Benefícios da Goiaba Cortibel para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A goiaba Cortibel é uma variedade da goiaba criada no Espírito Santo, mais precisamente na cidade de Santa Teresa, região serrana do Estado. Seu nome tem ligação estrita com os dos seus criadores: José Corti e Isabel Corti foram os responsáveis por gerar essa supergoiaba capixaba. Junto com uma empresa de mudas e plantas, o casal desenvolveu novos cultivares que estão devidamente registrados no RNC (Registro Nacional de Cultivares), do Ministério da Agricultura, desde 2015. Novas variedades da furta, a partir da goiaba cortibel, seguem sendo pesquisadas para serem elaborados novos tipos.

O primeiro cultivo da goiaba cortibel teve início ainda em 1991, em Valão de São Pedro, em Santa Teresa. Ali, o casal José e Isabel começou a fazer o cruzamento de goiabas brasileiras com aproximadamente 30 mudas de uma espécie australiana trazidas de São Paulo. Após esses primeiros testes, foram feitas novas mudanças a partir de clonagem, possibilitando produzir uma variedade mais lisa, avermelhada e saborosa, até se chegar a como ela é conhecida, como uma fruta saborosa, crocante e aperitiva.

Goiaba Cortibel

Características da goiaba Cortibel

O grande diferencial dessa variedade é que ela oferece um fruto bem maior do que o normal e pode chegar a até um quilo. Além disso, um único pé da goiaba cortibel pode alcançar 12 centímetros de altura e gerar de 120 a 150 quilos da fruta por planta na fase adulta. Outra característica muito comum a todas as variedades da goiaba cortibel é sua alta produtividade e sua ótima resistência contra pragas e à exposição após a colheita. Além disso, a produção pode ser programada, pois, após a poda da goiabeira, os brotos já começam a nascer em 20 dias.

Hoje em dia, já existem alguns outros tipos de goiaba cortibel. Mas, em geral, a goiaba cortibel possui aparência externa esverdeada, sendo que o que as diferencia é justamente o seu aspecto mais ou menos rugoso e a cor. A goiaba cortibel RG, por exemplo, é marcada por ser grande e rugosa, além de ter uma polpa bastante firme e excelente aparência. A cortibel SLG, que quer dizer semi lisa grande, tem uma cor vermelha mais puxada para a cor rosa, não apresenta quase nenhuma ruga e é excelente para importação.

Há uma outra espécie que é um meio-termo entre ambas, que é a cortibel RM, com uma rugosidade mediana. Suas árvores são consideradas muito produtivas. Outra espécie que também já está sendo comercializada é a cortibel branca RM, que é parecida com a anterior, porém sua polpa é totalmente branca.

Propriedades nutricionais e benefícios da goiaba Cortibel

As propriedades da goiaba cortibel são extremamente saudáveis para os seres humanos. Essa variedade é muito rica em vitaminas A, B1, B2, B6 e especialmente C, além de substâncias como ferro, fósforo, cálcio e fibras solúveis. A goiaba cortibel, com tais propriedades, ajuda no combate de várias doenças, infecções e hemorragias, além de fortalecer os ossos e dentes e auxiliar na cicatrização de ferimentos. Vejamos em detalhes todos os benefícios da goiaba cortibel:

Fonte de licopeno: presente no plasma e nos tecidos do corpo humano, o licopeno não se encontra em todos os alimentos de cor vermelha, mas é abundante na goiaba. Trata-se de um poderoso antioxidante usado na prevenção de vários tipos de câncer e para conter a formação de placas gordurosas nos vasos sanguíneos;

Aumenta a produção de sangue: a goiaba cortibel tem entre seus benefícios a possibilidade de melhorar a capacidade de produção sanguínea no corpo, devido à presença de diversas substâncias como a vitamina E, K, niacina, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico, além de minerais como o ferro, fósforo, manganês e magnésio, que ajudam na formação do sangue;

Aliado de quem quer perder peso: por possuir muitas fibras, a goiaba proporciona uma maior sensação de saciedade ao estômago, fazendo com que a pessoa coma menos e evite ingerir alimentos entre as refeições. Isso faz com que a pessoa acabe emagrecendo, já que diminui a quantidade de alimentos pouco saudáveis ingeridos. Além disso, as fibras presentes na fruta ajudam a melhorar o trato digestivo e a limpar o intestino, retirando resíduos que podem ser nocivos;

Atua contra o esgotamento físico: quem sofre deste problema e se cansa facilmente durante o dia deve comer mais goiaba. A fruta ajuda a combater essa sensação ao fornecer mais energia para você de forma saudável, sem a necessidade de tonificantes.

Como plantar goiaba Cortibel

Antes de cultivar a goiaba cortibel, é importante saber como comprar mudas de goiaba cortibel. Como ela é originariamente brasileira e com contrato de exclusividade com apenas uma empresa, será necessário entrar em contato com ela ou com alguma loja especializada que faça a revenda. Para comprar a muda de goiaba cortibel, entre em contato com a Frutcafé, que é responsável pela pesquisa e reprodução desta variedade.

Com as mudas goiaba cortibel em mãos, você poderá começar o cultivo, mas preste a atenção nas recomendações. Apesar de se adaptar a diversos tipos de solo, essa variedade se dá melhor em terrenos mais argilosos. Outra questão é o clima, que não pode ser muito frio, já que a planta não se adapta a locais que ocorrem geadas, por exemplo. Quanto mais quente a temperatura, melhor a goiabeira se reproduz.

A planta deverá ocupar em média de 18 a 35 metros quadrados, o que vai exigir um espaçamento de mais ou menos 7 m x 5 m, 6 m x 5 m, 7 m x 4,5 m, 7 m x 3 m, 6 m x 3 m. Caso o manejo seja feito com o auxílio de máquinas, é recomendável aumentar o espaço entre as fileiras.

A formação das plantas costuma ocorrer geralmente nos primeiros 12 meses, com cerca de quatro pernadas em direções opostas. Para ajudar a conduzir os ramos é recomendável que seja feita a poda regularmente. No que tange à produção, a primeira poda deverá ocorrer entre 12 e 18 meses de idade das plantas. Em média, as plantas de goiaba possuem aproximadamente oito meses entre uma poda e outra, correspondendo a cerca de 1,5 safras ao ano.

 

Confira outros tipos de goiaba:

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Goiaba Kumagai

Benefícios e Propriedades da Goiaba Tailandesa

Benefícios e Propriedades da Goiaba Paluma