6 tipos de Manga e seus benefícios para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A manga é uma fruta de origem asiática que foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e aqui teve uma adaptação perfeita. Bonita, cheirosa e docinha, é hoje uma fruta conhecida no mundo inteiro

O nome científico da mangueira, árvore que produz a manga, é Mangifera indica L., da família botânica Anacardiaceae.

mangaAlém de ser muito agradável ao olfato e paladar, a manga é muito nutritiva, oferecendo diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura ou utilizada para o preparo de sucos, vitaminas, saladas e variados doces.

Neste artigo, falaremos sobre os tipos de manga mais consumidos no Brasil, sua composição nutricional e os benefícios da manga para saúde. Também responderemos algumas dúvidas bastante comuns sobre o consumo da manga.

Manga fruta: tipos

No mundo todo, existem mais de 500 variedades de manga. Entre os tipos de manga mais comercializados e consumidos no Brasil, podemos citar:

  • Manga Espada. Tipo de manga que produz frutos médios, alongados e achatados dos lados, de polpa muito suculenta, fibrosa e doce.
  • Manga Carlotinha. Essa variedade de manga tem como características os frutos pequenos (entre 5 e 10 centímetros), com poucas fibras (fiapos) e sabor muito doce. Quando madura, sua casca costuma apresentar coloração amarelo alaranjado.
  • Manga Palmer. Essa linhagem de manga apresenta casca arroxeada ou vermelha. É muito apreciada por ter pouca fibra, apresentar sabor bastante doce e caroço pequeno em relação ao tamanho do fruto.
  • Manga Tommy. A Tommy é a manga mais cultivada no Brasil. Sua casca varia do amarelo alaranjado ao vermelho arroxeado. É suavemente doce e apresenta um teor de fibras médio.
  • Manga Rosa. Como o nome indica, apresenta casca de coloração rosada. Seus frutos são médios ou grandes, com polpa bastante fibrosa e sabor intensamente doce, muito agradável ao paladar.
  • Manga Haden. A casca da manga Haden apresenta tons de vermelho, amarelo e verde. Sua polpa é alaranjada, de textura fibrosa e sabor doce. Apresenta frutos de tamanho médio e grande.

Propriedades da manga

A manga é rica em nutrientes essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar. Encontramos os seguintes minerais na fruta manga:

  • Cálcio.
  • Ferro.
  • Cobre.
  • Magnésio.
  • Selênio.
  • Potássio.
  • Fósforo.
  • Sódio.
  • Zinco.

Vitaminas da manga

Na manga encontramos as vitaminas:

  • A.
  • B6.
  • B12.
  •  C.
  •  E.
  •  K.

Manga: benefícios e malefícios

Benefícios da Manga

1.Protege o sistema cardiovascular – A grande quantidade de fibras solúveis e antioxidantes presentes na manga contribuem para que a preservação da estrutura e bom funcionamento das artérias

2.Ajuda na redução do colesterol – Por ser rica em pectina e fibras, consumir a manga fruta ajuda a reduzir o chamado “mau colesterol” (LDL)

3.Atua na prevenção do câncer – Os antioxidantes presentes na manga ajudam a evitar alguns tipos de câncer, como o de próstata e cólon, assim como a leucemia.manga benefícios

4.Melhora a digestão – A fruta manga contém enzimas que otimizam o processo digestivo

5.Mais foco e memória – A alta concentração de ácido glutâmico presente na manga ajuda a melhorar a memória e a concentração

6.É boa para a saúde ocular – Por ser uma boa fonte de vitamina A, o consumo da manga ajuda a manter a saúde dos olhos, evitando a cegueira noturna. Sem falar na zeaxantina, carotenoide presente na fruta que previne a degeneração macular.

7.Fortalece a imunidade – Por ser uma boa fonte das vitaminas A e C, a manga ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra infecções por agentes patogênicos.

8.Previne a prisão de ventre – Rica em fibras, a manga estimula o bom funcionamento intestinal, evitando a constipação.

Malefícios da Manga

Não existem malefícios comprovados da manga para a saúde, desde que a fruta seja consumida com moderação.

Entretanto, diabéticos, gestantes e pessoas com doenças gastrintestinais graves sempre necessitam de orientação médica sobre os alimentos que devem ser ou não incluídos na alimentação.

Manga engorda?

A manga só contribui para o ganho de peso corporal quando é consumida em excesso. Além disso, o valor calórico da fruta varia de acordo com o tipo de manga consumido, algumas são mais calóricas e outras menos. Por seus inúmeros benefícios para a saúde, a manga não deve ser excluída das dietas de emagrecimento, a questão é consumi-la em porções adequadas.

propriedades da mangaConfira o valor calórico de 3 tipos de manga (valores correspondentes a 100 gramas da fruta in natura):

Palmer: 72 calorias

Tommy: 51 calorias

Haden: 64

Misturar manga com leite provoca indigestão?

Não, consumir manga com leite não provoca indigestão. Inclusive, a vitamina de manga é uma bebida gostosa e saudável, excelente para começar bem o dia ou repor as energias no fim da tarde.

Casca da manga

Para aproveitar ao máximo os benefícios da manga, o ideal é consumi-la com a casca (desde que seja feita sua adequada higienização antes do consumo). A casca da manga contém altas concentrações de:

  • Carotenoides.
  • Polifenóis.
  • Ômega-3.
  • Ômega-6.
  • Ácidos graxos poli-insaturados.

A casca da manga ainda ajuda a queimar gordura e inibir a produção de células adiposas.

Benefícios da manga na gravidez

Embora exista um mito segundo o qual grávidas não devem comer manga, na verdade essa fruta pode e deve estar presente na dieta da mulher durante a gestação. A fruta manga é rica em vitaminas e minerais, conforme já mostramos, nutrientes essenciais durante a gravidez, que ajudam na boa formação do bebê e na manutenção da saúde da mãe.

manga benefíciosAlém disso, a grande quantidade de fibras que a manga contém ajudam a prevenir a prisão de ventre, problema muito frequente durante o período gestacional.

É claro que o consumo deve ser feito com moderação e devemos lembrar que quaisquer dúvidas sobre que alimentos ingerir ou não devem ser esclarecidas com o médico que faz o acompanhamento da gestante. Mulheres que sofrem de diabetes gestacional não devem consumir manga.

Benefícios da manga verde

Não existe um consenso entre profissionais de saúde e nutrição sobre os benefícios da manga verde para a saúde. Embora não haja comprovação científica sobre tais efeitos, acredita-se que consumir a manga verde possa ser eficaz no tratamento de problemas gastrointestinais, como diarreias e náuseas.

Como a manga contém muito mais vitamina C quando ainda se encontra verde, seu consumo ajuda a fortalecer a imunidade do organismo, proteger o sistema cardiovascular e prevenir o escorbuto.

Benefícios da manga para o cabelo

O consumo da manga traz benefícios para a saúde do organismo como um todo, o que se reflete inclusive na saúde dos cabelos, que se tornam mais fortes, resistentes e brilhantes.

Mas também é possível desfrutar dos benefícios da manga para o cabelo utilizando-a na preparação de máscaras e condicionadores caseiros. Confira 2 receitas com manga para aplicar nos cabelos.

Máscara de manga e iogurte para cabelos ressecados.

Ingredientes: 1 manga madura média e 1 pote de iogurte natural sem sabor.

Modo de preparo da máscara: descasque a manga e retire toda a sua polpa. Bata no liquidificador com o iogurte natural sem sabor, até formar um creme homogêneo. Utilize a máscara imediatamente após o preparo.

Modo de usar: lave o cabelo duas vezes com o shampoo de sua preferência. Retire o excesso de água com uma toalha e aplique toda a máscara no comprimento e pontas, massageando mecha por mecha. Deixe agir por 20 minutos e enxágue o cabelo com água fria, até retirar toda a máscara.

Creme de manga caseiro para os cabelos.

Ingredientes: 1 manga madura grande e 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo: descascar a manga e retirar sua polpa. Bater a polpa da manga rapidamente no liquidificador e acrescentar o óleo de coco, batendo novamente.

Modo de usar: aplicar nos cabelos já lavados, ainda úmidos, no comprimento e pontas. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar com água fria até remover todo o creme.

Suco de manga

Uma forma refrescante e prática de consumir a manga é através dos sucos. E nem é necessário acrescentar açúcar, já que a manga quando madura apresenta um sabor bastante doce. Embora o suco de manga tenha menos fibras que a fruta in natura, ele preserva grande parte de seus nutrientes, desde que seja consumido imediatamente após o preparo.

Confira duas receitas sensacionais de suco de manga.

Suco de manga com hortelã

Os ingredientes desse suco refrescante são: a polpa de 1 manga Tommy bem madura, 1 copo (200 ml) de água ou água de coco e 4 folhinhas de hortelã. É só bater tudo no liquidificador e pronto!

Suco de manga com laranja

Para preparar essa receita de suco, os ingredientes são: 1 manga madura (pode ser do tipo Tommy, Palmer ou Rosa) e 1 copo de suco de laranja natural (250 ml). Bater no liquidificador e consumir imediatamente, para aproveitar melhor as vitaminas da manga e da laranja.

Como vimos ao longo deste artigo, com tantas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde, além do sabor e aroma incomparáveis, não foi à toa que a manga recebeu o título de “rainha das frutas”.

Apesar de sua origem asiática, a manga hoje faz parte da cultura brasileira, com mangueiras frondosas ilustrando livros, histórias e doces memórias de infância de muita gente.

 

Artigos relacionados:

Benefícios e Propriedades da Manga Rosa

Benefícios e Propriedades da Manga Palmer

Benefícios e Propriedades da Manga Espada

Benefícios e Propriedades da Manga Tommy

Benefícios e Propriedades da Manga Haden

Benefícios e Propriedades da Manga Carlotinha

Tipos de Laranja

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Romã