Benefícios da Groselha para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A groselha é uma fruta vermelha, pequena, transparente e brilhante cuja origem é europeia. Essa fruta tem um melhor desenvolvimento em regiões onde o verão é úmido e o inverno severo e frio. Sua planta tem um crescimento rápido, apresenta espinhos afiados ao longo de seus ramos e pode chegar até 6 pés de altura.

Benefícios da groselha

A groselha vermelha possui diversos benefícios, haja vista a quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do organismo de um indivíduo.

groselha benefícios

Elencamos abaixo alguns, confira a seguir:

  1. Melhora a visão

Devido à grande quantidade de vitamina A e caroteno, a groselha ajuda a manter uma visão saudável, ajudando assim a reduzir o risco de degeneração macular e cegueira noturna. Além disso, reduz a vermelhidão, coceira e ajuda na lubrificação ocular. Tendo em vista a grande quantidade de vitamina C, o funcionamento das células da retina mantém-se em dia, melhorando a miopia e a catarata e reduzindo a tensão intraocular.

  1. Favorece as atividades cerebrais

O consumo regular de groselha vermelha favorece a memória, haja vista que protege o cérebro de radicais livres, graças à quantidade abundante de antioxidantes. A groselha também protege as células cerebrais dos danos de radicais livres que resultam em deterioração das células cerebrais ou mesmo dos tecidos.

  1. Auxilia na diabetes

A groselha ajuda no tratamento de açúcar elevado no sangue por ser rica em crômio, logo, ajuda a equilibrar o metabolismo dos carboidratos, que, por sua vez, faz com que o corpo responda melhor à insulina. Cabe destacar que o seu teor de vitamina C promove o bom funcionamento do pâncreas e regula a glicose.

  1. Previne o envelhecimento precoce

Para as pessoas que desejam retardar o envelhecimento precoce, sugere-se que a groselha seja incluída na dieta, haja vista a alta concentração de antioxidantes. A groselha reduz a quantidade de radicais livres no corpo, ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas, por exemplo. Além disso, essa fruta é rica em vitamina A, que estimula a produção de colágeno. A groselha fortalece o fígado e ajuda na liberação de toxinas fora do corpo.

  1. Melhora a saúde do cabelo

Considerando o alto teor de vitamina C, a groselha é amplamente utilizada no tratamento capilar, como queda, cabelo opaco e grisalho prematuro. Sabe-se que a deficiência de vitamina C pode levar à quebra e perda de cabelo. Diante disso, o ideal é que essa fruta seja consumida diariamente ou que use o óleo de groselha para massagear o couro cabeludo algumas vezes por semana.

  1. Auxilia na saúde bucal

A vitamina C e outros nutrientes contemplados na groselha são benéficos para a saúde, visto que combatem bactérias e infecções, além de prevenirem cáries e ajudarem a curar os tecidos da gengiva.

Para erradicar os efeitos do mau hálito, mastigue pedaços de fruta fresca de groselha diariamente. É possível, também, utilizar o pó ou o suco diariamente para fortificar os dentes e a gengiva.

  1. Evita problemas urinários

A groselha é muito benéfica para o sistema renal. Como é diurética, aumenta a frequência e o volume da urina, liberando as toxinas através do sistema urinário. Ela inibe o crescimento de bactérias e, portanto, ajuda no tratamento de problemas urinários, como as infecções da bexiga, por exemplo.

  1. Reduz o colesterol

O consumo regular de groselha ajuda a diminuir os níveis de colesterol em virtude do teor de pectina, visto que ela inibe a agregação plaquetária e reduz os níveis de colesterol no organismo. Simultaneamente, promove a redução de lipoproteínas de baixa densidade ao aumentar os níveis de lipoproteína de alta densidade. É aconselhável que frutas frescas sejam consumidas duas vezes por dia.

  1. Minimiza os efeitos da menopausa

A groselha também pode ser boa para as mulheres que estão atravessando o período da menopausa, haja vista que essa fruta melhora o fluxo de sangue. A groselha remove os níveis de colesterol ruins, resíduos e toxinas do sangue.

  1. Aumenta a imunidade

A groselha aumenta a imunidade em virtude da sua grande quantidade de vitamina C, que a transforma em um potente antioxidante. Nesse sentido, ela protege o organismo contra danos de radicais livres que ocasionam infecções comuns, que podem ser desde uma gripe a um câncer. Ademais, ajuda a aumentar a contagem de células brancas do sangue, principal linha de defesa do sistema imunológico.

Propriedades da groselha

As groselhas são frutas ricas em minerais, como fósforo, magnésio, potássio, ferro, potássio e flavonoides, substâncias que ajudam a reduzir a pressão sanguínea elevada e melhoram a saúde cardiovascular. Essa fruta contém ácido málico, que estimula o metabolismo e a produção de energia e ajuda a eliminar o ácido úrico. A groselha é tônica, desobstrutiva, laxativa, diurética e depurativa. Diante disso, age como um excelente desintoxicador hepático, limpando o sangue e combatendo as deficiências de vitamina C. A groselha mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos, ajudando a prevenir constipações e infecções intestinais.

benefícios da groselha

A groselha possui apenas 48 calorias por 100 gramas, sem mencionar que são grandes aliadas do trânsito intestinal devido à grande quantidade de fibras. As groselhas são adstringentes e antissépticas, sendo assim, reduzem a dor e o incômodo em machucados e evitam a formação de bolhas em queimaduras.

Ainda que as groselhas não sejam tóxicas, podem causar acidez no estômago de pessoas que sejam propensas a tal. Cabe mencionar que é preciso muito cuidado quanto à colheita dos frutos, visto a existência de diversos semelhantes que podem ser tóxicos.

Cultivo da groselha

As groselheiras são árvores frutíferas, que se cultivam as bagas ou também chamadas de groselhas, pequenas frutas comestíveis utilizadas em tortas, sucos e licores. Usualmente, a plantação de groselha costuma ser feita para cultivar a bagas, de maneira que costuma se tornar apenas um arbusto e sim um conjunto de groselhas.

A temporada de frutificação acontece no verão, geralmente em dezembro e janeiro. Uma vez que a colheita é feita, estraga rápido. Sendo assim, sugere-se que o consumo seja feito em até 3 dias.

Quando plantar groselha?

A época ideal para plantar groselha é no outono ou princípio do inverno. A floração se dá na primavera e os frutos no verão. A terra na qual será plantada a groselha deverá ser revirada e cavado um buraco de um metro de profundidade, aproximadamente. Caso queira plantar mais de uma, o espaço entre elas deverá ser de um metro e meio de distância.

Onde plantar groselha?

As groselhas requerem um ambiente fresco e apenas algumas horas de luz, preferencialmente a matutina. Sendo assim, o ideal é que sejam plantadas em um lugar que recebam sol durante a manhã e sombra durante a tarde. Além disso, precisam de uma boa circulação de ar, ainda que não suportem o vento direto.

groselha

Como preparar o solo?

As groselhas crescem em qualquer tipo de solo, mas o ideal é que não seja excessivamente ácido ou arenoso. Opte por um solo rico em matéria orgânica e que drene bem. É aconselhável que o solo seja rico em matéria orgânica e bem drenado. Além disso, a terra deve ser bem arada antes do plantio.

Como regar?

A groselheira é um arbusto que precisa de grandes quantidades de água, seja após ser plantada ou durante a época de crescimento. Essa planta também requer uma irrigação contínua durante a floração na primavera e a frutificação das bagas no verão. Após o verão, diminua a incidência de irrigação.

Cuidados com o pé de groselha

Como é uma árvore frutífera, a groselheira requer manutenção do solo. Isso significa livre de ervas daninhas e sendo podada de vez em quando. Sendo assim, são necessários dois tipos de poda: a de formação durante os três primeiros inversos desde a plantação e a poda de manutenção, que deverá ser feita a partir do quarto inverno. A poda auxiliará no crescimento e na produção de mais frutos.

Colheita de groselha

Os frutos, as bagas, costumam ser coletados durante os meses de verão. Recomenda-se que sejam recolhidas três semanas após já terem sua cor vermelha. Antes de consumi-las, guarde-as em um lugar sem umidade e deixe que sequem.

Xarope de groselha faz mal?

A groselha é conhecida por suas propriedades medicinais e amplamente utilizadas por muitos indivíduos como um remédio caseiro para tratar diarreia, amigdalite e tosse. O que tornou a groselha vilã é a maneira como ela tem sido ingerida e apresentada para a população em geral.

É de conhecimento geral o refresco de groselha, um xarope adocicado que, ao se dissolver na água, formava um líquido rosado e saboroso, que fez parte da vida de muitas crianças. Nessa perspectiva, esse xarope é como a maioria das pessoas conhece a groselha: um xarope artificial, cuja composição é açúcar, glucose de milho, água e sabor artificial de groselha.

Feitas essas considerações, é possível observar que todos os benefícios que a groselha pode oferecer não estão contemplados no xarope industrializado. Cabe acrescentar que, devido à enorme quantidade de açúcar e glucose de milho na bebida, tem causado mais malefícios do que benefícios para a saúde de quem o consome.

Diante do exposto acima, sugere-se que a fruta seja consumida in natura ou, caso queira fazer o xarope, que seja feito com a própria fruta, nunca com o aroma artificial dela, tampouco corantes.

É importante ressaltar que as folhas são contraindicadas para pessoas com redução da atividade cardíaca ou renal. No que se refere às gestantes, o médico deverá ser consultado previamente.

  • Suco de groselha

Para fazer um suco de groselha deverá ser reservado:

– 1 xícara de fruta de groselha;groselha propriedades

– Água;

– Açúcar ou adoçante a gosto.

O modo de preparo consiste em juntar as groselhas e a água, levar ao liquidificador e bater. Em seguida, misturar o açúcar e/ou adoçante e servir imediatamente.

Onde comprar groselha

A fruta in natura pode ser adquirida em grandes supermercados, em alguns sites e em hortifrutigranjeiros.

Tipos de groselhas

A groselha verde (Ribes uva-crispa) é uma planta da família das Saxifragáceas, de sabor adocicado que frutifica no começo da primavera. Essa é uma fruta europeia que se adapta bem ao clima frio e é facilmente confundida com a groselha verde indiana cultivada no Nordeste brasileiro.

Esse tipo de groselha é rico em substâncias antioxidante, anti-inflamatório e polifenois. Além disso, tem vitamina A, C, fósforo, cálcio e ferro. É a mais indicada para tratar problemas gastrointestinais, cálculos renais e biliares, feridas, úlceras, reumatismo e problemas na garganta.

A groselha preta é originária da Europa Central e da Oriental, do Norte e Centro da Ásia, A altura pode variar de 1,50m a 1,80m. Essa fruta contém antocianinas, que são elementos encontrados usualmente em frutas. São responsáveis pela cor de groselha negra.

A groselha vermelha é oriunda de várias regiões da Europa, sendo mais frequente na Europa Ocidental e Escandinávia. É um arbusto bem pequeno, porém resistente, podendo ser consumido in natura ou no preparo de molhos e geleias.

A groselha espinhosa (Uva silvestre ou uva espinha) pode ser branca, amarela, verde ou vermelha. É uma fruta de pele espinhosa e com penugens suaves. A diversidade acontece conforme o tempo de maturação, cor, forma, tamanho, sabor e forma de consumo. Costumam ser adocicadas e consumidas in natura.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Pêssego