Benefícios da Mangaba para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A mangaba é uma fruta redonda com coloração amarelo avermelhada, produzida pela árvore mangabeira (Hancornia speciosa). O fruto é pequeno e redondo e é semelhante a um pêssego. A mangaba possui uma polpa branca um pouco cremosa e levemente ácida. A fruta é leitosa e têm  sementes achatadas na polpa.

A mangaba é uma fruta típica do cerrado brasileiro, muito encontrada no litoral nordestino. A polpa da mangaba é comercializada por vários produtores na região do Grande Sertão e também no Norte de Minas Gerais. É muito utilizada para fazer sorvetes, sucos, geleias, doces, bolos, mousses, pudins e cremes.

A mangaba é facilmente encontrada em feiras e mercados do nordeste ao sudeste do Brasil. A casca e as folhas da árvore mangabeira são encontradas em lojas de produtos naturais. Na região Sul do Brasil, por outro lado, a mangaba não é muito popular.

mangaba propriedades

Propriedades da mangaba

A mangaba é composta por proteínas, vitamina A, B1,B2 e C. Também contém minerais, tais como fósforo, ferro e cálcio.

Propriedades medicinais da mangaba

A mangaba ajuda na digestão alimentar e atua como laxante e purgante natural. Além disso, tem efeito expectorante para eliminar o catarro e também ajuda no tratamento de problemas hepáticos.

A mangaba é composta por polpa, sementes e casca. Todos os componentes da fruta podem ser utilizados no tratamento terapêutico e medicinal para alguns problemas de saúde. A semente é um purgante natural. A casca da mangaba ajuda a tratar doenças no fígado e no baço. Já o extrato da casca ajuda a tratar infecções hepáticas e icterícia. A polpa produz o leite da mangaba, um suco leitoso que é usado para curar úlceras e tuberculose.

Benefícios da mangaba

Algumas partes da árvore mangabeira e da fruta mangaba são usadas na medicina popular para combater infecções e dores. Para auxiliar na recuperação de contusões, normalmente é utilizado o látex proveniente da mangabeira. O látex também ameniza inflamações, úlceras, diarreia, tuberculose e herpes. Já uma infusão das folhas da mangabeira pode diminuir a cólica menstrual.

As folhas da mangabeira também são utilizadas para o controle da pressão arterial. Esse chá ajuda no tratamento de pacientes hipertensos, porque mantém a pressão arterial em um bom nível. O chá da folha da mangabeira pode ser usado para aliviar os sintomas de resfriados e gripes, pois possui um alto índice de vitamina C, e, assim, faz com que aumente a imunidade.

Já para o coração, a mangaba é ótima para manter o sistema cardiovascular funcionando. Assim,  é um excelente chá para o coração.

A mangaba é rica em Vitamina A, que está relacionada com a visão e com o reconhecimento visual de pequenos pontos de luz. Além disso, a Vitamina A atua como protetora dos radicais livres, impedindo os pequenos ataques aos olhos. Assim, a degeneração ocular por causa do envelhecimento tende a ser mais lenta.

A mangaba também possui muita vitamina B1, que atua na ativação das enzimas que oxidam o açúcar. Esse processo de oxidação do açúcar é essencial para a produção de energia para o corpo humano. Assim, consumindo a mangaba, a ativação do sistema de enzimas vai acontecer de uma forma mais rápida e eficaz.

Outro nutriente que é muito encontrado na mangaba é a Vitamina C, que atua, principalmente, no sistema imunológico. Portanto, a mangaba pode auxiliar na prevenção de gripes e resfriados. A ingestão regular de mangaba faz com que o sistema imunológico esteja sempre fortalecido e pronto para atacar gripes e resfriados.

A fruta mangaba também pode combater a Anemia, pois é rica em ferro. Esse mineral é o componente principal da hemoglobina, proteína que está presente dentro das hemácias no sangue. O ferro  também é encontrado na mangaba em altos níveis. A manutenção de altos níveis de hemoglobina impedirá a ocorrência de anemia.

A mangaba também auxilia no emagrecimento, pois é rica em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas ajudam o organismo a metabolizar os alimentos e, consequentemente, faz com que o corpo gaste os nutrientes da melhor forma.

Árvore Mangabeira

A mangabeira (Hancornia speciosa) é a árvore responsável por produzir a fruta mangaba. A mangabeira têm em média cinco metros, mas pode atingir dez metros de altura. A madeira dessa árvore têm a cor avermelhada, as folhas têm o formato oval alongado e grandes flores. A mangabeira é resistente em terrenos com poucos nutrientes e áridos. A árvore tem formato tortuoso e a casca áspera. É capaz de dar uma boa área de sombra quando floresce entre os meses de agosto e novembro.

É uma árvore nativa do Brasil, mas também é encontrada no Paraguai e no leste do Peru. A fruta da mangabeira é muito consumida no nordeste brasileiro. Lá ela é encontrada em grande quantidade. O estado que mais produz a mangabeira é o Sergipe.

A árvore mangabeira é uma vegetação que se destaca nas áreas do Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins. Há um grande esforço dos órgãos públicos responsáveis pela conservação dessa árvore.

Como plantar a árvore Mangabeira

A árvore mangabeira pode ser plantada no verão ou no inverno, quando a chuva cessa. Portanto, pode ser plantada em qualquer época do ano.

Para iniciar o processo de plantio da mangabeira, é necessário extrair várias sementes dos frutos maduros e bons. Eles devem ser mantidos em repouso por mais ou menos 24 horas e à sombra, sobre um papel toalha ou jornal. Depois disso, basta escolher as sementes mais bonitas e plantá-las, no máximo, em até três ou quatro dias para que elas não se desidratem.

Use sacos plástico perfurados. Depois, basta pôr um pouco de substrato arenoso em cada saco e colocar apenas uma semante em cada um. Após semear, é só cobrir os sacos até surgirem as mudas de mangabeira. Quando as mudas atingirem sete centímetros de altura, faça o desbaste. É recomendável usar cerca de quatro litros de água a cada seis dias para regar.

Depois, quando as mudas atingirem os 25 centímetros de altura ou tiverem umas 10 folhas, é hora de colocá-las no local definitivo. É necessário que o solo onde elas serão plantadas esteja úmido. Abra covas maiores do que os sacos onde as mudas de mangabeira se encontram, retire-as dos sacos e coloque-as nas covas, sempre retirando um pouco da terra que está na superfície e colocando no fundo da cova. A terra que está na superfície é mais rica em nutrientes do que a terra que está na parte de baixo. Então, colocar a parte rica em nutrientes em baixo fará com que as raízes cresçam mais fortes.

Não é recomendado o uso de esterco de curral, pois pode danificar as raízes e, assim, as mudas podem acabar morrendo. Galhos pequenos, palhas e folhas, assim como casca de ovo podem ser usados como cobertura morta, ou seja, a cobertura que fica acima da terra onde a muda foi plantada.

Diferentes usos da mangaba no dia a dia

1 . Leite da mangaba

O leite da mangaba possui algumas utilidades importantes, por exemplo, é um ótimo anti-inflamatório e analgésico, auxilia na redução do colesterol ruim e ajuda no emagrecimento. O leite da mangaba é usado também no tratamento de úlceras e tuberculose.

1.1 Benefícios do leite de mangaba para redução de manchas escuras no rosto

Pesquisas recentes indicam que o leite extraído da mangaba pode retirar manchas escuras da pele. O procedimento consiste em pegar o leite da mangaba, misturar em um pouco de água. Depois, à noite, é só usar discos de algodão úmidos com o leite da mangaba e água para espalhar sobre as manchas que estão na pele. No dia seguinte, pela manhã, é só lavar os locais com água fria. Com o passar dos dias, as manchas vão ficando cada vez menores e depois desaparecem.

1.2 Malefícios do leite de mangaba

É contra-indicado consumir o leite da mangaba verde, porque o suco pode embriagar e até matar. O leite da mangaba verde é venenoso e é conhecido como manguaicy.

  1. Suco da mangaba

Os principais benefícios do suco natural da mangaba são:

  • Ingestão de nutrientes diversos. O suco de mangaba possui vários nutrientes, tais como fósforo, ferro, cálcio, potássio, têm carboidratos e vitamina A e vitamina C.
  • Refrescância. Nos dias quentes, é uma ótima pedida saborear um suco gelado e saboroso. É um suco bem refrescante, assim ajuda a aliviar os efeitos do calor.
  1. Casca da mangaba

A casca da mangaba cozida é usada para combater obstruções no baço e no fígado.

Mangaba na culinária

         As principais receitas culinárias que utilizam mangaba são:

  1. Mousse de Mangabamangaba
  2. Sorvete de Mangaba
  3. Geléia de Mangaba
  4. Licor de Mangaba
  5. Doce de Mangaba
  6. Creme de Mangaba

Malefícios da mangaba

Os principa is malefícios do consumo de mangaba são percebidos quando a fruta é consumida em seu estado imaturo. A fruta não deve ser utilizada enquanto estiver verde, de nenhuma forma,  pois, antes de amadurecer, a mangaba produz um líquido leitoso tóxico, que pode causar alguns danos à saúde e até provocar morte.

Curiosidades sobre a mangaba

  1. O látex da mangabeira já foi usado como matéria prima para fazer uma borracha que tinha a cor rosada.
  2. Uma cidade que fica no estado do Ceará, ganhou  o nome de Lavras da Mangabeira, tudo porque a árvore mangabeira é encontrada em abundância nesta região.
  3. No Mato Grosso, a mangaba e a mangabeira é utilizada de diversas formas, tais como alimentícia e medicinal, e também serve de alimento para a raposinha-do-campo, que é um dos menores canídeos das Américas.
  4. O nome da fruta é, muitas vezes, atribuído a um inseto. Não há registros de “Mangaba inseto”. O animal com nome popular mais aproximado é o mamangaba, ou mamangava: o Bombus terrestris, uma espécie de vespa brasileira.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Cagaita

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades do Jambo

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Cupuaçu