Benefícios da Laranja Pera para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

De todas as espécies de citros cultivadas mundialmente, a Laranja Pera, de nome científico (Citrus sinensis (L.) Osbeck), é a mais popular. A fruta é caracterizada pelo sabor doce e agradável e um aroma fino, que é muito apreciado pelos consumidores.

Também conhecida como “laranja pera rio” ou ainda “laranja pera do rio”, é de forma alongada, com a casca lisa e fina, de tom amarelado e, às vezes, avermelhada, além de a polpa ser bastante nutritiva.

A sacarose é o principal carboidrato, embora o ácido cítrico e o ácido orgânico sejam dominantes no suco. A laranja pera é considerada uma rica fonte de antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos (hesperidina e narirutina). É bastante rica em carotenoides (violaxantina, criptoxantina e luteína).

Laranja Pera

Nas laranjas pera rio pigmentadas, a cor é devido à presença de antocianinas, exceto em algumas cultivares em que o licopeno é o principal pigmento. Os principais aminoácidos encontrados no suco são prolina, serina e arginina, enquanto o potássio é o mineral crucial achado. O aroma fino das laranjas deve-se à presença de vários voláteis, sendo o mais abundante o limoneno.

Principais propriedades da Laranja Pera

A laranja pera possui, como propriedades, origem no Sudeste Asiático, precisamente na China, além de ser um antioxidante natural potente que constrói um sistema corporal imune.

São da família Rutaceae, cujos primeiros exemplares cruzaram o mar em 1493, transportadas por Cristovão Colombo. Suas sementes chegaram ao Panamá em 1516 por mãos espanholas, e, dois anos mais tarde, finalmente ao México, mesmo período em que os portugueses começaram a plantar laranjas doces no Brasil.

O grupo Citrus sinensis é formado pelas principais variedades de laranjas doces, como Pera, Natal, Lima Tardia, Piralima, Lima, Seleta, Folha Murcha, Rubi, Westin, Bahia e Baianinha, Hamlin e Valência.

O Brasil, que possui grandes atributos climáticos para a produção de laranja, é atualmente o maior fabricante e exportador mundial do suco da fruta e outros produtos originários.

Dentre os diversos tipos de laranjas vendidas, a laranja pera para suco ou in natura ocupa um lugar especial, pois tem muita qualidade no sabor, sendo mais doce e menos ácida que outras categorias.

A laranja pera vem de uma pequena árvore perene de 7,5 m de altura que, em alguns casos, pode chegar até 15 m.

A árvore da laranja pera rio produz folhas coriáceas e perenes de diferentes formas, variando de elípticas a alongadas e ovais, com 6,5 a 15 cm de comprimento e 2,5 a 9,5 cm de largura, muitas vezes com asas estreitas nos pecíolos.

Ela possui flores brancas perfumadas isoladas ou em verticilos de 6 unidades com cerca de 5 cm de largura, 5 pétalas e 20-25 estames amarelos. As pequenas flores hermafroditas perfumadas, brancas ou roxas, produzem néctar para a polinização de insetos.

O fruto, que pode ser de redondo ou oval, tem de 6,5 a 9,5 cm de largura, e sua cor varia do laranja para o amarelo de acordo com a sua maturação. Anatomicamente, a fruta consiste em duas regiões distintas: o pericarpo, também chamado de casca, pele ou casca; e o endocarpo, ou sacos de polpa e suco.

A pele consiste em uma epiderme de cera com numerosas pequenas glândulas de óleo aromáticas que lhe conferem um cheiro particular. A quantidade de cera depende da variedade, condições climáticas e taxa de crescimento.

Uma quantidade consistente de fungos e bactérias está presente na pele e mais abundantemente em climas úmidos. Isso justifica a necessidade de uma lavagem apropriada da fruta antes de comer ou de extrair suco e óleos essenciais.

Tabela Nutricional

Quantas calorias têm uma laranja pera? Pergunta difícil para os leigos que amam a fruta, porém não fazem ideia da composição de uma laranja pera e suas calorias. Veja agora:

Quantidade proporcional a 100 gramas de laranja pera.

  • Calorias – 36,8 kcal
  • Carboidratos – 9 g
  • Proteínas – 1 g
  • Fibra Alimentar – 0,8 g
  • Fibras Solúveis – 0 g
  • Cálcio – 21,9 mg
  • Vitamina C – 53,7 mg
  • Piridoxina B6 – 0 mg
  • Fósforo – 22,7 mg
  • Manganês – 0,1 mg
  • Magnésio – 8,6 mg
  • Lípidios – 0,1 g
  • Ferro – 0,1 mg
  • Potássio – 162,8 mg
  • Cobre – 0 ug
  • Zinco – 0,1 mg
  • Riboflavina B2 – 0 mg
  • Tiamina B1 – 0,1 mg

Os benefícios da Laranja Pera

A laranja pera possui diversos benefícios, como ser a principal fonte de importantes nutrientes fitoquímicos que, por muito tempo, foram valorizados por suas propriedades nutritivas e antioxidantes saudáveis. Está cientificamente provado que as laranjas pera, que são ricas em vitaminas e minerais, oferecem muitos beneficios para a saúde.

Sabe-se que as fibras são úteis na redução do risco de câncer, e muitas doenças crônicas como artrite, obesidade e doenças coronarianas.

  • Laranja pera auxilia na imunidade corporal. O consumo de alimentos ricos em vitamina C melhora a imunidade do corpo contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres pró-inflamatórios nocivos do sangue. A laranja pera rio contém uma variedade de fitoquímicos como hesperetina e narigenina. A narigenina tem um efeito bioativo na saúde humana como antioxidante, eliminador de radicais livres, anti-inflamatório e modulador do sistema imunológico.
  • Laranja pera do rio ajuda a prevenir inflamações. Os flavonóides cítricos contêm compostos com atividade antiinflamatória devido à presença de enzimas reguladoras (proteína quinase C, fosfodiesterase, fosfolipase, lipoxigenase e ciclooxigenase) que controlam a formação dos mediadores biológicos, responsáveis ​​pela ativação de células endoteliais e células especializadas envolvidas na inflamação.
  • A fruta ajuda no combate ao câncer e a arteriosclerose. Os flavonóides cítricos podem prevenir o câncer através de citotoxicidade seletiva, ações antiproliferativas e apoptose. Os flavonóides são antimutagênicos, protegendo assim o DNA de danos por sua capacidade de absorver a luz ultravioleta. Eles neutralizam os radicais livres que promove mutações quando são gerados próximos ao DNA.
  • Laranja pera é um ótimo alimento contra obesidade. As laranjas pera rio contêm baixas calorias e nenhuma gordura saturada ou colesterol, mas são ricas em fibras dietéticas e pectina, muito eficaz em pessoas com obesidade. A pectina, como laxante natural, protege a membrana mucosa da exposição a substâncias tóxicas, assim como a ligação a produtos químicos cancerígenos no cólon.
  • Consumir laranja pera auxilia para manter uma boa saúde. A fruta também contém boa quantidade de vitamina A, e outros antioxidantes flavonóides, como alfa e beta-carotenos, beta-criptoxantina, zeaxantina e luteína, compostos que têm propriedades antioxidantes. A vitamina A é necessária para a manutenção de mucosas saudáveis e pele, além de ser essencial para a visão.

 

Confira outros tipos de laranja:

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Laranja Lima

Benefícios e Propriedades da Laranja Bahia

Benefícios e Propriedades da Laranja Seleta