Benefícios da Manga Espada para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A manga é uma fruta bastante popular no Brasil e existe em diversos tipos e tamanhos. No entanto, sua origem remete ao continente asiático. Ela acabou se espalhando em vários territórios pelo mundo devido à sua facilidade de germinar em diversos lugares.

Uma de suas variedades, a manga espada, tema deste artigo, tem como nome científico mangifera indica L, como as demais mangas. A árvore da manga é a mangueira, que costuma dar frutos de outubro a março. Sua árvore é de grande porte e pode chegar a até 30 metros de altura, apresentando uma copa bastante frondosa e densa.

No Brasil, os tipos mais comuns de manga são: Espada, Rosa, Palmer, Tommy, Haden e Carlotinha. A manga espada é retirada de mangueiras ainda maiores do que a média já citada, podendo estar presente em mangueiras de cerca de 40 metros de altura, com uma copa com um raio maior do que 10 metros. Não é à toa que o fruto retirado em árvores assim é por vezes chamado de manga espada gigante. As folhas da manga espada costumam ser de um verde brilhante, embora possam ficar numa cor mais fosca quando jovens. Suas flores são bem perfumadas e pequenas.

manga espada

A manga espada é um fruto mais comprido em relação aos demais. Ela também é achatada dos lados. A manga espada verde possui esta característica na casca quando não está madura. Quando se torna madura, pode mudar a cor para amarelo, laranja ou mesmo se tornar uma manga espada vermelha, em especial as que pegam mais sol, que tendem a ficar mais avermelhadas, podendo chegar até a ficar como uma manga espada rosa. Essa fruta possui uma polpa bem amarelada e, apesar de suculenta, carrega muitas fibras, podendo apresentar fiapos que se prendem nos dentes durante a mastigação.

Para combater a possibilidade de a fruta ficar fibrosa, ao invés de utilizar a muda de manga espada, que reúne apenas a espécie ao natural, busque a opção da manga espada enxertada, em que ela é misturada a outro tipo de tecido, de uma manga menos fibrosa, uma manga rosa, por exemplo. Sendo assim, é possível oferecer um tipo de manga ainda mais saboroso, doce e fácil de comer.

Propriedades da manga espada

A manga espada reúne propriedades bastante nutricionais e que podem ajudar na saúde de quem as consome. Por exemplo, uma unidade média de manga espada possui 65 calorias e 17 gramas de carboidratos, ou seja, não carrega muitas calorias, ainda que tenha carboidratos em sua composição. Por ser bem doce, carrega quase 15 gramas de açúcar, o que deve servir de atenção aos diabéticos.

Entre outras propriedades da manga espada que podem ser citadas, uma delas é a quantidade de fibra alimentar: 1,8 gramas. Essa fruta é também rica em potássio, com 156 mg desta substância tão importante para o organismo humano. Por fim, a manga espada tem 0,51 gramas de proteínas e apenas 0,27 gramas de gorduras em geral. Vejamos a seguir os benefícios que todos esses nutrientes podem oferecer ao nosso corpo

Benefícios da manga espada

Os benefícios da manga espada são inúmeros. Para começar, consumir manga ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois a fruta é rica em vitaminas A e C, que aumentam as defesas do corpo, afastando enfermidades como gripe, resfriado e infecções que afetem a nossa saúde.

1.Ajuda a reduzir o colesterol ruim – Por possuir uma boa quantidade de vitamina C em sua composição, além de fibras e pectina, a manga espada é um alimento que pode ser usado para reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue. Isso ocorre porque a união desses nutrientes faz com que se diminua a absorção do colesterol dos alimentos, além de derrubar as taxas do mesmo na corrente sanguínea.

2.Melhora a saúde ocular – A manga espada oferece, entre outros benefícios, uma melhora na saúde ocular. Isso graças à sua alta concentração de vitamina A em sua composição – uma xícara da fruta corresponde a 25% da quantidade diária necessária deste nutriente no nosso organismo. Por isso, quem consome a fruta regularmente pode ter uma melhora da visão, além de se prevenir de problemas como catarata, cegueira noturna, degeneração macular, que são problemas mais comuns em idosos.

3.Benéfica para a pele – Você sabia que, além dos olhos, a manga espada faz bem para a pele? Isso ocorre graças à presença de vitamina C e de antioxidantes, que são responsáveis por combater os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce da pele e do próprio organismo. O consumo regular de manga pode ajudar a prevenir o surgimento de rugas, manchas e linhas de expressão, tão característicos na pele, em especial no nosso rosto.

4.Ajuda a regular o intestino – As fibras presentes de forma concentrada nesta fruta contribuem para que o intestino funcione de forma adequada. Isto é, com a manga espada no seu cardápio diário, é possível reduzir e até acabar com os famosos inchaços, desconfortos e outros sintomas relacionados à prisão de ventre, tão comum quando falta fibra no organismo.

5.Importante no combate ao câncer – Cientistas têm estudado possíveis benefícios da manga no combate ao câncer. Isso seria possível devido à presença de polifenois na composição da fruta, em especial em seu extrato. Este nutriente é capaz de inibir o crescimento de células potencialmente cancerígenas na região do cólon e também nas mamas. Além disso, os polifenois impedem que essas células afetadas ataquem aquelas células que são saudáveis.

6.Ajuda na perda de peso – Por último, um ótimo benefício para quem está buscando alimentos mais saudáveis para perder peso. Sim, a manga espada por ser incluída no cardápio de quem deseja emagrecer. Isso porque ela é uma fruta com poucas calorias, o que faz com que ela possa substituir outros alimentos e refeições mais calóricas ao longo do seu dia. Por exemplo, ao invés de consumir pães e bolachas, ingira manga, pois ela vai ajudar você a perder peso de forma muito mais saudável.

Outro facilitador está no fato de ela ser rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade dentro do estômago, levando você a consumir menos calorias no restante do dia, além, é claro, de regular o funcionamento do intestino, como já foi mencionado, o que também contribui para o emagrecimento e a redução de medidas.

 

Confira outros tipos de manga:

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Manga Carlotinha

Benefícios e Propriedades da Manga Palmer

Benefícios e Propriedades da Manga Rosa

Benefícios e Propriedades da Manga Tommy

Benefícios e Propriedades da Manga Haden