Benefícios da Pera D’Água para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Ela já era conhecida na Antiguidade, muito antes de Cristo, tendo sido considerada pelo poeta grego Homero como “a fruta dos deuses”. Ela é a popular pera, fruta que nasce de árvores e arbustos do gênero Pyrus, pertencentes à família Rosaceae. Embora seja conhecida como fruta, a pera, segundo os botânicos, é, na verdade, um pseudofruto ou pomo, assim como a maçã.

Originária da Ásia, provavelmente Índia ou Japão, ela é melhor cultivada em regiões de clima temperado a frio. Uma das variedades mais consumidas no mundo e a preferida do brasileiro é a pera d’água. Conheça as delícias, propriedades e os benefícios deste tipo de pera para a sua alimentação e saúde.

Pera d'Água

Pera d’água fruta: uma delícia saudável

Saborosa e refrescante, a pera d´água não é uma fruta tradicional do país, mas nem por isso deixa de ser uma das preferidas do brasileiro. Nos dicionários de botânica, o nome científico da pera d´água é Pyrus comunis. Também conhecida como Dona Joaquina, essa variedade de pera é chamada pelos europeus de “fruta manteiga”, por sua textura extremamente macia.

Trata-se de um tipo de pera muito doce e sumarenta. Seu nome tem a ver com a quantidade de água em sua composição. Justamente por isso, está entre as frutas que mais ajudam na redução de peso, juntamente com a maçã, o morango e a melancia.

Mas os benefícios da pera d´água não param por aí. Rica em fibras, vitaminas e sais minerais, ela auxilia no metabolismo, atuando no combate aos radicais livres e na cicatrização de cortes e feridas. O que você está esperando para inserir esse tesouro em seu cardápio alimentar?

Uma fruta delicada

De sabor doce e levemente ácido, a pera d´água é uma fruta de textura delicada. Sua casca é fina, de cor amarelo claro e sua polpa é muito macia. Por isso, é preciso ter cuidado ao armazená-la, para evitar que ela se “machuque”.

A melhor maneira de consumi-la é quando a casca estiver firme, sem manchas ou rachaduras, pois a pera d´água tem constituição frágil e amassa mais facilmente que outras frutas. Na culinária, é muito admirada no preparo de geleias e compotas, mas é igualmente saborosa se consumida in natura. Além disso, é uma fruta bastante acessível. Uma unidade de pera d`água custa em média R$1,80.

Pera d’água propriedades

Assim como a maçã, a pera d´água é uma das frutas mais saudáveis para o nosso organismo, pois, além de oferecer nutrientes diversos, como vitaminas, sais minerais e fibras, ela contém baixo índice calórico. Facilmente absorvida pelo organismo, o consumo de pera d ´água equilibra os níveis de gordura e glicose no sangue, auxiliando no controle do peso e ajudando na prevenção de várias doenças. Conheça abaixo algumas das principais propriedades da Pera d’ Água:

  • Vitamina A: protege a saúde ocular, deixa a pele e os cabelos mais bonitos
  • Vitaminas do Complexo B, E e K.
  • Vitamina C: uma pera de porte médio oferece 10 mg de vitamina C, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, e auxilia no metabolismo e na recuperação de tecidos.
  • Minerais: Potássio, Cálcio, Enxofre, Silício, Ferro, Cobre e Magnésio.
  • Rica em carotenoides e flavonoides.
  • Contém hidroquinonas, fibras e carboidratos.
  • Rica em fibras: ajudam a digestão e equilibram os níveis de açúcar no sangue.
  • Pera d’água calorias: de baixo índice calórico, 100 gramas da fruta contêm de 55 a 58 calorias em média.

Pera d’água benefícios

Versátil, ela vai bem em doces, geleias e compotas, além de dar um toque especial em alguns pratos salgados. Pode ser consumida in natura, em sucos ou mesmo assada. Não importa a maneira, a pera d´água é uma fruta que alimenta sem oferecer calorias em excesso. Não é exatamente o que você procura?

Pera d´água – Benefícios que você precisa conhecer:

– Por conter vitamina C, atua sobre o sistema imunológico e acelera a cicatrização de cortes e feridas;

– Atua na prevenção da diabetes;

– Protege contra inflamações e tem funções cicatrizantes;

– Auxilia no processo de emagrecimento;

– Tem propriedades diuréticas e laxantes, que combatem a prisão de ventre e ajudam no emagrecimento;

– Faz bem para a pele e para a saúde capilar;

– Ajuda a fortalecer os ossos e os dentes;

– Ajuda a controlar a pressão arterial, protegendo contra doenças cardiovasculares;

– Por conter fibras, ajuda a reduzir o colesterol, prevenindo contra o câncer no colon, bexiga e próstata.

Pera d’água: fruta que ajuda a emagrecer

Por conter muitas fibras e água, a pera d´água apresenta funções depurativas e laxantes. Com isso, o consumo regular da fruta acelera o metabolismo dos alimentos e o funcionamento do intestino. Além disso, por conter água, gera a sensação de saciedade que ajuda a “enganar a fome”. Como se não bastasse, a pera d´água é perfeita para quem quer emagrecer. A fruta possui 100 gramas e cerca 59 calorias. Com tantos benefícios, temos que concordar com o poeta Homero, lá da Grécia Antiga: a pera d´água é realmente é uma fruta dos deuses!

Como plantar pera d’água

A pera d´água só se dá bem se for cultivada em locais de clima frio. Por isso, em razão do nosso clima tropical, ela não tem larga produção no Brasil. A região do país em que o cultivo dessa fruta é mais intenso é a Sul. No entanto, também é produzida em áreas montanhosas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com altitude acima de 600 metros. Veja algumas dicas de como plantar pera d´água.

Clima: a pera d´água é uma planta de clima temperado, portanto, seu cultivo acontece em etapas: no período de inverno, de repouso hibernal, e nos dias mais quentes, de período vegetativo, para se desenvolver e dar frutos. Quem se aventurar a plantá-la, precisa estar preparado, pois a pereira demora, em média, de 3 a 6 anos para gerar frutos.

Mudas: aconselha-se somente comprar mudas de viveiristas idôneos, que atendam aos padrões exigidos.

Região de cultivo: não pode ser muito úmida, nem sujeita a ventos fortes ou geadas.

Solo ideal: areno-argiloso, profundo e bem drenado (pH de 6 a 7), em áreas de preferência planas.

Preparando o solo:

– Cerca de 3 meses antes de começar o plantio, prepare o solo com 50% do calcário recomendado.

– Em seguida, realize a aração profunda e gradagem com o restante do calcário.

– Prepare o solo com cerca de 60 cm de profundidade para que a raiz se desenvolva bem, com boa infiltração de água e ar.

– 40 dias antes do plantio, faça covas 60 x 60 x 60 cm e aplique o adubo orgânico e mineral:

– 20 litros de esterco (de curral ou de galinha)

– 1 quilo de calcário dolomítico

– Cerca de 300 g de fósforo + 30 g de bórax

Plantio:

– Plante as mudas em dias nublados, com um bom sistema de irrigação, e mantenha o solo úmido.

– Respeite o espaçamento das mudas (7 x 5 m nos pomares densos e 4 x 2m nos pomares reduzidos).

– Mantenha a área do pomar limpa e livre de ervas daninhas.

Fazendo a poda:

Após o plantio, a primeira poda deve ser feita quando a planta estiver de 80 a 100 cm.

Mas, atenção: a poda deve ser feita com mais frequência apenas durante a formação. A pereira mais madura não aceita muitas podas e isso pode levar a encurtar sua vida útil.

Colheita:

A pereira começa a produzir peras a partir do terceiro ano.

Sua colheita se dá geralmente de dezembro a março, de forma manual, acomodando-se os frutos em cestas.

 

Confira outros tipos de pera:

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Pera Red

Benefícios e Propriedades da Pera Williams

Benefícios e Propriedades da Pera Portuguesa