosse, bronquite e pneumonia. A cebola possui propriedades dilatadoras e expectorantes que ajudam a aliviar os sintomas e eliminar mais rapidamente o excesso de catarro.

Para preparar o xarope de cebola, são usadas 3 cebolas, mel e o suco de 3 limões. Os ingredientes são batidos no liquidificador até se obter uma mistura homogênea.

Para as crianças, é administrado 2 colheres de sobremesa do xarope durante o dia. Para adultos, são 4 colheres de sobremesa.

cebola propriedades

O xarope deve ser armazenado num recipiente com tampa e guardado na geladeira.

Embora a cebola proporcione diversos nutrientes benéficos para o organismo, assim como qualquer outro alimento, os malefícios da cebola podem aparecer se consumir quantidades exageradas de cebola. Ingerir grandes quantidades de cebola crua pode ocasionar desconfortos gastrointestinais, irritar o estômago e provocar gases. Quando cozidas, esses desconfortos são reduzidos. Por esse motivo, deve ser consumida com moderação por pessoas com gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal, e pacientes com doença hepática aguda e insuficiência renal.

A cebola também pode causar irritação nos olhos quando é cortada, isso se dá pelos gases que a cebola libera na hora que é cortada. Esses gases, em contato com os olhos, formam um ácido que irrita o globo ocular.

Plantação de cebola

A cebola é um alimento bem aceito por todos os povos. De uso versátil, pode ser consumida crua em saladas, frita, assada, combinada com outros temperos, entre outros.

Por ter sua faixa de cultivo ideal 20ºC a 25ºC, é bastante tolerante e tornou-se uma planta bastante cultivada em vários cantos do planeta, já que pode ser cultivada em uma ampla gama de regiões e climas.

Plantar cebola em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica faz com que ela se desenvolva melhor. O plantio pode ser feito com sementes ou com pequenos bulbos e o tempo necessário para fazer a colheita varia de 100 a 180 dias após o início do plantio, dependendo do local e época do ano.

Para o cultivo, escolha as já adaptadas ao fotoperíodo de sua região, uma vez que essa planta necessita pelo menos de algumas horas de sol direto por dia. Durante a fase de crescimento, deve ser irrigada com frequência para que o solo seja mantido úmido.

Cebola receitas

A cebola é a hortaliça condimentar mais utilizada no mundo. Além de proporcionar um sabor especial e característico aos pratos, a cebola possui propriedades terapêuticas comprovadas, dentre elas: evitar a formação de coágulos sanguíneos, combater infecções, controlar a hipertensão, reduzir o colesterol, ajudar a emagrecer, entre outras.

A cebola é largamente utilizada em temperos, combinando e oferecendo um sabor especial a muitos pratos. Versátil, pode ser consumida crua em saladas e entradas, adicionada no preparo de sopas, como acompanhamento com carnes como carne de panela com cebola e assada para acompanhar o churrasco. Serve também como um ótimo aperitivo quando frita.

cebola benefícios

Receita Cebola Outback

Indredientes:

  • 1 cebola grande
  • 500 g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • 1 pitada de páprica
  • 500 g de farinha de rosca
  • Óleo para fritar

Modo de preparo:

Retire a casca da cebola e a divida em 4 partes, começando do alto para a raiz, deixando aproximadamente 1 cm de raiz. Repita esse processo até chegar em 16 partes ou mais partes dependendo do tamanho da cebola.

Em um recipiente, coloque a cebola e cubra com água fervente até as pétalas começarem a abrir. Em seguida, mergulhe em água gelada e após peneire até escorrer toda água.

Bata os ovos com o leite, sal, pimenta e páprica. Passe a cebola na farinha de trigo e depois na batida de ovos. Empane a cebola na farinha e rosca, e frite em óleo quente. Pronto, é só servir.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Cenoura

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades da Beringela