Benefícios da Maçã Verde para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A maçã verde é uma das protagonistas do salpicão, dos sucos verdes e de vários tipos de salada. Também virou a queridinha da turma fitness, por conter menos carboidratos, menos calorias e por suas propriedades que auxiliam no processo de emagrecimento. Ela que, com seu característico sabor azedinho, é a cara do nosso clima, trazendo mais frescor a diversas receitas. Conheça agora os benefícios e propriedades dessa variedade da maçã e o que ela pode fazer pela sua saúde.

maçã verde propriedades

Maçã Verde origem

Rica em nutrientes, maçã verde é o nome popular da variedade Granny Smith, que é originária da Austrália e cujo nome é uma homenagem à fazendeira Mary Ann Smith, que a cultivou pela primeira vez, em 1868.  Granny Smith, ou Vovó Smith, era como Mary era conhecida na região. A origem da maçã verde se deve a uma mutação rara da fruta. Essa variedade se caracteriza pela coloração verde da casca e a acidez do sabor.

Maçã Verde Propriedades

Assim como as demais variedades da fruta, a maçã verde apresenta em sua composição grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. No entanto, ao contrário das demais, sua casca tem coloração verde, menos calorias e um sabor peculiar.

Rica em pectina, fibra dietética solúvel que previne doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL). Por auxiliar no funcionamento do intestino, a pectina da maçã é bastante benéfica na prevenção do câncer colo-retal.

A quercetina, flavonóide presente na maçã verde, é responsável pela prevenção de vários tipos de câncer e pela proteção do sistema respiratório.

Entre as propriedades da maçã verde estão ainda os aminoácidos e os minerais Cálcio, Ferro, Magnésio, Azoto, Fósforo, Potássio e Nitrogênio.

Maçã Verde Benefícios

Excelente fonte de nutrientes, a maçã verde é considerada hoje a versão “descolada” das maçãs tradicionais, principalmente depois que caiu nas graças da turma fitness. Não por acaso. Ela contém menos açúcar do que suas “irmãs” de casca vermelha. Embora tenha mais calorias que as demais (de 60 a 90 calorias cada 100 g), ela compensa tudo isso por sua capacidade de absorver muita água, estimulando o funcionamento do intestino e atuando como um laxante natural. É por isso que a maçã verde é um dos principais ingredientes dos sucos verdes Detox e das saladas refrescantes usadas em dietas de emagrecimento.

maçã verde

Benefícios da maçã verde

Além de saborosa e refrescante, a maçã verde apresenta diversos benefícios para a saúde:

– Ação antiácida: auxilia na digestão e oferece alívio para azia e refluxo.

– Contém Fósforo, que atua no controle do humor.

– Maçã verde vitaminas: essa variedade é rica em vitaminas A, Complexo B e C, além de fibras dietéticas.

– Combate ao tabagismo – manter uma dieta com maçã verde ajuda a controlar o vício de fumar.

– Controla a glicose – pelo seu alto índice de fibras solúveis, é uma aliada das pessoas que sofrem de diabetes, pois controla a liberação da insulina. Por ser digerida de forma mais lenta, é perfeita para ser consumida antes dos treinos.

– Contém minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo excelente para o controle do índice glicêmico, combatendo o colesterol e a diabetes.

– Por conter baixo índice de carboidrato, auxilia nas dietas de redução de peso.

– Combate doenças cardiovasculares – a maçã verde contém mais potássio que as demais variedades, mineral que ajuda a manter os batimentos cardíacos em ritmo estável.

– Alta quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e prevenir diversos tipos de câncer.

– Alívio nas crises de enxaqueca – cientistas apontam que cheirar uma maçã verde pode aliviar as dores e mal-estar da enxaqueca.

– Combate enjoos e náuseas – enjoos de causas diversas, desde as viagens de carro ou as do início da gravidez podem ser amenizados ingerindo algumas fatias de maçã verde.

– Ação anti-inflamatória, diurética e desintoxicante. Por isso, é muito usada no suco verde Detox, que promove a limpeza de todos os órgãos do corpo.

Maçã verde e ou vermelha: escolha sua preferida

Ao contrário das tradicionais maçãs vermelhas, que possuem casca avermelhada e sabor adocicado, a maçã verde ou do tipo Granny Smith tem como diferencial a casca verde e o sabor mais ácido. No entanto, as duas fazem muito bem para a saúde, por conter elementos que atuam na prevenção de doenças, além de fibras que auxiliam no funcionamento do intestino.

No entanto, a maçã verde conta a seu favor o fato de ter menos teor de açúcar que a vermelha e absorver mais líquidos, ajudando na digestão. Enquanto a maçã argentina tem cerca de 70 a 130 calorias por unidade, a maçã verde pode ter de 65 a 110 calorias. Tanto a maçã vermelha quanto a maçã verde possuem em sua composição alto índice de pectina, fibra solúvel que proporciona a sensação de saciedade. Por isso, são ótimas para o lanche intermediário da manhã ou da tarde.

Por que a maçã verde emagrece?

Como já dissemos, a maçã verde tem todas as propriedades das demais, com algumas vantagens: menos carboidrato e maior absorção de líquidos, que favorece o melhor funcionamento do intestino e, com isso, ajuda a emagrecer. Por isso, é muito indicada em saladas e no preparo do suco verde Detox, que, como o nome diz, é um ótimo desintoxicante.

Por ser digerida mais lentamente e gerar sensação de saciedade, ela é excelente para ser consumida antes dos treinos. Também contém polifenóis, antioxidantes que evitam processos inflamatórios causados pela obesidade.

Maçã verde calorias: essa variedade apresenta baixo valor calórico (em média 83 calorias a cada 100g), associada à pectina, que reduz a absorção de gordura pelo organismo, ajudando a perder peso. Uma boa dica é consumi-la com iogurte desnatado, aveia e granola. Como componente do suco verde, a maçã verde ajuda a eliminar toxinas e melhora a circulação sanguínea.

Maçã Verde Suco

Agora que você já sabe por que a maçã verde é bem-vinda em dietas de redução de peso, que tal uma receita saborosa de Suco Detox com maçã verde?

Ingredientes:

Alguns ramos de espinafremaçã verde benefícios

Duas folhas de couve

1/2 cenoura

1 maçã verde (sem sementes)

1 pedaço de gengibre (1 cm)

1 copo de água mineral ou água de coco

Suco de 1/2 limão

Hortelã a gosto

Preparo: bata tudo no liquidificador, com algumas pedrinhas de gelo e manter na geladeira. Recomenda-se tomar esse suco pelo menos 3 vezes por semana, ao acordar. Você vai sentir uma verdadeira limpeza em seu organismo.

Por que a maçã verde é mais cara que a vermelha?

Os preços de maçã no mercado nacional não variam tanto entre um tipo e outro, porém, as maçãs com mais saída (as que são mais cultivadas) são a Gala e a Fuji, o que favorece o preço. A maçã verde, tendo menor produção, apresenta custo um pouco mais elevado, além de ser uma maçã de porte maior.  De toda forma, é uma fruta que literalmente vale seu peso.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Maçã Fuji

Benefícios e Propriedades da Maçã Gala

Benefícios e Propriedades da Maçã Argentina

Benefícios e Propriedades da Uva