Benefícios da Manga Palmer para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A manga Palmer tem como origem o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, em 1945, e é uma das mangas mais produzidas no Brasil, sendo correspondente a 90% das exportações da fruta para o exterior. Isso pode ser explicado pelo fato de que a manga Palmer é bastante resistente a doenças. A manga Palmer tem coloração arroxeada, embora apresente em alguns exemplares na cor vermelha.

Quando madura, sua polpa é bem amarela e firme, quase sem conter fibras. Ou seja, a manga Palmer não tem fiapo, facilitando o trabalho de quem gosta de comer a fruta, já que geralmente os fiapos costumam se prender ao dente.

manga palmer

Uma comparação entre a manga Palmer e Tommy é que a primeira é muito mais saborosa e doce que a segunda. Inclusive, a Tommy possui mais fibras, o que vai produzir mais fiapos entre os dentes na hora de comer. A manga Palmer tem como características ainda o fato de ela ter o menor caroço entre as mangas, fazendo com que sua polpa seja maior do que as demais, representando 72% do fruto.

Propriedades da manga Palmer

A manga Palmer possui diversas propriedades que são muito positivas para quem a consome regularmente. Por exemplo, a fruta possui 11,6 gramas de fibra alimentar, correspondendo a 6% da quantidade diária que deve ser ingerida em uma dieta de 2 mil calorias. A manga Palmer carrega ainda 11,6 mg de cálcio (1% do necessário), 8,7 mg de magnésio (3%), 0,1 mg de manganês (4%), 0,1 mg de ferro (1%) e 0,1 mg de tiamina B1 (7%).

Outras propriedades da manga Palmer que também são bastante benéficas aos seres humanos são o potássio, existente em grande quantidade, um total de 156 mg em uma manga média, além da vitamina C em abundância, que tem 65 mg, correspondente a 146% da quantidade diária necessária.

A manga Palmer possui ainda 0,4 g de proteínas e cerca de 19 gramas de carboidratos, além de 72,5 calorias, o que corresponde a 4% do que deve ser consumido diariamente. Ou seja, com todos os elementos ricos para a saúde, esta variedade de manga ainda fornece poucas calorias, podendo ser um item importante para o emagrecimento.

Benefícios da manga Palmer

Devido à riqueza de nutrientes que possui, a manga Palmer oferece benefícios variados para os seres humanos. Como mencionado acima, a manga ajuda na redução de peso, pois a quantidade de fibras solúveis em sua composição faz com que aumente a sensação de saciedade do estômago, evitando que o indivíduo coma fora do horário ou mesmo além da conta. Também pela presença das fibras, o sistema digestivo tem um melhor funcionamento, combatendo a prisão de ventre e eliminando resíduos que fazem mal ao organismo.

Sua ação antibactericida faz com que seja muito usada em afecções pulmonares como bronquite asmática, bronquite catarral e tosse. Por ter muita vitamina C, pode ser aproveitada para fortalecer o sistema imunológico, combatendo problemas como gripes e resfriados.

Entre outros benefícios da manga Palmer, temos o combate à anemia, graças à presença em grande quantidade de ferro. Já a vitamina A presente na fruta promove uma melhor saúde ocular. Como vimos no item anterior, a manga Palmer é rica em potássio e magnésio, logo, contribui a evitar o estresse, pois tais substâncias proporcionam maior alívio à mente. Até por esse motivo, a manga estimula o cérebro a funcionar cada vez melhor.

Como plantar a manga Palmer

Se você quer ter um pé de manga Palmer em sua casa, saiba que é plenamente possível cultivá-la. No entanto, é preciso saber que tipo de manga você deve cultivar para ter um fruto saboroso em seu próprio terreno. Para pomares domésticos, são indicados aqueles frutos mais doces, semelhantes aos adquiridos em supermercados. E o exemplo maior de manga ideal para esse caso é justamente a Palmer, que oferece frutos grandes, com uma polpa bem lisa e suculenta.

Antes de entender o que fazer com a manga Palmer sobre como plantar, é importante saber que ela pode ser cultivada em praticamente qualquer região, com exceção da Sul e em grandes altitudes do Sudeste, onde as temperaturas são mais frias. Vale frisar que o ideal é usar a manga Palmer enxertada, permitindo que se inicie a frutificação em mais ou menos um ano. Caso as mudas de manga Palmer sejam obtidas a partir de sementes, os primeiros frutos vão demorar de sete a oito anos para começarem a aparecer em sua mangueira. Por mais que o preço da manga Palmer enxertada seja um pouco mais caro, o custo benefício se mostra valer muito mais a pena.

Ao cultivar diretamente no solo, é preciso que se abra um buraco de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade. Em seguida, deve-se acrescentar 10 litros de esterco bovino ou terra vegetal e 500 gramas de farinha de ossos junto à terra do local. É importante que a muda seja regada com água em abundância logo depois do plantio e três vezes por semana, pelo menos até que as raízes se firmem na terra. Para saber quando isso ocorre, basta perceber o surgimento de brotos no local. A partir dessa etapa, o local deve ser regado apenas quando estiver seco.

Importante salientar que não é necessário fazer a poda nas mangueiras. Caso você escolha plantar a manga Palmer no vaso, é preciso aparar os ramos uma vez ao ano, após a frutificação. Deve ser cortado um pouco menos de 50% do comprimento do ramo. A planta em solo deve ser adubada a cada três meses. No vaso, mais ou menos uma vez por mês. Para saber a ocasião da de colheita da manga Palmer, é importante levar em conta o período de um ano para as espécies enxertadas e de sete a oito para as cultivadas a partir de sementes. As mangas chegam a cair da mangueira, então, para saber se estão boas, basta ver se estão maduras, consistentes e perfumadas.

 

Confira outros tipos de manga:

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Manga Carlotinha

Benefícios e Propriedades da Manga Rosa

Benefícios e Propriedades da Manga Espada

Benefícios e Propriedades da Manga Tommy

Benefícios e Propriedades da Manga Haden