Benefícios da Toranja para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A toranja, que também é chamada de grapefruit, é pertencente ao grupo de frutas hibridas, ou seja, frutas que foram concebidas a partir da união de outras frutas diferentes. Ainda que não seja extremamente popular no país, é muito fácil de encontrar nos supermercados e hortifrutis brasileiros.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que toranja e laranja são a mesma coisa, isso não é verdade.

A fruta toranja é uma espécie de fruto que foi concebido a partir da união de sementes de laranja e de pomelo, sendo, por isso, um alimento bastante rico em vitaminas e minerais e bastante nutritivo. Em virtude disso, é possível apontar uma série de benefícios da toranja para a saúde.

toranja

Confira a seguir tudo sobre a toranja, benefícios para a saúde e diversas outras informações sobre essa fruta.

Toranja e laranja: diferenças

Apesar de parecidas, toranja e laranja são frutas muito distintas.

Diferentemente da laranja, que não possui contraindicações, a toranja pode ser perigosa para pessoas que estão fazendo tratamentos médicos com determinados remédios, isso porque a fruta pode bloquear a ação dos mesmos.

Dessa maneira, antes de consumir a fruta, se você faz uso de alguma medicação, é importante consultar o seu médico.

Além disso, diferentemente da laranja, essa fruta possui uma polpa de cor avermelhada e uma casca texturização e amarela, além disso, o tamanho da toranja é muito maior que o que normalmente observamos na laranja.

Benefícios da toranja

Em relação ao consumo da toranja, benefícios para a saúde podem ser apontados, em virtude de sua composição, que é rica nos seguintes minerais e vitaminas:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 e B6);
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Fibras;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Licopeno;

Todas essas substâncias presentes na composição da fruta toranja são responsáveis pela prevenção e também pelo auxílio no tratamento de diversas doenças que podem ser prejudiciais à sua saúde.

toranja benefícios

1.Ajuda a emagrecer

A toranja fruta é bastante rica em fibras, por isso costuma estar presente na dieta de quem está buscando perder peso.

Isso acontece porque a presença dessas fibras aumenta a sensação de saciedade e ajuda a reduzir o apetite, o que faz com que a pessoa consuma menos calorias no decorrer do dia.

Além disso, a alta quantidade de fibras também ajuda a regular as funções do intestino, cujo bom funcionamento também é bastante importante durante o processo de emagrecimento de forma saudável.

E tem mais: o consumo da fruta também estimula a produção de colecistoquinina pelo organismo. Esse hormônio é responsável pela regulação da produção de suco gástrico e atua também como um eficiente inibidor de apetite, o que é mais um motivo para quem deseja emagrecer incluir a toranja na dieta.

2.Ajuda a combater a gripe

A fruta toranja, em virtude da sua composição, ajuda a reduzir a acidez do sistema imunológico, sendo uma das frutas mais indicadas para o combate e prevenção da gripe.

Isso acontece porque, entre os componentes da fruta, está presente um poderoso antioxidante chamado Naringina, que é um flavonoide com fortes propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas.

Além disso, também conta com propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias, o que faz com que o sistema imunológico seja reforçado, de forma a tornar o corpo mais protegido contra a gripe e também contra diversas outras doenças.

3.Auxilia no tratamento da malária

A toranja gigante possui em sua composição um alcaloide importante, denominado quinina, que é considerado um excelente remédio natural no combate à malária.

E não apenas contra a malária, esse alcaloide atua também como um auxiliar no tratamento de outras condições graves de saúde, tais como o lúpus, a artrite e as câimbras noturnas nos membros inferiores.

A importância dessa fruta para a aquisição desse nutriente é bastante relevante, uma vez que dificilmente a quinina é encontrada em outros alimentos.

4.Ajuda a aliviar a febre

Além de atuar para uma melhor condição do sistema imunológico, a fruta também ajuda a prevenir os quadros febris.

Além disso, ela pode ser utilizada para abaixar a febre e aliviar a sensação de queimação no corpo que acontece quando um quadro febril se instala.

Os benefícios dessa fruta em relação à melhora da febre são causados por sua alta concentração de Vitamina C que está presente em sua composição.

Esse mesmo fator também é responsável por ajudar a hidratar o corpo e manter a sede, além de atuar positivamente na melhora da imunidade do organismo.

5.Auxilia no combate à fadiga

O nookatone, composto raro e de extrema importância para o organismo humano, é mais um dos componentes encontrados na composição da toranja.

Esse composto é o responsável pelo aroma agradável que a fruta exala e também por atuar em uma melhora no funcionamento da metabolização da energia no corpo humano.

Isso acontece porque o nookatone atua na ativação da AMPK. Isso significa que, incluindo a fruta em sua alimentação, você poderá contar com mais resistência e mais energia para o seu dia a dia.

O composto reduz a fadiga e cansaços excessivos que podem atingir você no final do dia.

6.Ajuda no processo de digestão de alimentos

Devido à alta concentração de fibras e de celulose vegetal em sua composição, a fruta atua na produção de suco gástrico, melhorando seu fluxo dentro do trato digestivo.

Dessa maneira, o consumo ajuda a tornar mais fácil o movimento dos intestinos, além de regular o funcionamento do sistema excretor.

Isso significa que, quem se alimenta com a toranja de maneira regular, pode evitar diversos problemas relacionados à digestão dos alimentos, tais como irritações estomacais, prisão de ventre e excesso de gases.

toranja propriedades

7.Auxilia no combate à insônia

A fruta concentra em sua composição uma boa quantidade de tripofano, o que faz com que a toranja se torne um alimento bastante útil para combater a insônia.

O tripofano é uma substância conhecida por gerar a famosa sensação de sonolência logo depois de uma grande refeição, e em virtude dessa propriedade, pode ajudar você a dormir melhor à noite e a enfrentar com mais disposição os desafios do dia seguinte.

Consumir uma porção da fruta à noite, algumas horas antes de dormir, estimula a produção de tripofano pelo corpo e pode ajudar a combater a insônia.

8.Pode ser usada no controle da diabetes

Médicos e especialistas costumam recomendar o consumo de toranjas para pacientes diagnosticados com diabetes.

Isso acontece porque a toranja é uma fruta que atua na redução dos níveis de amido no organismo.

Além disso, a fruta atua também auxiliando na regulagem do fluxo dos açúcares no corpo, o que é um ponto mais que positivo para controlar a evolução da diabetes, impedindo que a doença se agrave.

A fruta também é indicada para quem tem predisposição para o desenvolvimento de diabetes, como no caso de quem tem familiares portadores da doença.

9.Ajuda a prevenir infecções no trato urinário

Por ser rica em vitamina C na sua composição, bem como por conter minerais importantes, como o potássio, a toranja também pode ser usada na prevenção e no tratamento de uma série de complicações no fígado e nos rins.

Em virtude disso, uma alimentação que inclua a fruta ajuda a prevenir a infecção urinária, que é algo muito comum na população feminina, em especial no caso de mulheres grávidas.

Assim, se você costuma ter infecções urinárias com frequência, incluir a toranja na sua alimentação pode te ajudar a ter um alívio dos sintomas e dos desconfortos que ela causa, além de reduzir a repetição do quadro.

10.Atua na proteção do coração

O potássio que é encontrado na composição da toranja é responsável por manter a saúde do coração em dia, já que o mineral tem uma importante ação vasodilatadora.

Isso significa que o mesmo atua no organismo relaxando os vasos sanguíneos e as artérias, o que pode promover uma redução na pressão arterial e a prevenção de doenças cardiovasculares, derrames, ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

Receita com toranja

Doce de toranja

Para fazer o doce você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 toranjas (de cerca de 1,5 kg cada uma)
  • Água
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • 1 canela em pau
  • Cascas de limão

Para fazer a receita, siga os passos a seguir:

  • Lave as toranjas e as cozinhe em fogo brando por cerca de 2 horas;
  • Deixe as frutas esfriarem, de preferência de um dia para o outro;
  • Corte as frutas ao meio, retire o sumo e separe a poupa da casca;
  • Leve o sumo e o açúcar ao fogo;
  • Junte as cascas até ferver;
  • Desligue e deixe descansar de um dia para o outro;
  • Ferva novamente até o ponto de fio;
  • Retire do fogo, aguarde esfriar e sirva;

No artigo de hoje você conheceu quais são os benefícios da toranja para a saúde, além de diversas outras informações relevantes sobre essa fruta.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades do Gengibre