Benefícios da Manga Carlotinha para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A manga carlotinha é um tipo de manga muito tradicional em algumas regiões do Brasil. No entanto, ela não está entre os tipos de manga mais cultivados no país. A manga carlotinha tem como origem a Ásia, embora hoje esteja consolidada em território brasileiro.

Bem diferente dos outros tipos de manga, como veremos neste artigo, a manga carlotinha é bastante doce e suculenta e, por isso, bem saborosa. Outra característica desta fruta é que ela possui poucas fibras em relação às outras, o que vai te permitir saboreá-la sem que os fiapos fiquem presos nos dentes e acabem te incomodando.

Manga Carlotinha

Origem do nome manga carlotinha

A curiosidade desta manga está pela origem de seu nome. Reza a lenda que a fruta se chama assim porque havia um pé desse tipo de manga na residência de Carlota Joaquina, esposa de Dom João VI e rainha consorte de Portugal, Brasil e Algarves.

Para fugir do imperador francês Napoleão Bonaparte, que estava conquistando boa parte da Europa Ocidental e ameaçava invadir Portugal, a Coroa Portuguesa foi transferida para o Brasil e toda a família real se mudou para a colônia, desembarcando em território brasileiro em janeiro de 1808 e ficando por aqui até 1821, quando retornou à Portugal devido à pressão dos populares daquela localidade, que estavam se revoltando contra os monarcas portugueses e lutando por melhores condições de vida e mais liberdade.

Sendo assim, ao desembarcar no Rio de Janeiro, enquanto Dom João VI ocupou o Palácio São Cristóvão, Dona Carlota Joaquina foi morar em um palacete particular no bairro de Botafogo e, segundo a história, havia dois pés de manga nos jardins dessa casa, que ganharam o nome de manga carlota e manga carlotinha. A diferença é que a primeira dava um fruto um pouco maior, enquanto que a segunda dava uma manga bem menor e arredondada. E como este último tipo era um dos preferidos da rainha do Império Português, acabou ficando conhecido pelo nome de sua fã.

Desta forma, a manga carlotinha possui uma característica bem peculiar, por seu fruto ser bem menor do que os outros tipos de manga que, em geral, são maiores, mais encorpados ou alongados, dependendo da manga em questão.

Propriedades da manga carlotinha

As propriedades nutricionais da manga carlotinha indicam que ela é muito rica em elementos essenciais ao nosso organismo. Por exemplo, uma unidade dessa fruta possui 0,30 gramas de proteínas, além de 10 gramas de carboidratos. A manga carlotinha tem 39 gramas de calorias, o que corresponde a aproximadamente 2% da quantidade diária recomendada, tendo como base uma dieta regular de 2 mil calorias. Ou seja, este tipo é pouco calórico.

Por outro lado, carrega 10 gramas de carboidratos, correspondendo a 3% da quantidade diária recomendada. Ainda que pareça pouco, trata-se de uma fruta pequena, que no final das contas, se consumida em maior quantidade, pode contribuir para o aumento de peso. Há que se ressaltar, porém, a pouca quantidade de gorduras totais, apenas 0,16 gramas, e de gorduras saturadas, meros 0,04 gramas. Como se vê, a manga carlotinha carrega propriedades mais benéficas do que maléficas à saúde, como ficará mais evidenciado no item a seguir.

Benefícios da manga carlotinha

A manga carlotinha tem muitos benefícios para quem a consome. Um dos principais é o fato de a fruta contribuir para o bom funcionamento do coração. Estudos realizados por especialistas demonstraram que a manga possui baixos níveis de proteína C reativa, um elemento que indica a possibilidade de risco cardíaco. Isso ocorre porque as fibras solúveis e os antioxidantes presentes em maior quantidade nesse tipo de alimento ajudam a proteger as artérias, contribuindo para um bom funcionamento das mesmas. Além disso, a furta ajuda a baixar os níveis de colesterol na corrente sanguínea e este é mais um elemento a contribuir para que o coração não tenha problemas.manga carlotinha beneficios

E já que falamos em antioxidantes, tais substâncias presentes na manga auxiliam no combate à degeneração das células, o que vai ser benéfico não apenas aos vasos e ao próprio coração, mas também a diversas partes do organismo humano. Isso porque os antioxidantes destroem os radicais livres presentes no organismo e responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversos tipos de câncer. Esse fenômeno acontece basicamente pela boa presença de quercetina na fruta. Essa substância no organismo se alia aos radicais livres, atuando na redução dos danos celulares que seriam provocados por tais elementos.

Entre outros benefícios da manga carlotinha está o fato de ela ser muito boa para a o sistema digestivo. Sim, não é apenas o mamão que é bom para o trato intestinal, a manga também pode ser um ótimo aliado para quem precisa se livrar da prisão de ventre e fazer o organismo funcionar regularmente. Isso porque a fibra presente na fruta melhora o processo digestório e ajuda a eliminar os resíduos que podem fazer mal e causar câncer de cólon, por exemplo. Outro ponto positivo relacionado ao processo digestório está no fato de que a manga contribui a dar mais saciedade para o estômago, evitando que se coma fora de horário e em quantidades maiores, o que poderia provocar aumento de peso e outros problemas de saúde.

A manga carlotinha, assim como as demais, é rica em vitamina B6, também denominada de piridoxina. Ela é importante para a formação do hormônio GABA no cérebro, essencial para o seu pleno funcionamento. Além disso, a manga possui betacaroteno, além de outros minerais e vitaminas, que vão ajudar a repor energias que são gastas no dia a dia e na realização de atividades físicas.

O sistema imunológico também é afetado positivamente pelo consumo dessa fruta. Isso porque ela contém boas quantidades de vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, evitando a ocorrência de gripes, resfriados e outras doenças infecciosas. Além disso, o betacaroteno presente no alimento fortalece as defesas do organismo. Curiosamente, a manga possui mais vitamina C do que a laranja e o limão, que são os alimentos mais procurados para serem consumidos devido à alta presença dessa substância em sua composição.

 

Confira outros tipos de manga:

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Manga Rosa

Benefícios e Propriedades da Manga Palmer

Benefícios e Propriedades da Manga Espada

Benefícios e Propriedades da Manga Tommy

Benefícios e Propriedades da Manga Haden