Benefícios da Cebolinha para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

As cebolinhas fazem parte da família Allium de legumes e ervas. Esta família também inclui alho, cebolinha, cebola e alho-poró. Os vegetais Allium foram cultivados há séculos por seus sabores característicos, penetrantes e por suas propriedades medicinais.

A cebolinha verde é um alimento denso em nutrientes. Isso significa que ela é baixa em calorias, mas é rica em nutrientes benéficos, como vitaminas, minerais e antioxidantes. As hastes e as flores da cebolinha são comestíveis.

Uma colher de sopa contendo 3 gramas de cebolinha picada fornece 1 caloria e menos de 1 grama de gordura, proteína ou carboidrato.

Ela fornece 3% do valor diário das vitaminas A e C. Uma colher contém 131 unidades internacionais (UI) de vitamina A e 1,7 miligramas de vitamina C.

cebolinha propriedades

Propriedades da cebolinha

Embora as cebolinhas não pareçam muito com cebolas, como geralmente pensamos nelas, elas são, na verdade, o membro menor do gênero de cebola, Allium.

Com a especificação científica completa do Allium Schoenoprasum, este pequeno vegetal dispõe de uma uma ampla gama de usos e proveitos para a saúde. Esta erva é nativa da continente europeu, da América do Norte e alguns lugares da Ásia, mas agora está em todo o mundo, já que se tornou uma adição bem popular a muitos pratos culinários.

São plantas bulbosas, mas suas hastes são compridas e vazias, que são suas partes comestíveis. Esses caules ocos são normalmente cortados e inseridos a peixes, saladas, molhos, sopas, pratos de batata , culinária mexicana e uma grande variedade de outras refeições.

Os botões de flores não abertos também podem ser moídos e transformados em uma especiaria útil, mas as cebolinhas mais usadas são hastes recém-picadas.

Uma colher de sopa de cebolinha contém:

cebolinha

  • 6,4 miligramas de vitamina K;
  • 3 miligramas de folato;
  • 3 miligramas de cálcio;
  • 1 miligrama de magnésio;
  • 2 miligramas de fósforo;
  • 9 miligramas de potássio;
  • A cebolinha também contém colina.

Benefícios da cebolinha

Os nutrientes na cebolinha verde podem oferecer uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e a melhora do humor.

  • Câncer: pesquisadores estudaram amplamente os vegetais de allium em relação ao câncer, especialmente o de estômago e colorretal. E seus efeitos benéficos e preventivos são provavelmente devidos, em parte, aos seus ricos compostos de organossulfureto (também responsável pelo cheiro forte). Especialistas recomendam consumir 10 ou mais porções de vegetais por dia, incluindo vegetais de allium.
  • Câncer de próstata: em um estudo, pesquisadores investigaram a relação entre a ingestão de vegetais de allium e o câncer de próstata. Eles descobriram que os homens com maior consumo de vegetais de allium tinham o menor risco de câncer de próstata, especialmente quando o câncer era localizado antes do estágio avançado.
  • Esofágico e câncer de estômago: a ingestão frequente de vegetais de allium como a cebolinha verde parece estar ligada a um menor risco de câncer de esôfago e estômago. Estudos em seres humanos sugeriram que os allium poderiam proteger contra esses tipos de câncer. Em estudos com animais, a administração de compostos de allium levou à redução de tumores.
  • Sono e humor: as cebolinhas contêm colina. A colina é um nutriente importante que ajuda no sono, no movimento muscular, na aprendizagem e na memória. Ajuda também na manutenção da estrutura das membranas celulares, auxiliando na transmissão de impulsos nervosos, na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica. Além de estar ligada a redução da depressão.
  • Saúde óssea: a vitamina K está relacionada à saúde óssea e ajuda a manter a integridade e a densidade dos ossos. A cebolinha contém vitamina K, sendo assim, o vegetal também contribui para a força óssea.

O folato também ocorre na cebolinha verde. Essa substância pode ajudar a aliviar a depressão, impedindo que um excesso de homocisteína (responsável pelo surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto e coronarianas) se forme no corpo.

cebolinha benefícios

Muita homocisteína pode ainda evitar que sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro. Também pode atrapalhar a produção de hormônios sensíveis, serotonina, dopamina e norepinefrina.

Estes hormônios regulam não só o humor, mas também o sono e o apetite. O ácido fólico ajuda ainda a prevenir defeitos congênitos.

A cebolinha verde contém os carotenos luteína e zeaxantina (responsáveis pela cor da maioria das frutas e vegetais). Estes reduzem o Estresse Oxidativo (que causa envelhecimento precoce) nos olhos, e retardam o desenvolvimento de catarata. Desta forma, a cebolinha pode ajudar a aumentar a visão.

O sistema imunológico pode se beneficiar com o teor de vitamina C da cebolinha.benefícios da cebolinha

A saúde cardíaca pode ser estimulada pela presença de potássio e do composto orgânico, a alicina. Outro composto orgânico, a quercetina, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, levando a uma melhor saúde cardiovascular e menor risco de aterosclerose (acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e seu interior), doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Também se concluiu que  a alicina, presente no alho, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitas.

Outras maneiras pelas quais a cebolinha verde pode impulsionar a saúde é facilitando o processo digestivo e aumentando o sistema imunológico. No entanto, algumas dessas atribuições podem não ser apoiadas pela pesquisa.

Como usar cebolinha

As cebolinhas acompanham bem muitos pratos, especialmente aqueles com ovos e queijo, como omeletes, salgados, quiches e frittatas. As cebolinhas dão sabor a um prato sem adicionar calorias extras, gorduras ou sódio.

Como o coentro, a hortelã e o manjericão, a cebolinha verde é uma erva macia com hastes macias, por isso é melhor adicioná-las cruas ou perto do final do cozimento para manter seu sabor e textura delicada.

Ao preparar a cebolinha, use uma faca afiada e corte suavemente. Utilizando uma faca cega ou cortando excessivamente, você machucará a erva, e muito do sabor será perdido na lâmina de corte.

Se a cebolinha não for usada no momento do corte, pode ser congelada e mantida em conserva para ser utilizada em vários pratos durante a semana. A cebolinha em conserva também é encontrada no supermercado, mas a natural é mais indicada para o consumo.

Além dos pratos de ovos e queijos, a cebolinha vai bem com creme de vegetais e como cobertura para sopas e saladas. As flores também são comestíveis e podem ser usadas em vários pratos.

Outro tipo de cebolinha, conhecida como cebolinha de alho, ou cebolinha chinesa, tem uma folha plana e um sabor de alho. Elas podem ser usadas ​​secas ou frescas, da mesma forma que o Allium schoenoprasum mais familiar.

Como Plantar e colher cebolinha

As cebolinhas são fáceis de cultivar e podem ser plantadas em pequenos vasos numa janela ensolarada. Elas ficam melhor no solo bem drenado com um pH entre 6 e 7 e preferem de 6 a 8 horas de luz direta.

A cebolinha verde é um membro perene da família da cebola que apresenta belas flores roxas. São plantas resistentes tolerantes ao frio, e são plantadas no início da primavera.

Esteja atento ao plantar este vegetal, já que ele irá dominar todo o seu jardim se as flores forem deixadas para amadurecer (as flores espalham as sementes). No entanto, esta planta é fácil de desenterrar e remover se isso acontecer.

Cultivar sua própria cebolinha é uma ótima ideia, mas também é fundamental ter o conhecimento de quando e como colhê-las.

  • Selecione a parte direita da planta. Procure as folhas longas, verdes e vazias. Estas são de formato redondo, e são as partes da planta que você deseja usar em suas receitas. As flores de cebolinha também podem ser ingeridas, mas não têm o mesmo sabor que um talo de cebolinha. Eles são mais bem utilizados como uma guarnição em uma salada ou sopa.
  • Saiba quando começar a colher cebolinha. Você pode começar a colher a cebolinha quando as folhas crescerem o suficiente para serem cortadas e usadas.
  • Tenha várias plantas crescendo ao mesmo tempo. Isso ajudará quando se tratar de colheita. Se você tiver apenas uma planta, você pode colhê-la cortando as folhas antes de terem crescido completamente. Se você tem várias plantas de cebolinha, você pode colher as folhas de uma e depois esperar que essas folhas cresçam de volta enquanto colhe as folhas de outra planta.
  • Reúna as folhas em um monte. Use um par de tesouras afiadas e limpas para remover as folhas. Não corte muito perto da junção, ou você vai estragar as chances de que as cebolinhas se reorientem. Se você precisa apenas de algumas cebolinhas, colha as de fora do grupo. As tesouras afiadas funcionam melhor, pois não vão rasgar a planta, como tesouras cegas. Deixe o resto crescer.
  • Use sua cebolinha ou guarde-as. Para armazenar, as cebolinhas cortadas podem ser mantidas na geladeira em um saco plástico fechado por uma semana. Pode-se também congelá-las em cubos de gelo.  Antes de usar a cebolinha, enxague-as com água fresca e corrente para remover qualquer sujeira ou detritos do jardim. Outro bom método de preservação é fazer um vinagrete de cebolinha.

Quem não deve comer cebolinha?

As cebolinhas normalmente não são alergênicas, mas as pessoas que precisam evitar cebolas e outros alimentos da mesma família devem ser cautelosas.

Muita cebolinha pode fornecer uma concentração alta de certos compostos orgânicos, o que pode levar ao desconforto abdominal.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades do Cebola

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades do Coentro