Benefícios da Pera Red para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Quando se fala em pera, geralmente pensamos naquela fruta em formato de sino, com casca de tom verde ou amarelado. Mas existe uma pera de cor vermelho intenso, que atrai os olhos e aguça os sentidos. É a pera Red, que, como o nome diz, é vermelha como uma maçã. Prepare-se para descobrir a história, as peculiaridades e os benefícios que a pera Red tem a oferecer para você.

Cor e sabor da pera Red

Originária dos EUA e do Canadá, pera Red é o nome da pera vermelha, que é uma variação da pera Williams. Também conhecida como Red Williams ou Red Barlett, seu maior diferencial é a cor. Apresenta uma casca de cor vermelha escura, quase vinho, enquanto ainda está no pé.

Pera Red

Depois de colhida, ela ganha um tom vermelho vivo. Sua polpa é clara, com textura bem cremosa. Mas não é só no sabor e na cor que a pera Red vai conquistar você. Para quem aprecia uma alimentação saudável, ela é um “prato cheio” de  nutrientes como vitaminas, proteínas, sais minerais e fibras que garantem o bom funcionamento do seu organismo e ajudam a prevenir diversas doenças.

Pera Red benefícios

Saborosa e sumarenta, a pera Red faz as delícias na sua mesa, podendo ser consumida in natura, assada ou cozida, em sucos, sorvetes e doces, ou como complemento de pratos salgados. Mas o que ela oferece vai muito além de receitas deliciosas. Ela é uma fonte riquíssima de saúde e bem-estar. Conheça os principais benefícios da pera Red:

1.Melhora a digestão: rica em fibras e com grande quantidade de água, a pera Red ajuda no processo digestivo e estimula o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

2.Ajuda e emagrecer: as fibras e a água presentes na pera Red geram a sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome, o que é positivo em dietas de redução de peso.

3.Controla a diabetes e a pressão alta: a pera Red é uma das frutas liberadas para diabéticos, pois contém baixo índice glicêmico e é rica em potássio, mineral com propriedades vasodilatadoras que previnem contra doenças cardiovasculares.

4.Fortalece o sistema imunológico: por ser rica em vitaminas A e C, a pera Red contém antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem contra inflamações e vários tipos de câncer (estômago, intestino, bexiga e próstata).

5.Ação antioxidante: os antioxidantes presentes em sua composição, tornam a pera Red um dermocosmético natural que retarda o envelhecimento da pele e reduz as rugas e manchas.

6.Combate a oesteoporose: rica em minerais como fósforo, cálcio, magnésio e cobre, a pera Red ajuda a repor a perda óssea, principalmente na terceira idade.

7.Previne inflamações na garganta: para quem gosta de remédio natural, comer uma pera Red Williams por dia (ou em forma de sucos), ajuda a prevenir contra as incômodas dores de garganta do verão.

8.Na gravidez:  além do valor nutritivo, a pera é indicada para gestantes por conter ácido Fólico (vitamina B9), que reduz a chances de problemas físicos e neurológicos no bebê.

Pera Red para emagrecer

Um dos benefícios da pera Red, também chamada de pera vermelha, é auxiliar no emagrecimento. Afinal, possui baixo valor calórico, além de conter muita água, o que gera um efeito diurético que combate a retenção de líquidos. E o que é mais importante: 100 gramas de pera vermelha equivalem a cerca de 53 kcal, o que a torna a melhor aliada para quem quer perder peso.

Pera Red propriedades

Você imaginou encontrar tantos benefícios em uma só fruta? Isso se deve aos seus componentes nutritivos. Durante o consumo, eles passam a atuar diretamente no seu organismo, garantindo o seu bom funcionamento. Conheça as principais propriedades da pera Red:

FIBRAS

Uma  pera média contém cerca de 5 g de fibras, auxiliando na digestão, controlando o índice de glicose no sangue e colaborando para a redução do LDL, o mau colesterol.

VITAMINAS

  • A e E: melhoram o aspecto da pele e dos cabelos e protegem a saúde dos olhos.
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico, que são as defesas do seu organismo, e combate os radicais livres.
  • Vitamina B9 (Ácido Fólico): essencial para o desenvolvimento físico e neurológico do feto durante a gravidez.

ÁGUA

  • Por conter 85% de água, a pera Red constitui um diurético natural. Rica em sais minerais, ela ajuda a controlar a pressão arterial e protege a saúde do coração.

MINERAIS

  • Potássio: previne contra doenças cardíacas e repõe a perda óssea.
  • Cobre: protege o sistema neurológico, favorecendo a memória, a concentração e o aprendizado.
  • Boro: a presença desse mineral na pera Red ajuda o organismo a absorver o cálcio, prevenindo contra a osteoporose.
  • Magnésio: que protege os batimentos cardíacos.
  • Fósforo: fortalece os ossos, dentes e músculos.

Tipos de pera

A pera é um pseudo fruto da pereira, árvore do gênero Pyrus L. originária da Ásia e da Europa. Melhor cultivada em regiões de clima temperado, não se dá muito bem em países de clima tropical, por isso tem baixa produção no Brasil. Existem mais de mil tipos de pera cultivadas no mundo, mas apenas cerca de 10 variedades são consumidas no Brasil.

Conheça algumas delas:

-Pera Rocha ou Portuguesa – Essa variedade tem origem em Portugal, região de Sintra, daí ser mais conhecida em nossas terras como pera portuguesa. Sua polpa é branca, macia, doce e suculenta. É uma das mais resistentes e é ótima para consumir in natura ou no preparo de geleias. Calorias: cada 100 g possuem 60 Kcal.

-Pera Williams (Barlett) – Originária dos EUA e Canadá, possui tamanho médio a grande. Sua casca de tom verde torna-se amarela ao amadurecer. De polpa fina, contém muito açúcar e larga quantidade de água. É a mais indicada para o cozimento, pois não se desmancha facilmente. Calorias: cada 100 g contém 53 Kcal.

-Red Williams (Red Barlett) – Originária dos EUA e Canadá, essa variedade  tem parentesco direto com a pera Williams, com o diferencial da cor vermelha. Bastante suculenta, possui polpa branca e é ótima para acompanhar queijos de sabor forte.  Calorias: 100 g – 52 Kcal

-Pera D’Anjou –  Também chamada de Beurre D’Anjou, essa pera tem origem francesa ou belga. Pequena e de formato arredondado, apresenta casca verde, mesmo quando madura. Possui textura firme, polpa sumarenta e sabor doce. Indicada para consumo in natura ou para cozinhar, pois não se desmancha facilmente.

-Pera Red D’Anjou – Essa pera é uma “irmãzinha” da variedade D’Anjou, fruto de uma mutação natural. Sua origem provável é na França e apresenta  as mesmas características de textura e sabor da pera D’Anjou, com o diferencial da cor vermelha na casca. Seu sabor doce a leva a ser usada em várias receitas deliciosas.

-Pera d’Água: também conhecida como Dona Joaquina, tem origem asiática., Muito saborosa e de textura delicada, apresenta polpa granulosa e é rica em ácidos orgânicos, minerais e fibras. Seu sabor adocicado vai bem ao natural ou como complemento de saladas. Calorias: cada 100 g equivalem a 52 Kcal.

-Golden Russet Bosc – Tipo de pera bem elegante e de formato alongado. Apresenta cor marrom canela e sabor doce. Sua textura é firme e ela não muda de cor ao amadurecer, nem perde a forma ao cozinhar. Ótima opção para pratos diferenciados.

-Abate Fetel – Variedade de pera mais alongada (comprida) com casca de tom mais escuro. Possui a polpa branca, com sabor doce e é bastante aromática. Seu nome vem do monge francês que a produziu no século XV.

-Packham – Originária da Austrália, também conhecida como Packham’s Triumph, homenagem ao produtor que a cultivou pela primeira vez. É uma pera de porte maior e com formato irregular. Possui pele verde e preserva a cor por muito tempo. Seu sabor é bem marcante. Calorias: 100g apresentam 54 Kcal.

 

Confira outros tipos de pera:

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Pera Williams

Benefícios e Propriedades da Pera d’Água

Benefícios e Propriedades da Pera Portuguesa