Benefícios da Manga Rosa para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A manga rosa é uma fruta de origem asiática, mais precisamente da Índia, que foi trazida pelos portugueses para o Brasil durante o período colonial e hoje é muito apreciada pelos brasileiros, A maior parte da produção mundial deste tipo de manga ocorre nas regiões do Hemisfério Norte. Até por isso, a manga rosa tem um preço um pouco mais salgado em relação às outras encontradas em território nacional.

A manga rosa tem um tamanho mediano e pesa mais ou menos de 300 g a 350 g. Arredondado, seu fruto tem uma casca grossa e coloração amarela e vermelha rosada, especialmente quando muito exposta ao sol, o que vai remeter ao nome que a manga acabou ganhando ao longo do tempo. Sua polpa é de uma amarelo bem dourado e conta com uma boa quantidade de elementos fibrosos, o que vai render alguns fiapos presos entre os dentes durante a ingestão da fruta. Consumir essa fruta traz diversos benefícios, que apresentaremos a partir de agora.

manga rosa

Propriedades e benefícios da manga rosa para a saúde

As propriedades da manga rosa são diversas e produzem muitos benefícios para o corpo humano. Isso ocorre especialmente porque a manga rosa tem poucas calorias e carboidratos, sendo importante ser consumida pelos indivíduos que buscam uma vida mais saudável e necessitam emagrecer.

Para se ter uma ideia, 100 gramas de uma manga rosa têm cerca de 60 calorias e 12,8 gramas de carboidratos. Tais elementos ajudam a repor os gastos energéticos gerados durante as atividades físicas, tudo de forma saudável, sem a ingestão de alimentos muito gordurosos e que possam fazer mal ao organismo.

A manga rosa tem apenas 0,1 gramas de gorduras totais e outros 0,1 gramas de gordura saturada. Em contrapartida, possui 0,9 gramas de proteínas. Outro ponto bastante especial da manga rosa em suas propriedades é a presença bastante satisfatória de fibras alimentares e solúveis, que vão oferecer diversos benefícios, como veremos a seguir. Cada 100 gramas de manga rosa têm 2,1 gramas de fibra.

Todos esses nutrientes da manga rosa garantem benefícios múltiplos para quem ingere esta fruta de forma regular e equilibrada. Um dos elementos positivos da manga rosa é que ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, sendo benéfica para quem tem diabetes. Isso ocorre pela presença do antioxidante mangiferina, que diminui a absorção da glicose no corpo humano e restringe algumas enzinas, o que vai proporcionar um aumento da digestão de hidratos de carbono, potencializando a regulagem do açúcar na corrente sanguínea. Além disso, a manga rosa possui um baixo índice glicêmico, podendo ser consumida sem afetar o nível de açúcar.

A presença de fibras está entre outros benefícios da manga rosa. Isso porque tais nutrientes permitem, entre outras coisas, uma redução do nível de colesterol ruim na corrente sanguínea. As fibras auxiliam ainda na restrição de um hormônio denominado leptina, que gera células de gordura. Além disso, as fibras promovem uma sensação de saciedade no estômago, regulam o funcionamento do sistema digestivo e ainda limpam o trato intestinal, afastando resíduos que podem até levar ao câncer.

A manga rosa também ajuda a deixar uma pele cada vez mais saudável. Isso porque a fruta é fonte rica de antioxidantes, que são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce e também a pigmentação. Com isso, a pele fica mais jovem e brilhante. Outro ponto positivo está na presença abundante de vitamina C, que vai ajudar na cicatrização de espinhas e de acnes.

Falando em vitamina C, a presença deste nutriente na manga rosa também garante uma maior proteção do sistema imunológico, afastando problemas como gripes, resfriados, tosses e outras infecções que costumam nos acometer no dia a dia, em especial devido à poluição e às mudanças bruscas de temperatura.

Com tantas vantagens oferecidas pela fruta, dá até vontade de ter uma mangueira em casa, não é mesmo? Então saiba como ter uma logo abaixo.

Como plantar manga rosa

Se você quer ter um pé de manga rosa em sua casa, confira todos os procedimentos para poder plantar esta fruta. Em primeiro lugar, vale dizer que a manga se adapta bem a locais que possuem estações secas e chuvosas claramente definidas. A época mais seca deve ocorrer antes do florescimento da mangueira, o que vai permitir à planta um repouso vegetativo. Além disso, tal período deve ficar prolongado até a frutificação, para evitar danos provocados por pragas como o oídio e a antracnose.

Depois de a árvore dar os frutos, a chuva é muito bem-vinda, pois estimula que os frutos de desenvolvam ainda mais e evita que eles caiam no chão. Ou seja, a melhor época para o plantio é durante o período das águas, a não ser que o local conte com um sistema de irrigação, o que vai permitir que o cultivo ocorra em qualquer período do ano.

É possível plantar manga rosa tanto em solos argilosos quanto arenosos. Terrenos localizados em baixadas, que podem ser sujeitos a encharcamento, além de locais pedregosos, devem ser evitados. A muda de manga rosa deve ser cultivada com um espaçamento de 10 m entre si.

Com uma enxada ou um arado, deve ser cavada uma cova de 20 cm de profundidade e retiradas pedras, tocos e torrões existentes, em especial após 10 dias. Na terra revolvida, deve ser aplicado de 10 a 20 litros de esterco de curral, 1000 g de calcário, 500 g de superfosfato simples e 100 g de cloreto de potássio. Após essa etapa, misture o adubo com a terra e coloque sobre esta uma muda, completando a cova com o restante da mistura. Isso vale tanto para pomares quanto para jardins de áreas residenciais.

É importante retirar manualmente a vegetação nativa que cresce com o decorrer do tempo na mangueira para evitar que haja interferências no desenvolvimento dos frutos. Além disso, o solo deve ser afofado e irrigado frequentemente, sendo que, durante o verão, a rega deve ser diária. Em geral, a mangueira começa a gerar frutos a partir do segundo ano depois do início do cultivo, o que vai render ótimas mangas rosas para o consumo.

 

Confira outros tipos de manga:

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades da Manga Carlotinha

Benefícios e Propriedades da Manga Palmer

Benefícios e Propriedades da Manga Espada

Benefícios e Propriedades da Manga Tommy

Benefícios e Propriedades da Manga Haden