8 tipos de laranja e suas propriedades – Conheça alguns benefícios dessa fruta

Spread the love

A laranja, nome científico Citrus sinensis, pode ser considerada uma das frutas mais consumidas no mundo todo. Conhecida principalmente por conter uma rica quantidade de vitamina C, essa fruta cítrica e de formato arredondado também apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

Sua origem vem da Índia onde, muito provavelmente, surgiu do cruzamento na antiguidade entre a tangerina e uma fruta de nome cimboa. Ela apresenta uma cor alaranjada e polpa suculenta, sendo uma mescla entre o doce e o azedo. A laranja se espalhou por toda a Ásia e, em seguida, foi levada pela Europa pelos portugueses, onde acabou se espalhando pelo mundo.

Uma laranja possui uma média de 62 calorias, a maior parte vinda dos carboidratos, sendo por isso recomendada para as pessoas que estão de dieta. Ela possui também fibras alimentares e é rica em vitamina C, apresentando 150% da quantidade recomendada por dia. Além disso, contém vitamina A, cobre, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B. Sua composição também inclui fitontrientes, entre eles os flavanonas, polifenois, antocianinas e ácidos hidroxicinâmicos.

Veja mais sobre as propriedades da laranja:

  • Vitamina A: apresenta ação antioxidante e ajuda a cuidar da saúde dos olhos.
  • Vitamina C: ajuda a combater infecções, melhora a saúde da pele e a absorção do ferro pelo organismo, evitando a anemia.
  • Magnésio: provoca o fortalecimento do sistema imunológico, agindo como um analgésico contra as dores estomacais.
  • Flavonoides e betacaroteno: em conjunto com as fibras presentes na laranja, combatem o colesterol ruim (LDL).
  • Oligoelementos: a presença dessas substâncias na laranja são aliadas no tratamento da depressão e na redução do estresse.

Quais os benefícios da Laranja

1.Benefícios da laranja na perda de peso – A laranja é um alimento muito recomendado para quem deseja emagrecer. Isso porque essa fruta contém uma quantidade de fibras que acaba fazendo a sensação de saciedade do organismo ser maior, evitando o consumo de mais alimentos.

As fibras também ajudam a regular o intestino, o que é benéfico para quem deseja perder peso. Pesquisas revelaram que o consumo de vitamina C faz o índice de massa corpórea ser reduzido, o que contribui nesse aspecto.

2.Benefícios da laranja no cuidado com a saúde cardiovascular – Por ser uma fruta rica em fibras, as taxas de colesterol acabam sendo diminuídas, o que reduz os riscos de um ataque cardíaco. O potássio faz diminuir as chances de um acidente vascular cerebral (AVC) e também arritmias, reduzindo a pressão sanguínea e as contrações cardíacas.

A presença de antioxidantes e da vitamina C faz com que o consumo dessa fruta ajude a prevenir a atuação dos radicais livres no sangue, que fazem com que se formem placas que podem resultar na ocorrência de um AVC, infarto e trombose.

3.Benefícios da laranja no tratamento de diabetes tipo 2 – A laranja é classificada como um superalimento para as pessoas portadoras de diabetes tipo 2. O motivo é porque os níveis de açúcar e de insulina no sangue são controlados pela presença de fibras na laranja. Apesar disso, é importante ter a consciência de que o consumo da fruta deve ser feito de forma moderado, já que a ingestão de maneira excessiva poderá provocar glicemia.

4.Benefícios da laranja contra a artrite reumatoide – De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o consumo diário do suco de uma laranja faz com que o risco de uma artrite reumatoide seja reduzido, isso por conta das propriedade anti-inflamatórias da fruta.

5.Benefícios da laranja na prevenção contra os cálculos renais – O consumo do suco de laranja, em média meio litro por dia, reduz o pH da urina. Isso ocorre porque o ácido cítrico é expelido em maior quantidade. Por esse motivo, os riscos do surgimento de cristais de oxalato de cálcio, responsáveis pelo surgimento dos cálculos renais, são reduzidos.

6.Benefícios da laranja na proteção contra o câncer – Uma pesquisa realizada na Austrália revelou que uma dieta feita com uma alta ingestão de frutas cítricas acaba protegendo o organismo do surgimento de certos tipos de câncer, como o de estômago, esôfago e da boca. Os compostos fito-químicos que a laranja contém também causam uma redução na atuação dos radicais livres, que podem contribuir para o surgimento do câncer.

Além disso, outro estudo mostrou que ter uma dieta rica em laranja, seja a fruta ou o suco, nos primeiros anos de vida, diminui as chances de surgir a leucemia. A presença dos flavonoides também reduz as chances de um câncer de mama.

Laranja: tipos existentes do fruto

Existe uma variedade enorme de tipos de laranja encontradas atualmente, sendo consumida como suco, principalmente nos cafés da manhã e refeições diárias. Ela também é apreciada in natura e para o preparo de diversas sobremesas, como bolos, geleias, compotas, além de ser usada em receitas salgadas.

Conheça as variedades de laranjas:

  • Laranja-pera – Essa variação da fruta possui um sabor adocicado e um tamanho mais reduzido em comparação às outras. Seu uso é indicado para a preparação de sucos e também in natura.
  • Laranja-Bahia – Também conhecida como laranja-de-umbigo em seu Estado de origem, a Bahia, essa laranja é bem fácil de ser descascada e não possui sementes. Ela teve a sua origem através de uma mutação natural e é geralmente usada para saladas.
  • Laranja-lima – Entre as laranjas, essa é a que apresenta o menor teor de acidez. Seu sabor é adocicado e suave. Por esse motivo, é a mais indicada para as pessoas que apresentam problemas digestivos e também para as crianças.
  • Laranja japonesa – Esse fruto, apesar de ser chamado de “laranja”, não pertence ao gênero Citrus, mas sim ao Fortunella. Seu tamanho é reduzido e possui um sabor azedo, sendo consumido com a casca.
  • Laranja Valência – Possui um formato ovalado, com a casca grossa e cor bem amarelada. Essa laranja é ideal para a preparação de sucos. O sabor do suco é forte e também adocicado.
  • Laranja folha murcha – Com forma oval, achatada e casca grossa, essa variação da laranja possui suco de sabor doce. Em geral, ela apresenta um tamanho maior o que as demais laranjas.
  • Laranja charmute – Essa laranja é também chamada de Charmute de Brotas, sendo uma variação mais nova disponível no mercado. Por se tratar de uma fruta bastante suculenta, ela produz suco em abundância e bem doce. É ideal para ser consumida in natura, apresentando também uma baixa acidez.
  • Laranja sanguínea – A laranja sanguínea possui um sabor adocicado e mais nutrientes do que as laranjas mais tradicionais. O seu consumo diário ajuda a reduzir o colesterol, além de eliminar as gorduras e controlar a diabetes.Além disso, ao consumir essa laranja, benefícios para a saúde são apresentados, como função diurética e laxante, auxílio no combate ao reumatismo, ação calmante, antifebril e anti-hemorrágica. Ela é mais consumida nos Estados Unidos e também em países da Europa. Essa variação da laranja no Brasil é geralmente cultivada em pomares familiares.

Consumir laranja em excesso deve ser evitado

Pessoas que apresentam distúrbios no sistema digestivo, como a gastrite e refluxo, devem consumir a laranja de forma moderada. Além disso, por ser uma fonte de potássio, é preciso ter precaução quando se está fazendo a utilização de remédios betabloqueadores, pois pode provocar um mal funcionamento nos rins.

Consumir uma grande quantidade de laranjas durante o dia pode resultar em diarreia, azia, dor de cabeça, cãibras e inchaço.

Por ser uma fonte de açúcar, ela também pode trazer o ganho de peso quando ingerida em abundância e em conjunto com outros alimentos doces. Porém, quando consumida de forma moderada, essa fruta trará inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo.

Receitas de suco de laranja para emagrecer

Para usufruir dos benefícios da laranja para emagrecer, o ideal é ingerir entre 3 a 5 copos de suco natural da fruta diariamente, evitando adicionar açúcar. Sucos industrializados não são recomendados para esse propósito, já que eles possuem uma grande quantidade de açúcar em sua composição.

As fibras e a vitamina C vão agir de forma a desintoxicar o organismo, limpando o intestino e combatendo a retenção de líquidos, o que auxilia efetivamente na perda de peso. Mas, lembre-se que os efeitos serão mais eficazes junto a uma alimentação saudável e balanceada. Veja como preparar sucos gostosos e saudáveis.

Suco de laranja com couve

A combinação desses dois ingredientes age de forma muito benéfica na redução das medidas, pois se trata de uma bebida rica em vitamina C, fibras e ácido fólico. Além disso, é recomendado para prevenir a anemia e também os resfriados.

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja
  • 1/2 folha de couve manteiga
  • ½ copo de água

Modo de preparo

Para preparar esse suco, bata todos os ingredientes em um liquidificador. Não é necessário coar. O suo deve ser tomado assim que estiver pronto para que os nutrientes e propriedades não sejam perdidos. Não é preciso colocar açúcar.

Suco de laranja e cenoura

Ingredientes

  • 2 laranjas descascadas e sem sementes
  • 4 cenouras descascadas
  • 1 maçã
  • suco de 1 limão
  • lascas de gengibre
  • água de coco a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes, até que seja formada uma massa de consistência homogênea. Se preferir, coloque cubos de gelo e está pronto para servir. Caso deseje adoçar, prefira usar mel.

Laranja – Informação nutricional

Confira a seguir as informações nutricionais em média de uma laranja.

  • Calorias: 62 kcal
  • Carboidratos (15,4g)
  • Proteínas (1,2g)
  • Fibras (3,1g)
  • Potássio (237 mg)
  • Vitamina C (69,7 mg)