Benefícios da Maçã Fuji para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Ela já foi “acusada” de ser o fruto que fez Adão e Eva caírem em tentação. Porém, no dia a dia, a maçã não tem nada de vilã. Pelo contrário, é uma das frutas mais saudáveis, riquíssima em vitaminas, minerais e fibras solúveis, que promovem um equilíbrio em nossa alimentação com enormes benefícios para a saúde do nosso corpo e prevenção a diversas doenças. Por isso, libere-se. Consumir maçã não é pecado. É uma verdadeira benção para a sua saúde.

Maçã Fuji: Do Oriente para as Terras Tropicais

Bastante rica em nutrientes, a maçã Fuji é uma variedade obtida a partir do cruzamento de dois tipos: a Red Delicious (Argentina) e a maçã Ralls. Ao contrário do que se pensa, seu nome não se origina do Monte Fuji, no Japão, mas sim de Fujisaki, região onde foi cultivada pela primeira vez em fins dos anos 1930.

maçã fuji

Em seu país de origem, somente passou a ser comercializada no começo dos anos 1960. Hoje, é consumida em todos os continentes e é uma das mais produzidas no Brasil. Em média, a maçã Fuji custa nos supermercados cerca R$ 0,89 a unidade.

Maçã Fuji: Principais características

A maçã Fuji apresenta um alto índice de açúcar, com textura firme, crocante e sabor levemente picante. Sua casca tem fundo verde, com tons amarelados e manchas vermelhas. De formato médio, ela é uma das mais populares no país. Veja agora por que você deve incluir essa fruta em sua dieta alimentar.

Maçã Fuji: Benefícios

Que a maçã Fuji é muito saborosa, isso você já sabe. Mas ela tem mais valor alimentar do que você imagina. Com fitonutrientes que ajudam a reduzir o risco de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão, entre outros males, incluí-la a em sua alimentação pode fazer uma grande diferença na saúde do seu corpo. Conheça alguns benefícios da maçã Fuji:

1.REDUZ O COLESTEROL – Uma unidade de maçã Fuji contém cerca de 4 g de fibras, na forma de pectina, fibra solúvel que reduz a absorção de gordura pelo organismo, ajudando a combater o mau colesterol.

2.PREVINE CÁLCULOS BILIARES – Também graças à pectina em sua composição, o consumo regular de maçã Fuji ajuda a combater a popular pedra na vesícula, causada pelo excesso de colesterol.

3.COMBATE DIVERSOS TIPOS DE CÂNCER – As cascas de maçã são ricas em Flavonas Triterpenóides, que reduzem o risco de contrair vários tipos de câncer, incluindo o que atinge o pâncreas, um dos mais agressivos que existe. Por sua larga quantidade de fibras, a maçã Fuji também protege contra o câncer colo-retal.

4.AUMENTA A IMUNIDADE DO CORPO – A maçã Fuji possui um antioxidante chamado quercetina, que estimula o sistema imunológico, ampliando as defesas do organismo. As fibras da maçã também são benéficas para preservar a imunidade.

5.AJUDA A MANTER A FORMA – O ácido ursólico presente na casca da maçã Fuji ou Gala foi associado por cientistas a um menor risco de obesidade, o que torna a fruta uma boa aliada de quem quer manter o peso em dia. Além disso, ela tem um baixo valor calórico, dispondo de apenas 56 kcal para cada 100 gramas da fruta.

6.PREVINE O ALZHEIMER – O consumo regular de maçã Fuji aumenta o índice do neurotransmissor acetilcolina, que previne contra a doença. Em geral, uma dieta que inclui maçã melhora as atividades cerebrais, faz bem para a memória e para a concentração.

7.AUXILIA NA DIGESTÃO – Rica em fibras dietéticas, a ingestão diária de maçã Fuji ajuda a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo, prevenindo contra  a Síndrome do Intestino Irritável.

8.PREVINE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS – Os fitoquímicos e polifenóis, bem como o antioxidante quercetina, presentes na maçã Fuji, ajudam a amenizar e prevenir a asma, bronquite e outros problemas respiratórios, garantindo o melhor funcionamento dos pulmões.

9.LIMPEZA DO FÍGADO – A maçã Fuji é uma verdadeira aliada do fígado, atuando como um desintoxicante natural, sendo muito eficaz na redução do risco de diabetes do Tipo 2. O consumo da fruta, que contém vitaminas, minerais e fibras, ajuda a eliminar do organismo as toxinas que consumimos por conta de uma alimentação desregrada.

10.SAÚDE DOS OSSOS – Rica em cálcio, a maçã Fuji fortalece os ossos e os dentes, além de prevenir a osteoporose e a artrite reumatoide. Sem contraindicações, a maçã é benéfica desde as crianças em fase de crescimento até a terceira idade, que precisa fortalecer os ossos.

11.FAZ BEM PARA OS DENTES – A maçã contém fibras que, no ato da mastigação, estimulam a produção de saliva, reduzindo assim os níveis de bactérias que provocam a cárie.

12.ALÍVIO DE GASTRITE – A quercetina encontrada em sua casca protege a mucosa do intestino, prevenindo a gastrite e a úlcera estomacal.

Maçã Fuji: Propriedades

O consumo de maçã Fuji supre o organismo de vitaminas e antioxidantes que oferecem inúmeros benefícios para nossa saúde, promovendo o melhor funcionamento dos nossos aparelhos digestivo e respiratório, aumentando nossa imunidade e favorecendo as funções cerebrais.

Veja agora as principais propriedades da maçã Fuji:

– Flavonoides – Antioxidantes que atuam no combate a processos inflamatórios, aumentam a imunidade e protegem contra diversas doenças, incluindo o câncer.

– Ácido Málico – Em sua forma ionizada (o malato), a maçã favorece a respiração celular, aumenta a energia corporal e auxilia na queima de gordura.

– Pectina – Encontrada em largas quantidades na casca da maçã, esta fibra solúvel gera a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

– Quercetina – Antioxidante presente em sua polpa, que atua diretamente no sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo.

– Fibras solúveis dietéticas – Ajudam a prevenir contra várias doenças e contribuem para a redução do mau colesterol.

– Vitaminas – Entre as vitaminas presentes na maçã Fuji estão:

  • Vitaminas A, B1, B2, C e K;
  • Vitamina C – Antioxidante que bloqueia a ação dos radicais livres no organismo, contribuindo para aumentar nossa resistência a infecções;
  • Vitaminas do Complexo B (Riboflavina, Tiamina e B-6) – Entre outros benefícios, essas vitaminas são essenciais para a circulação sanguínea. Também atuam sobre o sistema nervoso;

– Niacina – Vitamina B3, que oferece vários benefícios para a saúde do organismo: ajuda a eliminar toxinas do organismo, protege contra as doenças cardiovasculares e deixa a pele mais saudável e bonita.

Maçã Fuji: Tabela nutricional

Assim como as outras variedades, a maçã Fuji é altamente saudável, pois apresenta baixo índice de gordura, sódio ou colesterol. Por outro lado, é rica em nutrientes vitaminas, fibras solúveis e antioxidantes. Para você ter uma ideia do valor nutricional da maçã Fuji, selecionamos os valores presentes em uma unidade tamanho pequeno, que corresponde a 6,5 cm de diâmetro:

Calorias: 55 kcal

Carboidratos: 14,64

Açúcar: 11,02g

Proteínas: 0,28 g

Gorduras: 0,18 g

Colesterol: 0g

Fibras: 2,6 g

Sódio: 1 mg

Potássio:  113 g

Vitamina C: 4,6 mg

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios da maçã Fuji, da próxima vez que for fazer compras, não deixe de incluir na sua sacola esta saudável aliada.

 

Confira outros tipos de maçã:

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Maçã Verde

Benefícios e Propriedades da Maçã Gala

Benefícios e Propriedades da Maçã Argentina