Benefícios da Goiaba Kumagai para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Originária das áreas tropicais da América, a goiaba se espalhou pelo mundo e caiu no gosto da maioria das pessoas, que importam essa fruta para o consumo in natura ou em sucos, bolos, doces e outros jeitos, além da famosa goiabada. E em cada lugar são desenvolvidas novas variedades que buscam aprimorar a fruta para produzi-la mais e vendê-la por preços melhores, entre outros motivos. E no Brasil isso não é diferente. Um exemplo disso é a goiaba Kumagai, um tipo da fruta que foi criado no distrito de Pedra Branca, região de Valinhos, próximo a Campinas, no interior de São Paulo.

O nome da fruta remete ao sobrenome da família japonesa que desenvolveu essa variedade nos idos da década de 1970. Após a morte do patriarca da família, os filhos se reuniram, dividiram as terras por igual e decidiram continuar a produção da goiaba Kumagai. Em pouco tempo, começou-se a exportar a fruta para outros países, fazendo dela um verdadeiro sucesso.

Goiaba Kumagai

A goiaba Kumagai possui casca lisa e uma cor verde mais clara do que as outras, correspondendo a um verde-amarelado quando maduro. Com consistência firme, sua polpa é totalmente branca, com bastante recheio e poucas sementes. Levemente ácida, é uma fruta bem saborosa e de gosto marcante. Com um formato arredondado, a fruta tem um tamanho maior do que as convencionais, podendo superar as 300 gramas e alcançar aproximadamente meio quilo. Pensando em comercialização, vale dizer que a goiaba kumagai é bastante resistente ao transporte.

Propriedades nutricionais e benefícios da goiaba Kumagai

A goiaba Kumagai tem propriedades que proporcionam um ótimo bem-estar a quem as consome regularmente. Em primeiro lugar, essa fruta é uma grande parceira de quem quer emagrecer, pois as fibras nela presentes ajudam o corpo a se sentir satisfeito por mais tempo, o que vai colaborar na redução da ingestão de alimentos e, consequentemente, a reduzir os quilinhos na balança. As fibras também são ótimas para acelerar o metabolismo, outro ponto favorável à perda de peso. Ao mesmo tempo, a goiaba dá energia e oferece proteínas e minerais que são essenciais para quem está fazendo exercícios físicos.

Outro benefício da goiaba Kumagai fornecida a partir de suas fibras é a possibilidade de elas contribuírem com o intestino, deixando o seu funcionamento mais regulado, ao mesmo tempo em que limpa o trato intestinal. Contribuem para a saúde do sistema digestivo a vitamina C e o potássio que estão presentes de forma abundante na goiaba branca.

Os antioxidantes são ótimas propriedades da goiaba Kumagai, pois são fortes aliados no combate aos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento do organismo e também costumam provocar o surgimento de vários tipos de câncer. Tais antioxidantes – além das vitaminas A, C e manganês presentes na fruta – também atuam contra o envelhecimento da pele, evitando o aparecimento de novas rugas e linhas de expressão, tornando sua cútis mais jovem e saudável.

A goiaba branca é muito conhecida por ter em sua composição uma substância denominada folato. Ela atua no organismo de forma a manter a fertilidade nos seres humanos. Outro ponto positivo é a vitamina A e o retinol presentes na goiaba, ambos ajudam a manter a sua visão boa por mais tempo.

A goiaba Kumagai tem como benefícios a possibilidade de relaxar os nervos, acalmando o sistema nervoso. Isso ocorre graças à presença abundante de magnésio na fruta. Essa substância contribui no relaxamento de nervos e músculos. Ou seja, consumir uma goiaba branca após um pesado e cansativo dia de trabalho é uma ótima forma de acalmar a cabeça e de dar uma dose extra de energia, proporcionando um novo ânimo à pessoa.

Rica em potássio, a goiaba kumagai contribui para o controle da pressão arterial, o que vai impactar positivamente no funcionamento do coração, afastando possíveis doenças cardíacas. Para se ter uma ideia, uma goiaba possui mais ou menos a mesma quantidade de potássio que uma banana. A goiaba é boa também para quem tem diabetes, pois ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando a ocorrência de picos de glicemia. A propósito, tomar suco de goiaba branca é uma boa forma de potencializar os efeitos contra a diabetes.

Como cultivar a goiaba Kumagai

Se você quer plantar essa variedade de goiaba em casa, saiba que é preciso primeiro comprar muda de goiaba Kumagai. Como essa variedade é original da região de Campinas (SP), pode ser preciso saber como comprar mudas de goiaba Kumagai diretamente dos produtores. Outra saída é pesquisar na internet empresas especializadas em mudas que possam tê-las ou saber como adquiri-las. Importante lembrar que é recomendável o uso de mudas, pois elas se desenvolvem mais rápido do que fazer o cultivo com sementes da própria fruta.

Com as mudas goiaba Kumagai em mãos, você deverá preparar o solo, fazendo um buraco bem fundo no quintal, para que a muda cresça e se espalhe por baixo da terra. Se preferir, espalhe calcário pelo solo, que é positivo para o cultivar. Em seguida, equilibre o pH do solo, que deverá ficar entre 5,5 e 6,8. Se você reside em um local que chove muito, tal processo poderá ser mais facilitado. O terreno deve ser necessariamente plano, no máximo com uma pequena inclinação. Vale lembrar que o terreno não pode ser encharcado, senão a goiabeira não irá se desenvolver satisfatoriamente.

Se você pretende colocar mais de uma muda, leve em conta a necessidade de estabelecer um espaçamento entre elas para que cada uma se desenvolva naturalmente, sem atropelos. Considere pelo menos três metros de distância entre uma e outra.

A produção de goiaba ocorre o ano todo, mas, de janeiro a abril, há uma produção de frutos ainda maior. Por isso, é indicado que se faça a colheita da goiabeira três vezes por semana. Mas atenção: retire apenas as goiabas que estão bem desenvolvidas. Ao mesmo tempo, faça as podas para a formação de novos frutos, bem como a condução dos ramos e a limpeza da goiabeira. Essas ações vão diminuir a propensão às pragas e doenças.

 

Confira outros tipos de goiaba:

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Goiaba Tailandesa

Benefícios e Propriedades da Goiaba Cortibel

Benefícios e Propriedades da Goiaba Paluma