Benefícios da Tangerina para a saúde

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A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada com origem na Ásia, mais especificamente na China e na Índia. No Brasil, a tangerina apresenta alguns codinomes, como mexerica, bergamota, poncã ou clementina. É considerada a “prima” da laranja.

A tangerina tem como vantagem em relação à laranja a facilidade de consumo. Geralmente, a laranja é mais utilizada em sucos, e seu bagaço é descartado.

Já a tangerina é consumida quase por inteira, sendo somente a casca e os caroços descartados. Portanto, os benefícios da tangerina são normalmente mais aproveitados.

tangerina fruta

Propriedades da tangerina

A fruta tangerina é rica em vitaminas A, C, B1 e B12 e sais minerais, como o potássio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

Saiba que a fruta inteira pode ser aproveitada para melhor uso de suas propriedades.

Informações nutricionais da tangerina

A cada 100g de tangerina, você encontra:

  • Energia: 53 calorias
  • Carboidratos: 13,3 g
  • Açúcar: 10,6 g
  • Proteínas: 0,8 g
  • Gorduras: 0,3 g
  • Fibras: 1,8 g
  • Sódio: 2 mg
  • Potássio: 166 mg

Como consumir a tangerina

Geralmente a tangerina é consumida por inteiro, como sobremesa, por exemplo. Partes de seu gomo podem ser encontradas em doces e até mesmo no meio de saladas.

Saiba que, com suas folhas, é possível fazer chás calmantes e, com sua casca, doces e óleos essenciais.

Confira a segui alguns benefícios da tangerina.

Benefícios da Tangerina

  1. Pele mais jovem e saudável

A tangerina é rica em antioxidantes e tem cerca de um terço da dose diária de vitamina C que precisamos.

Como é rica em vitamina C, pode ser muito usada para nossa pele.

A vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, assim ela ajuda no tratamento de machucados de pele, e isto pode ser feito através de cremes ou óleos essenciais de tangerina.

Seu óleo pode ser usado para tratar acne, cicatrizes e na prevenção de estrias.

A tangerina ajuda também no combate a rugas e no processo de envelhecimento da pele.

Todas essas vantagens podem ser usadas consumindo a fruta ao natural ou através de máscaras e cremes.

tangerina propriedades

  1. Cabelos mais fortes e saudáveis

A vitamina B12 presente na tangerina ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios de cabelo, evitando sua queda e retardando o processo de branqueamento dos mesmos.

A vitamina A, também presente na tangerina, é usada em shampoos e/ou condicionadores, pois ajuda a balancear o sebo do couro cabeludo, mantendo a hidratação dos fios.

Para uma solução mais rápida, você pode juntar o suco de tangerina a óleos essenciais e aplicá-los diretamente no cabelo, depois enxaguá-los por completo.

  1. Perder peso

Como vimos acima sobre os componentes da tangerina, ela é muito encontrada em cardápios de regimes, graças ao fato de ela ter uma casca dura e, mesmo assim, ser fácil de descascar.

Além disso, é uma ótima fruta para ser levada em bolsas ou mochilas, como lanche da manhã ou da tarde.

A fibra existente na tangerina ajuda na perda de peso, pois faz com que o nosso corpo pense que estamos saciados e auxilia a balancear o nível de glicose no sangue.

Suas vitaminas inibem a produção do hormônio do estresse, que pode influenciar no armazenamento de gordura.

  1. Dentes, gengivas e um sorriso mais saudável

Na tangerina pode ser encontrada vitamina C, juntamente com o cálcio e fósforo, que são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento dos dentes mais saudáveis.

Mas nada de exageros, não coma muita tangerina, pois é uma fruta ácida, que pode estragar o esmalte dos dentes já saudáveis.

  1. Aumentar a imunidade

Sabe-se que a vitamina C ajuda a manter o nosso sistema imune mais forte, e é por isso que a vitamina C é a mais encontrada em remédios para prevenir e combater a gripe.

Uma boa dica é fazer o chá de casca de tangerina juntamente com hortelã ou menta, para combater as infecções causadas por vírus.

  1. Combate a diabete

Uma substância encontrada na tangerina é provavelmente uma potente arma que ajuda o nosso corpo a combater a diabete tipo 2, porque ela ajuda a regular o nível de insulina no sangue.

tangerina benefícios

  1. Ajuda o coração, colesterol e câncer

A mesma substância, citada anteriormente, ajuda ainda a nos proteger de enfartos e ataques do coração.

Além disso, a tangerina é rica em potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial e promove um fluxo sanguíneo mais saudável, o que previne a formação de coágulos sanguíneos.

Esta substância, citada no início, colabora na prevenção do excesso de gordura em nosso corpo, principalmente no fígado, forçando nosso corpo a queimar gordura e não produzi-la ou armazená-la.

Sendo assim, diminui o mau colesterol e promove o bom colesterol.

A tangerina possui substâncias que ajudam a prevenir o aumento de células cancerígenas, reduzindo, assim, a proliferação de tumores.

  1. Auxilia na digestão e combate problemas relacionados ao sistema digestivo

Devido à tangerina ser rica em fibras, ela ajuda no funcionamento geral do sistema digestivo e dos rins.

Ela contém antioxidantes que diminuem a absorção do colesterol pelo fígado, fazendo com que ocorra um risco menor de obesidade, ajudando na desintoxicação.

Além disso, seus óleos essenciais são recomendados para a prevenção de cólicas e vômitos.

  1. Hidratação e melhora do sistema renal

A tangerina é composta por 90% de água, por isso ela ajuda a hidratar o organismo.

É também uma fruta diurética, e suas vitaminas e sais minerais colaboram para o tratamento da anemia.

  1. Benefícios da tangerina para a visão

O consumo da fruta fresca e a absorção da vitamina A e C podem ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, que pode ser maior causa de perda da visão em idade avançada.

  1. Calmante natural

Você já deve saber que o maracujá é um dos calmantes mais conhecidos, porém o chá da folha da tangerina e o seu cheiro são recomendados para quem precisa se acalmar depois de um dia turbulento.

Saiba que nas terapias alternativas, como na aromaterapia por exemplo, o óleo natural da tangerina é usado para ajudar as pessoas a descansarem e relaxarem.

Além de tudo isso, o chá da folha de tangerina, pode auxiliar no combate a doenças, como já citamos antes, como a eliminação de cálculos renais.

tangerina

  1. Recomendado para os praticantes de esportes

A fruta possui cerca de 100mg de potássio a cada 100g, substância que tem uma ação benéfica em vários órgãos, células e tecidos do organismo.

É um mineral é essencial para o funcionamento ideal dos rins, músculos, nervos, coração e para o sistema digestivo.

Ele é fundamental para os ossos e ainda pode ajudar a osteoporose em uma idade mais avançada.

Outro benefício desse mineral é que ele ajuda no crescimento e recuperação de músculos.

A vitamina C, presente na fruta, é essencial na produção de colágeno no corpo. Portanto ajuda a manter tendões, ligamentos, ossos e artérias bem unidos.

Essa vitamina, além de fortalecer ossos e músculos, quando aliada a exercícios físicos, ajuda na perda daquela gordurinha indesejável.

  1. Aumenta a disposição

A vitamina C, contida na tangerina, quando consumida com algum alimento rico em ferro, como o espinafre, por exemplo, dá ao organismo a capacidade de absorver melhor o ferro.

Com essa função, gera mais energia, mais disposição, então é uma boa pedida para o início ou meio do dia.

Agora que vimos os muitos benefícios da tangerina, vamos conferir algumas dicas sobre o seu uso:

  • Para aproveitar melhor os benefícios da tangerina citados anteriormente, escolha no mercado a fruta que estava menos exposta ao sol, guarde-a em um local fresco e não a consuma quente, pois o calor pode fazer com que ela perca boa parte de seus nutrientes;
  • Quando for escolher a fruta no mercado, saiba que as melhores são as de cor mais vibrante e as que estejam mais pesadas, pois elas terão mais suco, portanto possuirão mais nutrientes;
  • É recomendado não lavar as tangerinas antes de guardá-las, isto porque a água pode facilitar o surgimento de fungos, estragando a fruta;
  • A tangerina pode durar até uma semana. Porém, se for possível refrigerá-la por mais alguns dias, seu período de validade pode durar até duas semanas;
  • Você sabe como fazer o chá de tangerina? É bem simples, faça-o da seguinte maneira: com a água fervendo, adicione as cascas (ou raspas da casca) e deixe-as ferver por cerca de 3 minutos. O chá pode ser consumido quente ou frio, e é melhor não deixá-lo assentar por muito tempo, pois o chá pode ficar amargo demais.
  • Para consumir a casca da tangerina, é recomendado deixá-la por alguns dias exposta ao sol. Depois disso, guarde-as em um pacote bem lacrado na geladeira (assim você pode consumi-la em até dois meses);
  • Não existe uma definição da quantidade perfeita a ser consumida diariamente para se ter os benefícios da fruta. No entanto, é recomendado consumi-la com moderação e em conjunto com outros alimentos saudáveis.

Esperamos que estas informações tenham lhe ajudado de alguma forma e, se você gostou do artigo, que tal compartilhá-lo com os amigos?

 

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