Benefícios da Uva para a saúde – Quais são suas propriedades?

Compartilhe as informações sobre este alimento

A uva é uma fruta que representa mais que uma grande horticultura global, ela tem conexões históricas antigas com o desenvolvimento da cultura humana. O produto principal, o vinho, foi, durante muitos anos, considerado divino.

uvaOs chamados fitoquímicos, presentes em frutas e vegetais, podem desempenhar um papel importante no controle do risco de doenças crônicas. A uva, uma das frutas mais populares e amplamente consumida no mundo, são ricas em fitoquímicos.

Dentre os fitoquímicos mais importantes, é possível citar os compostos fenólicos, devido aos seus enormes benefícios à saúde, incluindo a proteção contra algumas doenças.

A uva é um alimento facilmente disponíveis que contêm quantidade significativa de compostos fenólicos variados, como estilbenos, flavonóis e antocianinas. Eles são conhecidos por serem altamente eficazes contra doenças cardiovasculares. O mais famoso deles, resveratrol é um dos representantes da classe dos estilbenos e que se tornou mais popular após a descoberta do seu potencial anticancerígeno.

Tipos de uva

A composição fitoquímica das uvas varia muito entre as diferentes variedades. As parreiras pertencem ao gênero vegetal denominado Vitus, que possui, no total, cerca de 60 espécies de uvas. Mais de 70% das espécies são nativas da América do Norte, onde são cultivadas duas espécies principais de uvas: V. labrusca e V. rotundifolia. A primeira foi cultivada com vários cultivares de outra espécie, a V. vinífera, para criar uvas híbridas adequadas para a produção de suco, geleia, frutas frescas e vinho.

Os principais tipos de uva mais consumidos no Brasil são:

  • Uva Itália: variedade classificada como uva fina de mesa, sendo uma das melhores para o consumo “in natura”. Os cachos são grandes e possuem coloração verde.
  • Uva Chardonnay: e tida como “a rainha das uvas brancas”, sendo muito utilizada na produção do vinho branco.
  • Uva Rubi: de origem asiática feita a partir de uma mutação da uva Itália, possui textura firme e cor vinho. É caracterizada por apresentar grandes concentrações de água e sais minerais.
  • Uva Thompson: é a uva de mesa mais consumida em todo o mundo. Os cachos apresentam coloração amarelada, são de tamanho pequeno e utilizadas para produção de passas. Não contem sementes.
  • Uva Merlot: de origem francesa, sua principal característica é a qualidade, com um sabor mais cítrico e fresco, dispondo de diversos nutrientes e antioxidantes.
  • Uva Cabernet Sauvignontambém de origem francesa, a uva dispõe de diversas propriedades, sendo rica em vitamina C e de proteínas, carboidrados e flavonoides.

O componente mais famoso da uva: o resveratrol

O Resveratrol é amplamente estudado por seu valor nutricional e medicinal. Pesquisas científicas também mostraram que ele é capaz de induzir a resistência em plantas contra infecções microbianas e aumentar a expectativa de vida de diferentes organismos.

A demanda de resveratrol está aumentando devido ao seu potencial promissor para tratar doenças cardiovasculares e pelos seus efeitos anticancerígenos e anti-envelhecimento. Para suprir esta demanda, atualmente o resveratrol é comercializado sob a forma de complemento alimentar, em forma de cápsulas, pós e pílulas.benefícios da uva

A maioria dos alimentos ricos em resveratrol originam-se de fontes vegetais. Além do resveratrol, as plantas também fornecem outros fitonutrientes que também contribuem para a saúde.

Poucas espécies de plantas, incluindo a uva, o amendoim, o pinheiro e o tomate produzem resveratrol. Contudo, a uva é a fruta que contem quantidades maiores em relação a todas as outras fontes naturais. Quase todas as partes da uva contêm resveratrol, incluindo o caule, a folha, e a raiz, sendo que a pele é a fonte mais importante deste componente no vinho tinto e no suco de uva integral.

Benefícios da uva para a saúde

1.Benefícios da uva para a saúde – As uvas são uma boa fonte de ácidos fenólicos, flavonoides e resveratrol, todos os quais foram estudados por ter efeitos positivos para a saúde.

2.Benefícios da uva contra doenças cardiovasculares – Estudos têm associado o consumo de uvas à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas incluindo certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Pesquisas in vitro e in vivo demonstraram que as uvas têm uma forte atividade antioxidante, inibindo a proliferação de células cancerígenas, enquanto também ajuda a reduzir o colesterol.

3.Benefícios da uva como antioxidantes – As uvas contêm uma variedade de fitoquímicos, como ácidos fenólicos, estilbenos, antocianinas e proantocianidinas, todos os quais são fortes antioxidantes.

4.Benefícios da uva para a idade – Estes fitoquímicos não são apenas antioxidantes, anticancerígenos, anti-inflamatórios, mas também são cardioprotetores, neuroprotetores, hepatoprotetores e inibem o declínio cognitivo relacionado à idade.

5.Benefícios da uva contra doenças crônicas – Muitos experimentos científicos suportam a capacidade das uvas na prevenção de doenças do coração e de certos tipos de câncer. Devido aos seus flavonoides e estilbenos, existem fortes associações entre uvas e o risco reduzido de doenças crônicas.

Algumas descobertas envolvendo as propriedades da uva:

  • Num estudo laboratorial, o extrato de sementes de uva melhorou significativamente o grau de alteração de gordura no fígado em pacientes doentes.
  • Em outro estudo, o extrato de sementes de uva foi associado à redução no risco de carcinoma epidermóide cutâneo, um tipo de câncer.
  • Uma pesquisa verificou que a uva emagrece, pois, apresenta um baixo índice glicêmico. Além disso, seus fenólicos mostraram potencial para diminuir a hiperglicemia, sugerindo que as uvas podem apresentar benefícios para pessoas que possuem diabéticos do tipo 2.

Principais benefícios da uva roxa

As uvas roxas, especialmente suas sementes, têm forte atividade antioxidante.propriedades da uva

Os efeitos antioxidantes de fenóis em vários tipos de uvas mostraram que esta capacidade está relacionada com a concentração de fenóis na fruta. As atividades antioxidantes da uva roxa foram atribuídas tanto com fenólicos quanto com flavonoides.

Principais benefícios da uva verde

A uva verde é derivada evolutivamente da uva roxa. Algumas mutações na uva roxa desativam a produção das antocianinas, moléculas que são responsáveis ​​pela cor púrpura das uvas.uva benefícios

Esses compostos e ainda outros polifenóis são caracterizados por vários tons, que variam de roxo (quase preto) a vermelho.

Além disso, as uvas verdes são consideradas mais nutritivas e são capazes de aumentar o sistema imune.

Benefícios da uva na gravidez

Uvas podem oferecer enormes benefícios durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê, por conter componentes como:

  • Vitamina A, C e B1
  • Betacaroteno
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Ácido fólico
  • Ômega 3
  • Fibras

No entanto, as mulheres grávidas só receberão os benefícios das uvas consumindo-as de acordo com a quantidade sugerida pelos médicos. Continue lendo o artigo, pois falaremos disso mais adiante.

A seguir estão os 7 principais benefícios da uva na gravidez:

 1. Melhorar o desenvolvimento do cérebro do bebê pela presença de ácido fólico. A função mais importante deste componente é a sua capacidade de reduzir o risco de defeitos congênitos.

2. Formação de ossos e dentes pela presença de ácido fólico e cálcio, que otimizam o desenvolvimento do bebê e fortalecem os ossos das mamães.

3. Prevenção da anemia. Mulheres grávidas frequentemente apresentam anemia no segundo trimestre. Isso ocorre porque que os glóbulos vermelhos dividem seus benefícios tanto para a mãe quanto para o feto. A anemia pode ser prevenida por mulheres grávidas consumindo uvas vermelhas, que são as mais ricas em ferro.

4. Melhoria do sistema digestivo. Constipação é um problema digestivo comum durante a gravidez. As uvas ajudam o sistema digestivo a terem um bom desempenho por conter alta concentração de fibras, sendo, portanto, recomendadas para este fim.

5. Desintoxicação. As fibras fornecidas pelas uvas ajudam a limpar as toxinas do corpo.

6. Aumento do Sistema Imune. As mulheres grávidas são aconselhadas a consumir suco de uva porque ele tem traço alcalino, podendo manter o sistema imunológico e melhorar o desempenho renal.

7. Reduzir o inchaço. Uvas contêm cálcio e magnésio que se mostraram eficazes para reduzir o inchaço em mulheres grávidas.

Uva: efeitos colaterais e contraindicações na gravidez

Como nem tudo na vida é perfeito, a uva pode não ser indicada para determinadas condições ou causar problemas caso não consumida na quantidade e forma ideal.

Veja a seguir alguns malefícios da uva:

  • Uvas são difíceis de digerir.

Uvas pretas são bastante problemáticas para as mulheres grávidas, porque sua pele é difícil de ser digerira. Além disso, o sistema digestivo delas é muito sensível, sendo aconselhadas a evitarem esse tipo de uvas.

  • Alto nível de acidez.

Dependendo do nível de amadurecimento, as uvas podem causar azia. O alto nível de acidez pode causar vômito, problema recorrente na gravidez. Uvas devem ser evitadas em casos de problema de gastrite.

  • Alto nível de resveratrol.

Isso mesmo! Apesar de já ter sido comprovado que o resveratrol é altamente benéfico para a saúde, seu consumo elevado pode desencadear desequilíbrio hormonal.

A fim de se obter os benefícios absolutos das uvas e evitar seus efeitos colaterais perigosos, existem várias dicas de consumo.

Dicas de consumo de uvas durante a gravidez:

  • Consumir no máximo 200g de uva por dia.
  • Descasque as uvas antes de consumi-las porque a pele das uvas contém muita quantidade de resveratrol.
  • Consumir uvas verdes pois pesquisas apontam que elas são mais nutritivas do que uvas de pele escura.
  • Consumir suco de uva na manhã fornece mais energia para o dia e previne o cansaço.
  • Consumir suco de uva na manhã aumenta o apetite.

 

Matérias relacionadas:

Benefícios e Propriedades da Uva Itália

Benefícios e Propriedades da Uva Rubi

Benefícios e Propriedades da Uva Merlot

Benefícios e Propriedades da Uva Cabernet Sauvignon

Benefícios e Propriedades da Uva Chardonnay

Benefícios e Propriedades da Uva Thompson

Tipos de Laranja

Tipos de Manga

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades do abacaxi

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Quiui