Benefícios da Uva Itália para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A uva Itália é um tipo de uva que chegou no Brasil e se adaptou rapidamente ao clima.  Apesar de ter sido cultivada primeiramente em São Paulo, hoje a maior produção se dá no Nordeste brasileiro.

Apesar de estar bastante adaptada ao clima regional, a uva Itália é de origem asiática. Trazida para o Brasil, conseguiu se instalar frente ao clima com bastante sol e chuvas esporádicas.

Ainda assim, é uma espécie que está presente em quase todos os tipos de residência. Seu consumo pode se dar em natura, ou em formas de sucos ou geleias. O fato é que sua abrangência é um fator muito importante.

uva itália

A seguir, você terá conhecimento de outras informações sobre a uva Itália. Seu nome científico suas características e suas propriedades. Tudo é de suma importância para que seu conhecimento possa ser aprofundado.

Uva Itália nome científico

O nome científico da uva Itália é Vitis Sp. Apesar do nome, ela também pode ser conhecida de outras formas por todo o Brasil.

Ela também pode ser conhecida por parreira, videira ou vinha. A variação do nome está de acordo com a história e com a cultura local, que pode ir designando nomes para reconhecimento de modo simples.

Apesar do reconhecimento em quase todo o território nacional, a uva Itália tem propriedades que são exclusivas e únicas, podendo também ser útil para uma série de coisas.

Uva Itália propriedades

As propriedades da uva Itália são inúmeras. Primeiro, por ser uva, tendo uma gama de benefícios para o nosso corpo. Algumas dessas propriedades são encontradas em outras espécies também.

A uva Itália  é rica em vitaminas, proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides. A combinação desses compostos auxilia em todas as partes do nosso corpo e evita muitas doenças crônicas.

Uma das ações mais efetivas da uva Itália é a desobstrução das artérias. Além desses existem outros benefícios da uva Itália, graças a todos os seus compostos e valores nutricionais, que auxiliam em toda essa propriedade.

A uva Itália é uma importante fonte de vitaminas e sais minerais. Nela, você encontra muitos compostos importantes para a nossa saúde e composição física e hormonal, sendo uma importante fonte alimentar.

No entanto, apesar de tantos benefícios, a uva Itália também oferece pequenos riscos se consumida em grande quantidade. Isso ocorre por conta do grande teor de açúcar que faz parte das propriedades da uva Itália.

Por isso é importante sempre estar atento ao consumo, para que ele não apresente riscos com o passar do tempo. Para facilitar o entendimento, vamos trazer as informações nutricionais, para dar um panorama da situação.

Uva Itália informação nutricional

Para valores diários em uma dieta balanceada, a uva Itália, em cacho médio apresenta os seguintes valores:

  • Calorias (valor energético): 185,5 kcal – 9,28 %
  • Carboidratos: 47,6 g – 15,87 %
  • Proteínas: 2,45 g – 3,27 %
  • Gorduras totais: 0,7 g – 1,27 %
  • Gorduras saturadas: 0 g – 0 %
  • Fibra alimentar: 3,15 g – 12,6 %
  • Sódio: 0 mg – 0 %

A partir desses valores, você pode ir balanceando sua dieta e encaixando a uva Itália da melhor maneira de modo a compartilhar de todos os seus benefícios e qualidades para a sua saúde.

Uva Itália benefícios

Se você não conhece os benefícios da uva Itália, nós vamos dizer todos os que interessam para você e para a sua saúde. Com esses benefícios, sua vida pode melhorar bastante.

  1. Os antioxidantes presentes na uva Itália são ótimos para a visão. Essas propriedades previnem ocorrências de desgaste da retina e podem evitar também casos de catarata ou outras doenças.
  2. A combinação com vitaminas pode proporcionar ainda mais benefícios, como tratar a hidratação da pele e o combate do envelhecimento precoce. Isso acontece por conta dos radicais livres.
  3. A ação antioxidante da uva Itália, junto com as vitaminas C e K, fazem com que o corpo não produza tantos radicais livres. Essa é uma das mais importantes propriedades da uva Itália.
  4. Também a uva Itália pode ser muito eficaz no combate à inflamação. Outros benefícios dão conta da saúde óssea e também podem auxiliar nos processos de coagulação, desobstruindo as artérias de nosso corpo.

Uva Itália preço

O preço de um quilo gira em torno de R$ 5, podendo variar bastante entre as regiões e estações do ano. Tal feito acontece por ser um produto que precisa de um clima constante e que seja propício para sua criação.

Além disso, o valor pode ser cobrado por outras importantes características da própria uva, que pode conter ou não caroço e, assim, causar uma possível alteração no valor de mercado.

No geral, a uva Itália tem caroço, mas pode ser geneticamente modificada para que não produza sementes, e por isso o preço é relativamente maior do que a uva Itália tradicional.

Assim também a uva Itália roxa tem um valor diferenciado da uva Itália verde. O motivo é o custo da plantação, já que a uva roxa vem de um processo diferente do que é geralmente feito.

Esses custos são todos repassados para o valor final do produto, a fim de custear todos os gastos que houveram desde o plantio, o cuidado até a venda final que é feita em supermercados ou feiras.

Sendo assim, verifique qual o tipo de uva Itália que irá comprar e assim, também, poder desfrutar do melhor custo benefício para a sua opção e preferência, que pode ser bastante diversificada.

A uva Itália  é rica em nutrientes e também em informações. Aqui nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essa fruta que de fato entrou para o gosto da população brasileira

Entender as propriedades da uva Itália pode também ser um bom começo para uma vida saudável, principalmente para quem precisa iniciar algum tipo de acompanhamento ou tratamento.

Os benefícios da uva Itália  também são essenciais para que esta fruta tenha a dimensão e importância que já possui. Conhecer a uva Itália pode fazer você enxergar muito mais que uma simples fruta.

 

Confira outros tipos de uva:

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades da Uva Rubi

Benefícios e Propriedades da Uva Merlot

Benefícios e Propriedades da Uva Cabernet Sauvignon

Benefícios e Propriedades da Uva Chardonnay

Benefícios e Propriedades da Uva Thompson