Quais os benefícios da cenoura? – Confira as propriedades deste alimento para a sua saúde

Spread the love

A cenoura é uma raiz originária do Afeganistão, da família dos Umbelíferos e é cultivada há mais de 2 mil anos. Originalmente roxas, amarelas e brancas, a clássica coloração alaranjada é resultado do cruzamento de espécies realizada por agricultores holandeses no século XVl. O surgimento da cenoura laranja, com textura mais macia, ajudou a chegada do legume à Europa. Tornou-se extremamente popular no velho continente, tanto que em 1880 passou a ser vendido enlatado.

Os maiores produtores de cenoura são Estados Unidos, Inglaterra, Polônia, França, Japão e China. A cultura brasileira até a década de 1980 era voltada exclusivamente aos grandes produtores, ainda assim poucos agricultores cultivavam. O plantio era muito caro, devido à praga chamada “queima-das-folhas”, provocada por bactérias e fungos. A produção dava-se em áreas reduzidas durante o inverno no Sudeste e Sul com sementes importadas. A tática não surtia muito efeito, pois, a utilização de remédios para combater a praga comprometia a produtividade e tornava o processo mais caro.

A união entre a Embrapa Hortaliças e a ESALQ-USP mudou os rumos do cultivo de cenoura no Brasil. Em 1981, as instituições trabalharam para aprimorar a espécie “Brasília”, resistente a fungos, adaptável em todo o país e resistente a fungos. O melhoramento fez o legume tornar-se o 5o mais cultivado do Brasil, com 20 mil hectares e produção anual superior a 700 toneladas.

Como cultivar cenoura em vaso?

Plantar cenoura em vaso não é difícil. Com paciência e alguns truques você pode ter cenouras fresquinhas em casa. Saiba aqui como realizar o cultivo:

  1. Tenha um vaso de 25 cm de altura ou garrafa pet. Vaso com raio de 20 cm comporta até 5 mudas;
  2. Coloque no vaso terra arenosa e rico em matéria orgânica;
  3. Faça um furo e acomode as mudas deixando 5 ou 7 cm de distância entre cada uma;
  4. Cubra as mudas com a terra. Faça esse processo assim que as cenouras crescerem;
  5. Adube uma vez por semana com húmus de minhoca misturado com fertilizante líquido fresco;
  6. Cenouras gostam de luz solar direta e precisam ser regadas frequentemente;
  7. Com esses cuidados, a colheita é feita entre 75 e 100 dias.

Propriedades da cenoura

Elas são conhecidas desde a antiguidade por gregos e romanos. Fonte de ferro, potássio, cálcio, magnésio, cobre e vitaminas A, B, C e K, é eficaz na prevenção e tratamento de várias doenças. Suas propriedades envolvem ainda questões estéticas, tanto que há produtos cosméticos à base de cenoura. Se você torce o nariz para ela, vai mudar de ideia quando conhecer os benefícios da cenoura.

1.Reduz o risco de doenças oculares – Um dos principais benefícios da cenoura é proteger os olhos. Rica em vitamina A, nutriente importante para a saúde ocular, a cenoura ajuda a prevenir a cegueira noturna. O legume ainda reduz em até 40% o risco de problemas na mácula, área localizada no centro da retina, responsável pela nitidez.

2.Faz você viver mais – Pesquisa supervisionada pela americana Li Chaoyang monitorou 15 mil voluntários por 20 anos que consumiram frutas, vegetais e legumes ricos em betacaroteno, como a cenoura. O estudo divulgado no periódico Third National Health and Nutrition Examination Survey concluiu que pessoas com esse hábito têm expectativa de vida maior.

3.Facilita o bronzeado – Outra propriedade da cenoura bastante conhecida é estimular o bronzeamento. O betacaroteno, nutriente convertido em vitamina A pelo organismo, facilita a liberação de melanina, substância responsável por pigmentar a pele. Além disso, o betacaroteno protege a pele dos raios ultravioletas.

4.Evita o envelhecimento precoce – Comer cenoura regularmente evita o envelhecimento graças à vitamina C e betacaroteno. O primeiro elimina toxinas, enquanto o segundo impede a ação dos raios solares nocivos.

5.Fortalece o sistema imunológico – A cenoura é rica em vitamina C que, associadas às funções antissépticas e antibacterianas, livra o organismo de radicais livres, substâncias nocivas ao organismo que são portas de entrada para várias doenças.

6.Aumenta a fertilidade masculina – O esperma de homens que consomem frutas e legumes alaranjados são 10% melhores. A descoberta integra a pesquisa do americano Jorge Chavarro e equipe, intitulada Semen quality in relation to antioxidant intake in a helthy male population, divulgada na revista Fertility and Sterility.

7.Protege os sistemas digestivo e intestinal – As fibras melhoram o funcionamento do intestino, além de estimularem a produção de suco gástrico que facilitam a digestão. O consumo de cenouras diminuem os riscos de prisão de ventre, câncer de estômago, de cólon e colorretal.

8.Melhora a saúde cardíaca – Comer cenoura reduz em 1/3 o risco de infartos, afirma pesquisa do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri. O consumo também reduz o colesterol ruim em até 11%. Os hipertensos têm no legume um aliado, pois o potássio e a cumarina melhoram a circulação, relaxando os vasos sanguíneos. Mais uma razão para consumir cenouras? Os cartenoides reduzem a taxa de açúcar no sangue. Isso é ótimo para diabéticos e para evitar diabetes.

9.Ajuda a prevenir câncer de pulmão e de mama – Estudo britânico descobriu que o betacaroteno diminui em mais de 40% o risco de câncer de pulmão. Mulheres que consomem cenouras cruas têm até 8 vezes menos risco de terem câncer de mama.

10.Boa para emagrecer – Por ser fonte de fibras, a cenoura emagrece porque aumenta a saciedade e sua absorção é lenta. Isso significa que você demora a sentir forme. Que tal fazer uma salada ou um arroz com cenouras?

Benefícios da cenoura para o cabelo

Cenoura é bom para o cabelo, sim! As vitaminas C e E estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios. Cabelos ralos tornam-se mais grossos com o consumo regular de cenouras. Está com problemas capilares? Veja essa receita de óleo capilar de cenoura para seus cabelos ficarem livres de caspa, sem pontas duplas e com brilho:

  • 1 cenoura média;
  • 300 ml de azeite extravirgem;
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo

Rale a cenoura com um ralador fino e transfira para um recipiente. Coloque azeite suficiente para cobrir a cenoura. Tampe o recipiente, leve para geladeira e deixe por 2 dias. Peneire a mistura e acrescente a canela.

Como usar? Uma vez por semana na umectação. Aplique o óleo por todo o cabelo, até na raiz. Massageie o couro cabeludo e deixe por 1 hora. Lave e hidrate os cabelos como de costume. Você pode usar o óleo apenas no creme de hidratação.

Benefícios x malefícios da cenoura

Após listarmos os benefícios é hora de falarmos sobre os malefícios da cenoura. Mas, o lado negativo vem à tona somente com o excesso. Um caso famoso e trágico do consumo desenfreado é do arqueólogo Basil Brown que morreu em 1794 após beber um garrafão de suco de cenoura diariamente por 10 dias. Para não correr nenhum risco, coma 100 gramas diariamente ou duas colheres de sopa de cenoura ralada. Agora, veja o que pode acontecer se você exagerar na dose:

  1. Alergias: o pólen das cenouras podem desencadear diarreia, erupções cutâneas, urticária, inchaço e choques anafiláticos;
  2. Pigmentação da pele: comer muita cenoura pode deixar as solas dos pés, palmas das mãos e rosto alaranjados;
  3. Disparar a glicose:  os cartenoides ajudam a reduzir, porém, o exagero faz o nível de glicose disparar. O melhor é consumir pouco e cozida no vapor;
  4. Flatulências: as fibras, quando não processadas pelo intestino são fermentadas no cólon, propiciando a formação de gases.

Cenoura: informação nutricional

Receitas com cenoura

Dá para comer cenoura na salada, cozida e como suco. Mas, cá entre nós, um bolo de cenoura é delicioso, não é? Sem contar que todo mundo sabe como fazer bolo de cenoura, de tão fácil. Você não é nenhum expert na cozinha? Não se preocupe que ensinaremos a tradicional receita de bolo de cenoura e suas variedades.

Bolo de cenoura original

Ingredientes

  • 3 cenouras médias descascadas e raladas;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de óleo ou ½ xícara de óleo e ½ xícara de água;
  • Manteiga para untar;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno. Unte uma forma retangular ou com furo no meio com manteiga. Bata os ingredientes no liquidificador, menos a farinha que deverá ser colocada aos poucos. Transfira para a forma e leve ao forno por 40 minutos. Desenforme quando estiver frio e sirva em seguida.

Bolo de cenoura com chocolate

Ingredientes da massa

  • 3 cenouras médias descascadas e raladas;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • 1 colher de fermento;
  • 1 xícara de óleo de soja;
  • 3 ovos.

Ingredientes da cobertura

  • 4 colheres de chocolate amargo em pó;
  • ½ xícara de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 3 colheres de açúcar mascavo.

Modo de preparo da massa

Pré-aqueça o forno a 180o. Unte uma forma com furo no meio com manteiga. Bata os ingredientes no liquidificador, menos a farinha que deverá ser colocada aos poucos. Transfira para a forma e leve para o forno por 40 minutos.

Modo de preparo da cobertura

Coloque os ingredientes em uma panela e misture bem. Deixe até engrossar e atingir fervura. Cubra o bolo quando estiver frio

Bolo de cenoura sem lactose e sem glúten

Ingredientes

  • 3 cenouras médias descascadas e cortadas;
  • 3 xícaras de chá de amido de milho;
  • 1 xícara de chá de farinha de mandioca;
  • ½ xícara de chá de óleo vegetal (coco ou amêndoas);
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 3 ovos.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180o. Unte uma forma circular. Bata as cenouras, o óleo, o açúcar e os ovos no liquidificador. Transfira para uma tigela e adicione o amido, a farinha e o fermento. Misture até incorporar a massa. Coloque na forma e leve ao forno por 30-40 minutos ou até dourar.

Você conhecia todos os benefícios da cenoura? Continue aqui e descubra mais curiosidades de legumes, verduras e frutas.