Benefícios da siriguela para a saúde – Quais as suas propriedades?

Spread the love

A seriguela (siriguela ou ciriguela) é uma fruta originária da América Central muito apreciada no nordeste brasileiro e ainda pouco conhecida e consumida em outras regiões do país. Aos poucos, a fruta começa a despertar a atenção daqueles que buscam uma alimentação mais saudável, já que possui uma composição nutricional rica, tem um baixo teor calórico e é rica em fibras. A fruta siriguela pode ser consumida in natura, inclusive com casca, ou usada no preparo de sucos, doces de compota, geleias, sorvetes etc.

A seriguela tem formato ovoide, com uma cor que vai do amarelo ao vermelho. Apresenta casca lisa e fina, tem polpa amarela de aroma bastante agradável e sabor doce. Seu caroço é branco e proporcionalmente grande ao tamanho do fruto.

Além de ser um energético saudável, a seriguela (como outras frutas) é fonte de sais minerais e vitaminas essenciais para a manutenção da saúde física e mental. Por isso, incluir a ciriguela na dieta é uma forma natural, barata e gostosa de evitar doenças.

Uma característica da seriguela é ser uma fruta altamente perecível, devendo, portanto, ser consumida logo após seu amadurecimento. Devido a este fato, o uso da ciriguela na fabricação de doces (artesanais ou industrializados) é uma alternativa para um melhor aproveitamento de sua produção.

A seriguela também é conhecida como ameixa-da-Espanha, cajá vermelho, ciroela e ciruela mexicana.

Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a fruta seriguela e a árvore que a produz, a serigueleira. Falaremos também sobre os benefícios da seriguela para a saúde e ensinaremos algumas receitas de doces, além de um saboroso e nutritivo suco da fruta.

Seriguela ou Siriguela?

Siriguela, seriguela ou ciriguela, afinal, qual a grafia correta do nome dessa fruta? A maioria dos dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras registram a forma ciriguela. Essa grafia deriva da palavra ciruela, como a fruta era chamada pelos colonizadores espanhóis (embora, na verdade, ciruela em espanhol signifique “ameixa”). Entretanto, é muito frequente encontrar as formas seriguela ou siriguela nos mais variados textos em língua portuguesa.

Em espanhol, a seriguela se chama jocote, nome oriundo da palavra xocotl, que significa “fruta” em náuatle (língua pré-hispânica ainda falada em algumas regiões do México e América Central).

Seriguela época

É possível colher a seriguela de dezembro a março. Sua safra costuma proporcionar grandes quantidades de frutos.

Seriguela árvore

O pé de seriguela, a serigueleira, cujo nome científico é Spondias purpurea L., teve origem na América Central e se adaptou bem às condições do clima de alguns países da América do Sul, como é o caso do Brasil.

A seriguela árvore tem porte pequeno, não ultrapassando em geral os 7 metros de comprimento. Durante os períodos de seca, as folhas do pé de seriguela caem, ocorrendo em seguida à época da floração.

Seriguela: como plantar

O plantio da seriguela pode ser feito através de sementes ou mudas. Como as sementes demoram muito para germinar e correm um grande risco de apodrecer, a melhor opção é plantá-la a partir de mudas (estacas), comprando-as prontas ou fazendo-as a partir de galhos.

Para fazer a muda de seriguela, utiliza-se galhos com aproximadamente 2 centímetros de grossura por 40 a 50 centímetros de comprimento. Deve-se retirar as folhas do galho, para que a planta não sofra desidratação por meio da transpiração folhar.

Os galhos devem ser plantados em terra adubada com esterco curtido e calcário, no local definitivo ou provisório de cultivo. Quando folhas novas começarem a nascer, significa que as mudas já podem ser transferidas para o local definitivo onde viverão. Escolher um local com boa incidência de raios solares é fundamental para a saúde da planta.

A seriguela começa a produzir frutos de 3 a 4 anos após seu plantio.

Siriguela engorda?

A ciriguela não engorda, por seu baixo valor calórico e bom percentual de fibras. Na verdade, é uma fruta que pode e deve estar presente em dietas de emagrecimento.

Seriguela calorias

Conforme já exposto, a seriguela é uma fruta de baixo valor calórico. 100 gramas de ciriguela contém em média 76 calorias.

Composição nutricional da Ciriguela

Cada 100 g de seriguela contém:

  • Proteínas 1,4 g
  • Lipídios 0,4 g
  • Carboidrato 18, 9 g
  • Fibra alimentar 3,9 g
  • Cálcio 27 mg
  • Magnésio 18 mg
  • Manganês 0,06 mg
  • Fósforo 19 mg
  • Ferro 0,4 mg
  • Sódio 2 mg
  • Potássio 248 mg
  • Cobre 0,12 mg
  • Zinco 0,5 mg
  • Tiamina 0,14 mg
  • Vitamina C 27 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2006).

Benefícios da Siriguela

Entre os benefícios da seriguela para a saúde, podemos citar:

1.Melhora o funcionamento do intestino – Por ser rica em fibras, a seriguela previne a prisão de ventre, principalmente quando a fruta é consumida com casca.

2.Tem propriedades diuréticas – Ao otimizar a eliminação de líquidos pelo organismo, o consumo da siriguela favorece a eliminação de toxinas e reduz o inchaço abdominal.

3.Ajuda a reduzir as taxas de colesterol – Efeito explicado pela grande concentração de fibras existente na siriguela.

4.Energético natural – Fonte de carboidratos, a seriguela fornece energia extra para a prática de atividades físicas, além de auxiliar em casos de fadiga e sonolência.

5.Indicada para o alívio de espasmos – Os minerais e vitaminas presentes na seriguela ajudam a evitar as cãibras musculares.

6.Auxilia no tratamento da diarreia – As fibras presentes na siriguela melhoram a absorção de água pelo intestino e aumentam o volume do bolo fecal, regularizando a frequência das evacuações.

7.Fortalece o sistema imunológico – Com uma boa quantidade de vitamina C em sua composição, a seriguela ajuda a tornar o organismo mais resistente contra infecções por vírus e bactérias.

8.Ajuda a tratar quadros de anemia – Como é fonte de Ferro, Cálcio e Fósforo, o consumo da seriguela é altamente indicado para pessoas que apresentam anemia.

Suco de Seriguela

O suco de seriguela é muito saboroso e fácil de preparar. E para quem não encontra a fruta in natura em sua região, a alternativa é usar a polpa congelada da seriguela, que pode ser encontrada em grandes redes de supermercado e lojas especializadas em produtos naturais.

Receita de suco de seriguela (com a fruta)

Para preparar um refrescante suco de seriguela da fruta, são necessários os seguintes ingredientes: 400 gramas de siriguelas bem maduras, 1 litro de água e açúcar à gosto (refinado ou mascavo) para adoçar.

Primeiro, higienizar as seriguelas e bater no liquidificador (sem retirar as cascas) com um pouco de água). Coar a mistura, acrescentar o restante da água e adoçar. Servir bem gelado.

No caso de se optar pela polpa congelada, é só bater diretamente com a água e adoçar.

Seriguela: receitas

Além de ser uma delícia para comer ao natural ou fazer sucos, a seriguela é protagonista em várias receitas irresistíveis. Confira.

Doce de siriguela

Para preparar o doce de seriguela, você precisará de: 1 quilo de seriguela, 2 xícaras de açúcar e 1 litro de água.

Após higienizar as seriguelas, levá-las ao fogo médio com toda a água e cozinhar até que os caroços comecem a se soltar das frutinhas. Desligar o fogo, deixar a mistura esfriar e retirar somente as sementes das seriguelas. Bater a polpa (já sem os caroços) no liquidificador, até que se forme uma massa homogênea. Reservar essa massa resultante.

Em uma panela de fundo grosso, derreter as 2 xícaras de açúcar, sem deixar ficar escuro. Acrescentar a massa de seriguela batida ao açúcar derretido, mexendo sem parar até começar a ferver. Desligar o fogo e deixar o doce esfriar. Servir em temperatura ambiente ou gelado.

Geleia de seriguela

Ingredientes para a geleia de seriguela: 900 gramas de ciriguelas maduras, 1 maça picada em pedaços pequenos, 250 gramas de açúcar.

Preparo: Higienizar as seriguelas e coloca-las em uma panela de fundo grosso junto com a maçã picada, acrescentar água suficiente para cobri-las. Cozinhar em fogo médio até que os caroços das seriguelas comecem a se soltar. Desligar o fogo e esperar até a mistura esfriar. Com a mistura fria, passá-la por uma peneira, retirando as sementes. Acrescentar as 250 gramas de açúcar à mistura peneirada e cozinhar, mexendo pausadamente, até adquirir o ponto de geleia (para verificar se está no ponto, coloque um pouco da mistura em um prato de vidro e confira a textura).

Sorvete de siriguela caseiro

Para fazer um delicioso sorvete caseiro de seriguela, os ingredientes são: 1 xícara e ½ de polpa de seriguela, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite condensado.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Transferir a mistura para um refratário, cobrir com filme plástico e levar ao congelador por, no mínimo, 4 horas. Após esse tempo, retirar do congelador e bater novamente. Levar de volta ao congelador até endurecer e pronto, é só servir.

Como vimos, a seriguela é uma fruta que traz muitos benefícios para a saúde, ajudando a prevenir e tratar uma série de problemas. Infelizmente, ela ainda não é encontrada com facilidade em muitos locais do Brasil, mas com a difusão das informações sobre suas propriedades benéficas, o interesse em sua comercialização só tende a crescer. Como isso, produtores e consumidores se beneficiarão.