Benefícios da Lentilha para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A lentilha é uma leguminosa pertencente à família Fabaceae, da espécie Lens ensculenta e faz parte da alimentação humana desde a pré-história, quando suas sementes foram encontradas em sítios arqueológicos no Oriente Médio. Há relatos de que já eram consumidas na Antiguidade no Egito, na Grécia, em Roma.

Originária da Ásia Central, a lentilha foi trazida ao Brasil por imigrantes Europeus. Apesar de ser cultivada principalmente no Sul do país, este plantio é feito em pequena escala e grande parte da lentilha consumida no Brasil é importada do Canadá e da Argentina.

As lentilhas são pequenas, circulares e achatadas e se desenvolvem dentro das vagens. Muito conhecidas pela superstição da virada do ano, que simboliza sorte e riqueza, possui excelentes propriedades nutricionais e vale ser incluída nas refeições durante todo o ano.

lentilha benefícios

Fácil de preparar, com poucas calorias e baixo custo, a lentilha pode ser utilizada no preparo de sopas, pratos recheados, cozidos e saladas. Quando ingerida com outros cereais e legumes, garante uma porção completa de proteínas. A lentilha é rica em fibras, carboidratos complexos, ácido fólico, vitamina B6, vitamina C, magnésio, ferro e triptofano. Dentre as propriedades da lentilha destacam-se o controle da glicemia e do colesterol.

Benefícios da lentilha

As lentilhas, embora pequenas, são ricas em fibras alimentares capazes de baixar o colesterol e estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo um alimento poderoso e benéfico para portadores de diabetes, já que fornece energia de forma lenta, evitando picos de glicemia. As fibras ajudam também no bom funcionamento do intestino, na prevenção de doenças digestivas como a síndrome do intestino irritável e na perda de peso.

Os benefícios da lentilha vão além. Como possui boas quantidades de vitamina C, ácido fólico, tiamina, ferro, fósforo e cobre, protege o sistema cardiovascular, ajuda no combate a alguns tipos de câncer e previne a anemia.

1.Ajuda a emagrecer

As lentilhas são fonte de fibras. O consumo de fibras é importante para quem busca um emagrecimento saudável, uma vez que melhoram o processo digestivo e a absorção de nutrientes, ao mesmo tempo em que diminuem a absorção de gorduras e facilitam a eliminação de toxinas. As fibras ainda promovem a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e fazendo com que se consuma menos calorias.

2.Benéfica para os músculos

As lentilhas possuem proteínas e ferro, nutrientes indispensáveis para a construção do músculo. As proteínas são o principal constituinte do músculo e o ferro é importante fonte de energia, já que leva oxigênio para as células.

3.Protege o sistema cardiovascular

A lentilha possui diversos nutrientes importantes para o sistema cardiovascular, são eles as fibras, o potássio e magnésio e as vitaminas B9 e B6.

As fibras ajudam a reduzir o colesterol que, quando em excesso, se acumula na parede dos vasos sanguíneos. O potássio e o magnésio controlam os batimentos cardíacos e regulam a pressão arterial. A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, e a vitamina B6 têm papel importante na formação das células sanguíneas e ajudam a controlar os níveis de homocisteína, aminoácido que, quando em altas concentrações, aumenta os riscos de doença cardíaca.

benefícios da lentilha

4.Vantajoso para pessoas com diabetes

A lentilha possui carboidratos complexos, que são liberados lentamente evitando picos de glicemia no sangue, aspecto vantajoso para as pessoas com Diabetes.

5.Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer

As vitaminas do complexo B, presentes na lentilha, possuem ação antioxidante, que combatem os radicais livres que podem ser os precursores de alguns tipos de câncer. Além disso, as fibras melhoram o transito intestinal e são benéficas na prevenção do câncer colorretal.

6.Benéfica para gestantes

O ácido fólico presente nas lentilhas é benéfico para gestantes, pois esse nutriente é importante para o correto desenvolvimento do tubo neural do feto. A suplementação com ácido fólico é, inclusive, recomendada antes de a mulher engravidar.

O ferro também é um mineral importante nesse período, já que é componente da hemoglobina e leva oxigênio para as células, preveindo a anemia e seus sintomas como cansaço e fraqueza.

7.Ajuda a prevenir a anemia

A anemia e seus sintomas aparecem quando há uma diminuição de hemácias, comprometendo assim a correta oxigenação dos tecidos. Quando isso acontece, a pessoa se sente cansada, fraca, sem energia. O ferro presente nas lentilhas é componente da hemoglobina e leva oxigênio para todo o corpo. Já o ácido fólico, atua na síntese dessas células vermelhas.

Lentilha – como fazer

  • A lentilha tem preço acessível, é fácil de preparar, é nutritiva e pode ser consumida de várias maneiras em diversas receitas. Como é comprada seca, ao contrário do feijão, não precisa ficar de molho nem ser cozida em panela de pressão. São mais fáceis de preparar e podem ser cozidas no fogão ou em uma panela elétrica de cozimento lento.
  • Para saber como preparar lentilha, primeiro cate as lentilhas, retirando todas os detritos que você possa encontrar, embora quando comprada diretamente no supermercado, embaladas, o processo de seleção já tenha sido feito.
  • Lave as lentilhas, colocando-as num escorredor, para tirar o excesso de água. Diferentemente dos feijões e alguns legumes secos, a lentilha não precisa ficar de molho para amaciar.
  • Depois de lavadas, despeje as lentilhas em uma panela e adicione o dobro de água e deixe cozinhar até levantar fervura por 20 a 30 minutos. Se necessário, acrescente mais água, mas só o suficiente para que as lentilhas fiquem cobertas.
  • Deixe as lentilhas em repouso durante 5 a 10 minutos e depois escorra e adicione sal e os outros temperos que preferir.

lentilha

Lentilha receitas

Essa leguminosa, além de muito nutritiva, é versátil e pode ser usada em diversos pratos de com receitas de lentilha mais elaboradas. Uma das mais simples é o arroz com lentilha, que pode ser acrescido ainda de lentilha com calabresa, mas uma das receitas mais conhecidas é a sopa de lentilha.

Sopa de lentilha

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de lentilha
  • 3 batatas descascadas e cortadas em cubos
  • 1 cenoura grande em cubos
  • 1 linguiça calabresa cortada em cubos
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
  • sal, manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo ou azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a lentilha, o sal e 3 xícaras de água quente e deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até amolecer a lentilha.

Junte a batata, a cenoura, a calabresa, o manjericão, a pimenta e coloque mais 2 xícaras de água quente e deixe cozinhar por 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e cebolinha e está pronto para servir.

Salada de lentilha

A lentilha é uma aliada nas dietas de emagrecimento por possuir poucas calorias e pouca gordura e muitas fibras e nutrientes benéficos para o bom funcionamento do organismo e uma perda de peso saudável. Uma opção de preparo para quem esteja de dieta é a salada de lentilha, que pode ser preparada acompanhada de cenoura, rabanete, pepino, alho poro, alface roxo, pimentão, agrião, entre outros. Opções não faltam para usufruir dos benefícios da lentilha.

Salada de lentilha com tomate

Ingredientes:

  • 1 xícara de lentilhas cozidas;
  • 1 tomate picado;
  • 1 cebola média picada;
  • suco de limão a gosto;
  • azeite de oliva a gosto;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe as lentilhas até que estejam macias, escorra e reserve. Lave e corte os outros vegetais. Em uma vasilha, misture as lentilhas, o tomate, a cebola e tempere a gosto com o suco de limão, sal, pimenta e azeite de oliva.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico

Benefícios e Propriedades da Ervilha

Benefícios e Propriedades da Fava

Benefícios e Propriedades da Soja

Benefícios e Propriedades da Vagem

Benefícios e Propriedades da Couve-flor

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades do Cominho

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Brócolis