Benefícios da Noz para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A noz é uma fruta portadora de uma semente seca, poucas vezes encontradas com duas. É oriunda da árvore nogueira (Juglans regia L). Essa árvore é originária da Ásia que chegou à Europa por volta do século IV.

As nozes compõem a ceia natalina e podem ser consumidas naturalmente ou utilizadas em doces, bebidas, torradas ou como ingredientes de refeições cruas. Cabe acrescentar que também é amplamente utilizada na estética, visto que o óleo é retirado das nozes espremidas.

noz

 Benefícios da noz

  1. Prevenção do câncer de mama

Com base em estudos feitos, evidenciou-se que as nozes podem ajudar a prevenir o câncer de mama. A inclusão das nozes nas refeições diárias se mostrou benéfica após o diagnóstico da doença, visto que elas reduziram a velocidade em que as células malignas cresciam. Contudo, há um aspecto negativo quanto a esse benefício: é necessário consumir 14 unidades por dia. O ponto é que a indicação é que seja consumido, no máximo, dez nozes diariamente, haja vista o seu alto teor calórico e gorduras poli-insaturadas.

  1. Manutenção da saúde cardiovascular

As nozes contribuem consideravelmente com a diminuição dos níveis do mal colesterol, o LDL, e, com a melhoria da qualidade do sangue, diminui a possibilidade de coagulação e inflamação em excesso. Além disso, beneficiam o trabalho das células endoteliais, que se encontram nos vasos sanguíneos.

O aminoácido arginina presente nas nozes ajuda com a produção de um elemento que relaxa os vasos sanguíneos: o óxido nítrico.

  1. Auxilia na prevenção do câncer de próstata

Estudos mostram que o consumo de 85g de nozes diariamente traz reduções significativas do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, a ingestão de uma porção deste tamanho de nozes contempla um alto teor calórico, logo, é preciso ter cuidado.

  1. Saúde dos ossos

Ingerir grandes quantidades de nozes faz com que abaixem as taxas sanguíneas de elementos do colágeno, necessários para indicar o volume do osso. Quando seus níveis estão baixos, significa que há menor perda de mineral dos ossos.

  1. Balanceamento do nível de açúcar no sangue

As proteínas nas nozes são fundamentais para que as taxas de glicose no sangue permaneçam estáveis. Uma pesquisa realizada mostrou que o consumo de oleaginosas pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

  1. Ganho de massa muscular

Os benefícios das nozes para ganho de massa muscular são pouco considerados, entretanto, 100 gramas de nozes trazem 20 gramas de proteínas em sua constituição, nutrientes importantes para a formação e reconstrução dos músculos. Diante disso, incluir uma porção controlada de nozes após os treinos pode contribuir com o estímulo a hipertrofia.

Posto isso, é necessário integrar uma alimentação com treinamentos de musculação para que haja o ganho de massa muscular.

  1. Melhora o sono

Devido à presença de um composto que induz o sono, a melatonina, as nozes podem influenciar no desejo de dormir e fazer com que a noite de sono tenha um desempenho melhor.

  1. Combate ao estresse

Tendo em vista a presença de fibras, antioxidantes e ômega 3, as nozes dispõem de atributos que vão contra o estresse.

  1. Longevidade

Estudos comprovam que quem tem o costume de consumir nozes tem 40% menos chances de padecer de câncer e 55% menos propensão de falecer devido à doença cardiovascular.

  1. Qualidade do sêmen masculino

Homens que adicionam às suas refeições habituais 75 gramas de nozes por dia experimentam uma melhoria na qualidade do sêmen em relação aos que não comem a mesma quantidade.

Propriedades das nozes

As frutas, folhas e casca são usadas na medicina tradicional asiática para o tratamento de náuseas, inflamações, gonorreias e para baixar os níveis de colesterol.

Tendo em vista as inúmeras propriedades nutricionais, antioxidantes e anti-inflamatórias, as nozes são um item indispensável na dieta de quem preza pela qualidade de vida, saúde e bem estar.

No que se refere à quantidade de benefícios trazidos pelas nozes, elencamos os ácidos graxos poli-insaturados, ácido fólico e magnésios, componentes esses que, uma vez consumidos, ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Sabe-se que as nozes dispõem de propriedades que colaboram com a boa circulação do sangue, aumentando a fabricação dos glóbulos vermelhos. Outra propriedade essencial é que os antioxidantes que as nozes contêm, quando consumidos com frequência, ajudam no tratamento de Alzheimer. Diante disso, pessoas que possuem propensão a desenvolverem essa doença ou que já padecem ela, tiram bons proveitos quando adicionam as nozes à alimentação.

noz propriedades

Nessa perspectiva, o consumo de frutos secos ricos em antioxidantes ajuda a minimizar os efeitos da doença, visto que eles retardam o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e inflamem, fator principal que essa doença comece a se desenvolver.

Tipos de nozes

Vejamos a seguir algumas características de diversos tipos de nozes:

  1. Amêndoa

As amêndoas diferenciam-se de outras nozes pelo aroma característico, que é muito apreciada em óleos e doces. A amêndoa contém uma quantidade significativa de fósforo, magnésio e manganês, além de fibras e gorduras monoinsaturadas.

  1. Noz

Típica de países mais frios, a noz dispõe de grandes quantidades de gordura saturada e vitaminas no complexo B, sejam elas: tiamina, niacina, riboflavina, folatos e ácido pantotênico. Embora seja largamente utilizada em bolos e tortas, a noz pode ser consumida in natura sem tempero e/ou preparo.

  1. Avelã

A avelã pode ser considerada uma das nozes mais ricas em gordura, haja vista que 61% da sua composição é formada por lipídios. Cobre, manganês e vitamina E também são alguns dos principais nutrientes da avelã.

  1. Castanha de caju

O fruto do cajueiro é uma rica fonte de cobre, manganês e magnésio e usualmente é consumido com muito sal. Diante disso, deve ser evitado pelas pessoas que estão fazendo dieta, visto que o sal aumenta a retenção de líquidos.

  1. Castanha do Pará

Esse tipo de castanha é uma rica fonte de vitaminas e minerais, sendo considerada a melhor fonte de selênio, haja vista que apenas duas unidades de castanha são suficientes para suprir as necessidades diárias do nutriente.

  1. Pistache

O pistache é uma noz rica em vitamina E e betacaroteno e tradicional sabor de sorvetes em terras brasileiras.

  1. Noz pecan

Essa oleaginosa de origem chinesa é caracterizada pelo sabor adocicado e alto teor de lipídios, que chega a 72% do fruto.

  1. Macadâmia

Essa noz de origem australiana é reconhecida pelo seu alto teor de gorduras, que chegam a 73 gramas em uma porção de 100 gramas da noz, fazendo com que assim, se torne uma das nozes mais calóricas.

Como plantar nozes

Embora haja diversas espécies de nozes, as instruções de plantio e cuidado são similares.

Preparar nozes pode levar meses e a taxa de êxito pode não ser tão alta. Sendo assim, antes de tudo, é preciso mencionar que as nogueiras, sobretudo as da espécie preta, soltam componentes químicos no solo que dizimam plantas próximas, como tomateiros e pinheiros, por exemplo.

Feita essa consideração, no outono, recolha as nozes caídas ou bata nos galhos das nogueiras com o auxílio de algum instrumento para que as nozes maduras caiam. Ainda que estejam amadurecidas e caídas, as nozes ainda estarão dentro de um casco verde ou marrom grosso.

noz benefícios

Na hipótese de o planejamento ser iniciar um pomar, pergunte a um cultivador local ou verifique online espécies e variedades especializadas para o seu clima e propósito. O objetivo é comprar sementes de árvores em um raio de 160 km de onde será plantado, para que a adaptação seja mais fácil. É sabido que as nogueiras normalmente se desenvolvem em locais frios, porém algumas de suas variedades podem estar mais acostumadas a outros climas.

As nozes compradas em supermercado dificilmente terão a umidade necessária para germinar. Ainda que tenham, provavelmente foram produzidas por uma árvore híbrida ou por uma variedade adaptada a um clima diferente.

Caso queira plantar sem a casca, mergulhe as nozes em um recipiente com água até que sua cobertura esteja mole. Quebre e descasque o fruto com a mão.

Mantenha as sementes úmidas durante o inverno por 90 a 120 dias. Assim como acontece com outras sementes, as nozes precisam de um ambiente frio e úmido antes de a planta despertar e brotar, que pode levar de 3 a 4 meses.

Remova as sementes uma semana depois que germinarem, mas mantenha-as úmidas. Todas as espécies de nogueiras precisam de solo de alta qualidade. Sendo assim, escolha um local com solo argiloso e de boa drenagem, com pelo menos 0,9 m de profundidade. Opte por locais que não tenham inclinações, solos pedregosos ou com muita argila.

Retire a vegetação da área antes da plantação, pois ela irá competir pelos mesmos nutrientes de que precisam as nogueiras.

Faça buracos de aproximadamente 5 a 7,5 cm de profundidade e coloque as nozes de lado no fundo deles, preenchendo com terra. Ao plantar várias árvores, deixe os buracos distantes em 3 a 3,7m uns dos outros.

Regue ocasionalmente durante, pelo menos, dois anos após o plantio, especialmente nos meses secos ou quentes. Após dois ou três anos, as árvores precisarão ser regadas durante a parte mais quente do ano ou durante uma seca, cerca de três vezes por mês.

A maioria dos pomares começa com mais plantas do que a árvore pode suportar. Uma vez que as árvores estejam largas o bastante e os galhos se encontrando, opte pelas que possuam determinadas características, como tronco reto e crescimento rápido.benefícios da noz

Cabe mencionar que o fertilizante deverá ser usado depois que a árvore tiver crescido o suficiente. Se bem que o uso desse é controverso, ao menos no que se refere à nogueiras-pretas, visto que esse produto pode ajudar mais as ervas ao redor do que a árvore.

Se quiser proteger as nozes dos animais, use latas. Primeiro, queime a lata apara que ela se deteriore dentro de alguns anos. Retire uma extremidade e corte uma abertura em forma de X na outra. Coloque de 2,5 a 5 cm abaixo do solo. A noz ficará protegida e brotará pelo topo da lata.

Noz da Índia

A noz da Índia é a semente do fruto da árvore Nogueira-de-Iguape. A nogueira da Índia é originária da Indonésia e cultivada em diversas áreas que tenham o clima tropical. O fruto, a noz da Índia, ficou em evidência como um emagrecedor, embora possa ser altamente tóxica se usada de forma errada, causando diversos efeitos colaterais.

De acordo com os consumidores da semente, os efeitos mais comuns são diarreia, dores no estômago, enjoo, taquicardia, dor de cabeça e desidratação. Além disso, o consumo é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos. Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades do Amendoim

Benefícios e Propriedades da Avelã

Benefícios e Propriedades da Macadâmia