Benefícios da Laranja Bahia para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A Laranja da Bahia, de nome científico (Citrus sinensis), também chamada de umbigo, é uma das variedades mais comuns de laranjas doces. Elas são açucaradas, geralmente sem sementes, e têm casca grossa com arestas arredondadas.

Sua especificação técnica quase se confunde com a de outras espécies, como a laranja seleta, de nome cientifico (Citrus sinensis L.), de mesma família, a quem se acredita, tenha originado.

Tanto a pele quanto a carne das laranjas de umbigo são boas para o consumo, sendo que os inúmeros benefícios que a fruta oferece para a saúde estão ligados à sua alta concentração de antioxidantes e outros nutrientes que promovem vigor, incluindo vitamina C (ácido ascórbico), hesperidina, limoneno, narirutina e beta-criptoxantina.

Laranja Bahia

Os benefícios da Laranja da Bahia para a saúde variam de efeitos anticâncer e anti-asma à capacidade de apoiar a formação saudável de colágeno, que é o que dá à pele uma aparência suave e sem rugas.

As propriedades da Laranja da Bahia

As propriedades da Laranja da Bahia incluem a origem da laranja doce, que é um pouco incerta, mas provavelmente nativa do sul da China e do Vietnã, já que a planta é cultivada nesses países há milhares de anos. O pé de Laranja Bahia foi trazido pela primeira vez para a Europa após o ano de 1400 e, muito mais tarde, para a América.

Hoje, a Laranja da Bahia é a fruta cítrica mais cultivada no mundo e 70% de todas as frutas ácidas são laranjas. Mais de 40 milhões de toneladas são produzidas a cada ano, principalmente no Brasil (Bahia), EUA, China, Itália, Espanha e Portugal.

A laranja Bahia umbigo doce é uma muda híbrida de planta de cultivo antigo, possivelmente entre pomelo (Citrus maxima) e tangerina (Citrus reticulata). É uma árvore perene da família Rutaceae e pode crescer até 12 metros de altura.

Alguns espinhos são encontrados na árvore e as folhas resistentes têm um cheiro mais doce e suave do que das folhas de limão. O pé de laranja Bahia floresce o ano todo e suas flores são grandes, brancas e intensamente perfumadas.

Uma única árvore de laranja da Bahia pode em um ano carregar cerca de 20.000 laranjas. A fruta é, na verdade, uma baga com casca interna branca e macia e uma concha de cor amarela ou laranja.

O fruto é colhido enquanto ainda está verde. Laranja Bahia é preciso saber como plantar, pois necessita crescer em pleno sol e ter acesso à umidade regular, pois ela jamais consegue tolerar a geada.

São usadas principalmente como alimento e das flores pode ser feito chá. Óleos essenciais conseguem ser extraídos da casca, das flores e das folhas. Geralmente é o óleo essencial que é usado na medicina natural.

Existem mais de 400 variedades de laranjas, e estas podem ser divididas em três grupos:

  • Laranjas amarelas ou brancas com frutas normais, como laranjas de Valência, da Espanha;
  • Laranjas de sangue com polpa vermelha. Elas adquirem a cor vermelha da antocianina de pigmento. As laranjas de sangue são principalmente cultivadas na Espanha e na Itália;
  • Laranjas de umbigo, caracterizadas pelo crescimento de uma segunda fruta no ápice.

Outros nomes comuns da laranja da Bahia: laranja, laranja de Portugal, laranja da China, appelsin (dinamarquês), apfelsine (alemão), naranjo (espanhol), zhi shi (chinês).

Tabela Nutricional

Proporcional a 100 gramas de laranja da baía.

  • Calorias – 45,4 kcal
  • Carboidratos – 11,5 g
  • Proteínas – 1,0 g
  • Fibra Alimentar – 1,1 g
  • Cálcio – 35,4 mg
  • Vitamina C – 56,9 mg
  • Fósforo – 23,8 mg
  • Manganês – 0,0 mg
  • Magnésio – 9,2 mg
  • Lipídios – 0,1 g
  • Ferro – 0,1 mg
  • Potássio – 174,2 mg
  • Cobre – 0,0 ug
  • Zinco – 0,1 mg
  • Riboflavina B2 – 0,0 mg
  • Tiamina B1 – 0,1 mg

Os benefícios da Laranja da Bahia

A laranja da Bahia tem como benefícios, além do preço atrativo, tornando a fruta popular, o óleo essencial, que é um dos mais vendidos no mundo.

O óleo é produzido pressionando a casca e a parede da fruta, que contêm cerca de 0,3 a 2% de óleo essencial. O óleo de laranja doce tem baixa viscosidade e a cor varia de laranja claro a laranja escuro.

  • O óleo essencial é antisséptico e anti-inflamatório e tem sido usado tradicionalmente para tratar doenças como: constipação, gastrite,  enjoo, câimbras,  cólicas, obesidade, retenção de líquidos,  bronquite, úlceras na boca, tensão nervosa,  depressão  e estresse;
  • Laranja Bahia umbigo pode proteger de doenças cardiovasculares e câncer. Quase todas as frutas cítricas contêm hesperidina, um flavonoide que promove a saúde, mas laranjas doces, como as laranjas de umbigo, são particularmente ricas em hesperidina, que é conhecida por atuar como um forte antioxidante, protegendo o corpo contra ataques de radicais livres;
  • Oferece benefícios de beleza. A hesperidina nas laranjas de umbigo trabalha em conjunto com a vitamina C para apoiar a formação saudável de colágeno, que é o que dá à pele uma aparência suave, flexível e jovem.
  • Pode ajudar quem sofre de asma. O baixo consumo de frutas frescas, ricas em vitamina C, como as laranjas doces, está associado à diminuição da função pulmonar. Potenciais efeitos anti-asma, associados ao consumo de laranjas e outras frutas cítricas, também podem estar parcialmente ligados à alta concentração de hesperidina.
  • Pode prevenir gripes e resfriados. Elas são ricas em antioxidantes e podem ser úteis no  fortalecimento do sistema imunológico e no tratamento de  resfriados  e  gripes.
  • Pode auxiliar na proteção da pele e contra celulite. Devido às propriedades antissépticas do óleo, pode inibir o crescimento de bactérias e fungos. Acredita-se que aumenta a circulação sanguínea e linfática e, portanto, pode ser útil no tratamento de edemas e celulite.
  • Outros benefícios da laranja da Bahia são: diminuição da pressão alta, ser estimulante para o couro cabeludo e, quando usado em óleo de massagem, pode ser refrescante e relaxante. O óleo de laranja de umbigo também é considerado bom para a digestão.

Efeitos colaterais e possíveis implicações

A laranja Bahia é doce e geralmente não tóxica, mas podem ocorrer alguns casos de intoxicação após a ingestão de grandes quantidades da casca. O óleo essencial pode ser irritante para a pele e causar uma reação alérgica. Não deve ser usado por mulheres grávidas.

 

Confira outros tipos de laranja:

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Laranja Pera

Benefícios e Propriedades da Laranja Lima

Benefícios e Propriedades da Laranja Seleta