Benefícios da Chicória para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A chicória pertence à família Asterace, a mesma da alface, almeirão e alcachofra. O nome vem da palavra egípcia ctchorium. O cultivo desse vegetal no Egito tem mais de 5 mil anos. Os egípcios, gregos e romanos usavam-na como planta medicinal. Seus poderes curativos foram relatados pelos escritores Horácio, Plínio, Virgílio e Ovídio.

Comum na Ásia, principalmente na Índia, a chicória também é cultivada na Espanha, Itália, França, Bélgica, Holanda e Alemanha. O vegetal tem o mesmo nome na Argentina e na Europa e Estados Unidos, ela é chamada de endívia. Chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes italianos. Atualmente, os maiores produtores de chicória são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

chicória benefícios

Tipos de chicória

Começamos dizendo que chicória não é a mesma coisa que escarola. As pessoas pensam isso porque a escarola é conhecida como “chicória lisa”. Mas, trata-se de duas verduras diferentes. A escarola, na verdade, é um dos tipos de chicória mais conhecidos. A chicória tem folhas mais crespas, enquanto a escarola tem folhas mais compridas e lisas.

A chicória do Pará é um tipo de chicória pouco conhecida. Também chamada de coentro bravo, coentro da colônia e coentro-de-caboclo, é popular nas comunidades ribeirinhas do Amazonas e também nas Guianas. Muito usada na preparação de saladas e para temperar, a chicória do Pará também possui caráter medicinal, os índios fervem suas folhas com a água para baixar febre. Este processo é chamado de decocção e preserva o óleo essencial.

Outra desconhecida é a chicória do norte. Popular na região norte, especialmente em Belém do Pará e também na América Latina, Caribe e Ásia. Chamada de coentro de folhas largas e coentrão e culantro em espanhol e inglês, a chicória do norte tem folhas duras, próprias para fritar e serem consumidas como batatas chips. É usada na preparação do tucupi e servido também com peixes. No México, é comum a salada dessa chicória, enquanto nos países caribenhos como Porto Rico é base de temperos. Na Ásia é tempero de arroz, sopas, ensopados e molhos.

Propriedades da chicória

A chicória é rica em vitaminas A, do complexo B, C, D, além de fibras, carboidratos, proteínas e minerais como o ferro, cálcio e fósforo. O sabor amargo não é desculpa para não incluí-la no cotidiano, basta refogá-la. Após conhecer os benefícios da chicória, temos certeza que ela terá lugar cativo em sua lista de compras.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Fonte de antioxidantes como flavonoides e betacaroteno, a chicória remove os radicais livres, substâncias nocivas resultado de processos oxidativos do próprio organismo e também do estresse, poluição, álcool, fumo e má alimentação.

  1. Melhora o funcionamento do intestino

A chicória tem a inulina, fibra e probiótico que estimulam a produção de lactobacilos e bifidobactérias, as “bactérias do bem” presentes no intestino. A inulina mantém o intestino saudável e também facilita a digestão.

  1. Protege rins, fígado e vesícula

Sua ação diurética, combinada com os antioxidantes, ajudam esses órgãos a eliminarem toxinas. Consumir chicória regularmente fará você fazer mais xixi, evitando infecções e formação de cálculos renais.

  1. Faz bem ao coração

A inulina também diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Por ter índice glicêmico 0, a chicória pode ser consumida por diabéticos, pois, sua absorção é lenta e o sangue recebe pouca glicose. Os antioxidantes fenóis também reduz o risco de doenças cardiovasculares.

chicória propriedades

  1. Faz bem aos músculos

Os benefícios da vitamina C não estão restritos à imunidade. O nutriente, em conjunto com a ação anti-inflamatória do vegetal, também é aliado para os músculos e articulações. Todos devem consumir chicória, principalmente quem pratica esportes. A verdura auxilia a preservar as juntas, ligamentos e tendões, além de ajudar na recuperação muscular após os treinos.

  1. Alivia as dores causadas pela artrite

A artrite compromete a cartilagens das articulações. Os portadores sentem dores intensas na coluna, joelhos e na região do fêmur. A vitamina C e a ação anti-inflamatória da chicória não curam, mas ajudam a amenizar as dores da artrite. Pesquisa realizada em 2010 concluiu que 70% dos voluntários que consumiram a verdura diariamente apresentaram melhora.

  1. Mantém a pele saudável

Os antioxidantes presentes na chicória removem toxinas. A verdura é rica em betacaroteno, que protege a pele dos raios solares. A vitamina C estimula a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela firmeza da pele e por evitarem o envelhecimento precoce.

  1. Ajuda a amenizar ansiedade e estresse

As vitaminas do complexo B são importantes para o sistema nervoso. A B6, por exemplo, está relacionada à formação de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Por isso, a chicória deve fazer parte do cardápio de pessoas com ansiedade e estresse.

  1. Auxilia nas dietas de emagrecimento

Sabia que chicória emagrece? A hortaliça tem apenas 23 calorias e, além disso, as fibras conferem saciedade e você demora a sentir fome. Quer mais? A fibra inulina reduz os níveis de grelina, hormônio que envia os sinais de fome ao cérebro.

Como cultivar chicória?

Assim como a alface, a chicória prefere temperaturas entre 12o e 22o. Pode ser cultivada sob luz solar direta ou sombra parcial, caso exponha a luz, as folhas serão amargas. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica e nitrogênio com pH entre 5,5 a 7. O plantio é em sementeiras com 1 cm de profundidade. Você pode colocar no máximo 3 sementes por metro quadrado, respeitando os 10 cm de espaço entre cada uma. Irrigue duas vezes por semana.

A transferência deverá ser realizada quando os pés estiverem com 2 ou 5 folhas e 10 cm de altura, preferencialmente em dias nublados. Adube 25 dias após o transplante cobrindo cada metro quadrado de terra com 30 gramas de sulfato de amônio ou 15 gramas de ureia. Irrigue todos os dias. A colheita ocorre entre 50 e 100 dias.

chicória

Receitas medicinais com chicória

Uma delas é o xarope de chicória feita com a raiz do vegetal. A receita feita com 500 gramas de sumo de raiz fresca e 500 gramas de açúcar ajuda a eliminar a secreção e a tosse. Porém, tem efeitos colaterais como todo remédio. Um triste caso é a morte de um bebê de 8 meses em 2011. A criança era de Feira de Santana (Bahia) e morreu após ingerir o xarope. Isso prova a importância de buscar orientação médica antes de usar qualquer medicamento e incorporar a medicina natural no cotidiano. Gosta de tratamentos naturais? Consulte seu médio antes de consumir esses remédios à base de chicória:

  1. Chá de chicória para má digestão: Ferva 20 gramas de chicória, alecrim e hortelã com o equivalente a uma xícara de água e ferva por 3 minutos. Beba quando estiver morno e você sentirá mais leve;
  2. Chá de chicória para diabetes: misture 30 gramas de chicória com 1 litro de água e consuma antes das principais refeições;
  3. Chá de chicória para infecção urinária e anemia: ferva 15 gramas de chicória com meio litro de água, após desligar o fogo aguarde 15 minutos para a água absorver a verdura. Consuma 3 xícaras por dia. Se achar muito amargo, adicione mel.

Receitas com chicória

Pensa que só dá para fazer salada de chicória, ou então, cozida? O vegetal cai bem na preparação de vários pratos. Selecionamos receitas deliciosas com chicória para você incrementar suas refeições:

Espaguete com chicória

Ingredientes

  • 1 pacote de macarrão;
  • 2 maços de chicória;
  • 2 tomates maduros e sem pele;
  • 50 gramas de cogumelos;
  • 50 gramas de queijo provolone ralado;
  • 1 pimenta;
  • 1 dente de alho;
  • 50 gramas de azeitonas pretas;
  • Sal e pimenta-do-reino moída, a gosto.

Modo de preparo

Lave a chicória, remova os talos e ferva com sal durante 5 minutos. Tire a água, mas deixe 1 colher de sopa dessa água. Pique os maços de chicória, o tomate, os cogumelos, o alho e a pimenta em cubinhos. Corte os cogumelos em tiras finas, coloque-os em uma panela com azeite de oliva extravirgem, adicione o alho e a pimenta e doure tudo. Acrescente a chicória e mexa bem. Coloque a água que você cozinhou a verdura e, em seguida, misture os tomates e as azeitonas, misture tudo e reserve. Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Transfira os ingredientes à massa, misture e sirva.

Omelete com chicória

Ingredientes

  • ½ xícara de chicória picada;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de tomate picado;
  • 1 colher de sopa de cebola picada;
  • 1 colher de sopa de queijo ralado fresco;
  • 1 pitadinha de sal;
  • Óleo de coco ou azeite extravirgem para untar a frigideira.

Modo de preparo

Unte e frigideira. Coloque os ovos e os ingredientes em um recipiente e misture bem. Transfira para a frigideira e deixe dourar dos dois lados.

Sopa de chicória

Ingredientes

  • ½ maço de chicória;
  • 1 cebola média picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 litro de leite;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 tablete de caldo de galinha.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, exceto a chicória e cozinhe em fogo baixo até ferver. Coloque a chicória picada e sirva.

Torta de chicória

Ingredientes

  • 2 maços de chicória;
  • 2 cebolas;
  • ½ copo americano de óleo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 3 ovos;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • 4 copos de leite;
  • Sal e orégano a gosto.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno. Lave, seque chicória e corte em tiras. Corte a cebola em rodelas finas. Coloque a chicória, a cebola, o vinagre, o sal e orégano em um recipiente, misture bem e reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador. Unte uma forma retangular com óleo. Forre-a com a chicória e coloque a massa. Leve ao forno e deixe por 40 minutos.

Viu como o amargo da chicória faz bem? Leia os outros conteúdos e saiba tudo sobre verduras, legumes e frutas.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Acelga

Benefícios e Propriedades da Alcachofra

Benefícios e Propriedades do Nabo