Benefícios da Pera Portuguesa para a saúde

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Pera Portuguesa é uma fruta com muitas vantagens, pois contém uma enorme quantidade de nutrientes fundamentais para a saúde integral do corpo humano. Essas frutas possuem um alto teor de fibras, nutrientes vitais e minerais. O indivíduo que busca ter uma vida saudável deve consumir ao menos uma pera portuguesa por dia para obter os resultados de melhora da saúde.

Além disso, a pera portuguesa apresenta benefícios de uma simples digestão, boa portabilidade, sendo indicada para crianças e adultos, sem restrição, para ser consumida cozida, assada ou crua.

Pera Portuguesa

Pera Portuguesa: Propriedades

De nome científico Pyrus communis L., a pera portuguesa é da família Rosaceae e cultivada na Europa, Norte da África e Ásia. É uma espécie proveniente da Pyrus nivalis e Pyrus caucasica, arada pela primeira vez na Europa Oriental e na Ásia Ocidental.

Em Portugal, a fruta é conhecida como pera-rocha, gerada em Sintra, justamente na Ribeira de Sintra na Terra da Rocha. Essa região exporta atualmente cerca de 52.640 toneladas para o Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Canadá, Marrocos, Países Baixos, Polônia, Suíça, Rússia e República da Irlanda. No país, a pera portuguesa é cultivada no estado de Santa Catarina.

A árvore da pera portuguesa é a pereira, uma planta caducifólia (que troca suas folhas em determinada estação), e pode crescer até 12 metros de altura. Seu tronco é ereto e acinzentado, com cascas se quebrando, geralmente flores brancas ou rosadas de até 1,5 cm, além das folhas que possuem um verde brilhante, podendo medir até 10 cm.

Outras propriedades da pera portuguesa estão em componentes como:

  • Ácidos – oleico, palmítico, glutâmico, cafeico, linoleico, aspártico e ascórbico.
  • Betacaroteno.
  • Aminoácidos – glicina, arginina, alanina, isoleucina, leucina, e treonina.
  • Arbutina.
  • Minerais – potássio, fósforo, magnésio, cálcio e cobre.

Pera Portuguesa – Tabela Nutricional

Fazem parte da tabela nutricional da pera portuguesa os seguintes elementos: (Composição da pera portuguesa por cada 100 gr. da fruta).

  • Água – 83 gr.
  • Calorias – 61 kcal.
  • Carboidratos – 15 gr.
  • Proteínas – 0,7 gr.
  • Gordura – 0,4 gr.
  • Fibra – 1,4 gr.

Minerais:

  • Potássio – 130 mg.
  • Cobre – 0,12 mg.
  • Magnésio – 9 mg.
  • Fósforo – 11 mg.
  • Cálcio – 8 mg.

Vitaminas:

  • Vitamina C – 4 mg.
  • Vitamina B1 – 0,02 mg.
  • Vitamina B2 – 0,04 mg.
  • Vitamina B6 – 0,02 mg.
  • Vitamina E – 0,1 mg.

Tipos de Pera

Por ser um ingrediente muito agradável, leve e refrescante, não faltam opções de preparo em receitas criativas e deliciosas que nem sempre ficam tão boas com determinada espécie da fruta.

E ainda que existam aproximadamente mais de 4000 tipos dela no planeta, seu plantio se limita a regiões de clima temperado.

As espécies mais populares de pera no Brasil são a red, asiática, D’anjou, pé curto, packans, d’água, Williams e portuguesa.

  • Pera d’Água – Também chamada de Dona Joaquina, é uma das espécies mais cultivas no sul do país. Suculenta e de aspecto delicado, ela contém polpa granulosa como a Williams, sendo recomendada para receitas de saladas e in natura.
  • Pera Red – Deliciosa, a pera Red é uma variante da Williams, sendo nomeada assim por possuir um tom avermelhado intenso na casca. A fruta tem polpa branca e é muito utilizada no acompanhamento de queijos fortes, como o gorgonzola e o de cabra.
  • Pera D’anjou – Trata-se de uma fruta arredondada, minguada, esverdeada e com pouco caldo. É indicada para acompanhar queijos, sendo muito rica em potássio e vitamina A.
  • Pera pé curto – Também é uma espécie arredonda que se parece com a maça, tanto em rigidez quanto em consistência.
  • Pera Packans – Tem formato irregular, com a casca amarelada quando madura. Sua polpa é delgada e sucosa, um tanto ácida, mas ao mesmo tempo doce e aquosa. Indicada para ser consumida in natura.
  • Pera asiática – Uma pera arredondada que lembra a maça, de tom variado, com a polpa mais rija e sabor diferenciado dos demais tipos, porém bastante suculenta.

Pera Williams x Pera Portuguesa

É obvio que ambas as peras se assemelham, porém há alguns diferenciais que determinam qual delas será escolhida para que finalidade. Por isso, dependendo da região, a pera Williams e a pera Portuguesa podem variar de preço.

A Williams é mais rígida, ácida e granulosa, uma espécie com maior propensão para o cozimento. Se madura, pode ser comida ao natural, ou, ainda, reforçar saladas de frutas. Já a portuguesa é mais clara, macia e adocicada. É um dos tipos de pera mais duráveis e recomendados para o consumo natural.

Os benefícios da Pera Portuguesa

A pera portuguesa tem variados benefícios. O fruto da pereira é um alimento apropriado para qualquer tipo de pessoa no geral. Porém, ele pode auxiliar em alguns problemas específicos do corpo humano.

  • Pode ajudar a perder peso: Com baixas calorias, abundância em fibras e pouco sódio, a pera portuguesa é benéfica nas dietas da perda de peso, contribuindo também com suas vitaminas, como o ácido fólico, um dos responsáveis pela formação da vitamina B necessária para a construção celular, cuja falta pode ocasionar cânceres, como o de bexiga.
  • Auxilia com a gota: Os componentes existentes na fruta expulsam o ácido úrico do organismo, de modo que esse é um dos efeitos necessários para o tratamento da gota.
  • Ajuda no tratamento do colesterol e hipertensão: A pera portuguesa remove o colesterol, reduzindo com isso o excesso de peso, que muitas vezes pode ser o motivo da doença.
  • Gera uma boa saúde óssea e nervosa: O potássio contido na pera interfere diretamente junto com o cálcio no processo de formação óssea, assim como a regulação de líquidos no corpo, além do bom estado do sistema nervoso.
  • Auxilia na normalização do pulso cardíaco: Propriedades vasodilatadoras e antiarrítmicas da fruta ajudam o corpo a baixar a pressão sanguínea e normalizar o pulso cardíaco.
  • Influenciam na regeneração dos tecidos: Os ácidos poli-insaturados e aminoácidos, alguns essenciais, como a leucina, são bons para o crescimento dos lactentes ou a regeneração dos tecidos. Outros, mesmo que não essenciais, como a arginina, podem ser úteis na elaboração de massa muscular, bem como na eliminação da amônia do organismo, aumentando a imunidade contra agressões bacterianas.
  • Pode auxiliar em problemas de estômago e intestino: Por ser uma fruta digerível, rica em açucares, pode ser assimilada aos diabéticos sem maiores problemas. Contra causas gástricas, peras cozidas são nutritivas e mineralizantes, embora o cozimento anule suas vitaminas. Em caso de diarreia, propriedades levemente adstringentes ajudam a sanar, sendo também um ótimo tratamento para crise de colite.

Como escolher a Pera Portuguesa

Opte por frutas sem cortes, manchas escuras ou fissuras na casca, com aspecto firme, porém não rígido. A conservação deve ser no refrigerador, podendo ser degustada de maneira crua, ou também na forma de geleias, doces e compotas.

Contra Indicações

A pereira, como o resto das árvores pertencentes ao gênero Prunus, contêm em suas sementes flores que, quando em excesso, podem deixá-las amargas. Esse amargo, às vezes, pode causar intoxicações, pela ação do fermento emulsina em contato com a saliva, transformando-se em cianeto, um potente veneno.

Acontece raramente, porém os sintomas podem ser os seguintes: sufocamento, mau hálito, vômitos, aumento do ritmo cardíaco, insuficiência respiratória e até morte.

 

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