Benefícios da Laranja Lima para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Nada como provar uma Laranja Lima, usufruindo de todo o potencial dessa fruta saborosa. Além de ser deliciosa, a laranja lima é perceptível por seus benefícios para uma vida saudável em virtude de suas características nutritivas.

Ela possui grandes atributos para o sistema corporal, auxiliando na prevenção de diversas doenças, e restituindo vitaminas essenciais. A ingestão da fruta deve acontecer dentro de uma dieta balanceada para que a saúde permaneça em equilíbrio.

Acima de tudo, a laranja lima é uma fruta para bebês e gestantes. É muito recomendada por ser menos ácida e com vitamina C em abundância, possuindo ainda antioxidantes e características com ação anti-inflamatória.

A laranja atua no funcionamento contra a geração de coágulos no sangue, sendo recomendada também para equilibrar o colesterol, controlar o intestino, aperfeiçoar o sistema circulatório e fortalecer as proteções do corpo humano. A laranja lima é uma variedade da laranja cujo suco é excelente fonte de energia, adotando a tarefa de hidratar o corpo.

Laranja Lima

Diversos especialistas indicam a ingestão da fruta in natura ou em suco antes ou após os exercícios físicos. O consumo da laranja auxilia ainda no combate aos radicais livres, colaborando para um ótimo desempenho do organismo.

As propriedades da Laranja Lima

A laranja lima tem como nome científico Citrus ourantifolia e é da família Rutaceae, com origem no sudeste asiático. Ela é uma espécie de laranja grande, adocicada, com um número plausível de calorias, pequena acidez e muitos nutrientes.

A fruta tem ações positivas em indivíduos com complicações gástricas. Nesses casos, o ideal é comer a laranja in natura para não danificar a vitamina C. Porém, é crucial, antes de consumi-la, realizar a remoção de resíduos através da lavagem.

A planta apresenta como características arbustos que podem chegar até 4 m de altura, galhos com espinhos resistentes, folhas prolongadas e arestas entrecortadas, além de amplas flores rosadas.

O fruto é representado pelo elemento hesperídio, esférico e prolongado de 6 a 20 cm de comprimento, num tom que vai de amarelo-esverdeado a amarelo intenso, pele consistente e enrugada. Obviamente, a polpa é ingerível, esverdeada, amarga, envolvendo pequenas sementes brancas.

Sua frutificação se dá no inverno e a propagação acontece através da semente e da enxertia.

Para que serve a Laranja Lima?

As laranjas lima são frutas que apresentam benefícios incontáveis para gestantes, bebês e indivíduos com problemas de saúde em geral. Porém, elas também podem servir para várias outras finalidades, como ressaltar o aroma de pratos da culinária mexicana, tailandesa e vietnamita.

Podem ainda ser usadas no preparo de bebidas alcoólicas e coquetéis tropicais, para ornamentar saladas e acompanhar outras frutas de menor açúcar.

O óleo, por sua vez, age como desintoxicante do organismo, além de possuir variados elementos que melhoram a saúde.

Tabela Nutricional

Proporcional a 100 gramas de laranja lima.

  • Calorias – 45,7 kcal
  • Carboidratos – 11,5 g
  • Proteínas – 1,1 g
  • Fibra Alimentar – 1,8 g
  • Fibras Solúveis – 0,0 g
  • Cálcio – 31,5 mg
  • Vitamina C – 43,5 mg
  • Piridoxina B6 – 0,0 mg
  • Fósforo – 14,5 mg
  • Manganês – 0,1 mg
  • Magnésio – 10,2 mg
  • Lipídios – 0,1 g
  • Ferro – 0,1 mg
  • Potássio – 129,9 mg
  • Cobre – 0,0 ug
  • Zinco – 0,1 mg
  • Tiamina B1 – 0,1 mg
  • Riboflavina B2 – 0,1 mg
  • Sódio – 1,1 mg

Os benefícios da Laranja Lima

A laranja lima tem como benefícios o tratamento, controle, prevenção e melhora das seguintes doenças, condições e sintomas:

  • Atua como tônico. A relação de um tônico com o corpo é bastante semelhante à revisão e manutenção de um veículo. Um tônico fortalece cada peça que funciona em todo o corpo, mantém o sistema metabólico na forma adequada e aumenta a imunidade.
  • O óleo da laranja lima pode ajudar com diversos benefícios. Ele serve como um desintoxicante, aumenta a imunidade, trata a constipação e dispepsia, e é muito bom para manter a pele saudável, lisa e cheirosa. Também ajuda a curar a acne e a dermatite.
  • Prevenção da anemia. A anemia, diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue, é frequentemente causada por deficiência de ferro. Embora as laranjas lima não sejam uma boa fonte de ferro, elas são uma excelente fonte de ácidos orgânicos, como a vitamina C (ácido ascórbico) e o ácido cítrico.
  • Auxilia na prevenção de pedras nos rins. As limas são uma boa fonte de ácido cítrico e citratos, que ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins.
  • Podem ajudar com doenças do coração. A doença cardíaca é atualmente a causa mais comum de morte prematura no mundo. Os flavonoides nas laranjas, especialmente a hesperidina, podem ter efeitos protetores contra doenças cardíacas.
  • Laranja lima atua na prevenção de inflamações. A vitamina C é um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e a eliminar os radicais livres pró-inflamatórios nocivos do sangue.
  • Proporciona proteção ao intestino e ao cólon. A fruta é baixa em calorias, não contém gorduras saturadas ou colesterol, mas é rica em fibra dietética e pectina que, por sua virtude como um laxante em massa, ajuda a proteger a mucosa do cólon, diminuindo seu tempo de exposição a substâncias tóxicas, bem como a ligação a substâncias químicas causadoras de câncer no cólon. Ao ligar-se aos ácidos biliaresno cólon, a pectina também reduz os níveis de colesterol no sangue, diminuindo sua reabsorção no cólon.
  • Tem função energética. Também é uma fonte muito boa de vitaminas do complexo B, como tiamina, piridoxina e folato. Essas vitaminas são essenciais no sentido de que o corpo humano necessita de fontes externas para se reabastecer.

Os malefícios da Laranja Lima

A lima é uma laranja que dispõe muito mais de benefícios do que malefícios, mesmo assim é aconselhável tomar algumas precauções. Por ser bastante rica em vitamina C, a laranja lima pode provocar alergia em pessoas sensíveis. Desse modo, antes de experimentá-la, é importante saber se possui alguma espécie de rejeição à fruta.

Também não é indicado ingerir a laranja em demasia, pois pode estimular problemas como diabetes.

Pessoas que sofrem de complicações no estômago, como colecistite, hepatite, enterite, colite e úlceras devem evitar o consumo, pois a abundância de acidez da laranja poderia piorar estes sintomas.

Finalmente, gestantes e lactantes durante esses períodos devem fugir de usar os óleos essências da laranja.

 

Confira outros tipos de laranja:

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Laranja Pera

Benefícios e Propriedades da Laranja Bahia

Benefícios e Propriedades da Laranja Seleta