Benefícios da Vagem para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A vagem, ou feijão de vagem, é uma leguminosa da família Fabáceados, a mesma dos feijões, lentilhas e do grão de bico, que pode oferecer diversas vitaminas e minerais benéficos à nossa saúde em geral. Apresenta quantidades significativas de fibras, ácido fólico, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, magnésio e fósforo.

Assim como outros legumes de folhas de cor verde escuro, a vagem possui luteína, substância responsável pela pigmentação amarelo-esverdeada de determinados vegetais. Essa substância conta também com efeito antioxidante que protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

vagem

Legume vagem

Originária da América do Sul, rapidamente a vagem se espalhou para a America Central e do Norte. Foi difundida para outros continentes no século XVI, onde foi levada para a Europa por exploradores. Hoje, o legume está presente em várias receitas, tanto em saladas frias, quanto em pratos quentes.

Também conhecida como feijão verde, a planta vagem está adaptada a temperaturas entre 10º e 27º, não tolerando frio intenso ou a geadas. Como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão, ainda verde e consumido com a vagem.

Benefícios da Vagem

A vagem é um legume de baixo valor calórico. Cem gramas de vagem possuem 36 calorias e contém sais minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitamina A e vitaminas do Complexo B, ácido fólico, flavonoides, betacaroteno e carotenoides e fibras. Dentre as propriedades da vagem estão sua ação antioxidante, melhora do sistema cardiovascular, formação dos ossos e dentes e estimulante das funções intestinais.

1.Ação antioxidante

O poder antioxidante da vagem se dá pela presença de vitamina C, manganês e ácidos fenólicos dos grãos, principalmente a luteína. Os antioxidantes protegem o organismo da ação dos radicais livres. Combate o envelhecimento precoce, é benéfica para a saúde da pele e ajuda a prevenir as doenças crônicas, como câncer.

2.Benéfica para os ossos

A vagem contém minerais que participam da constituição dos ossos e dentes como o cálcio e manganês. Seu consumo auxilia na saúde dos ossos, mantendo-os fortes e saudáveis. Possui ainda vitamina K, que promove a absorção de cálcio, potencializando o efeito desse mineral e aumentando a densidade óssea.

3.Melhora o sistema cardiovascular

A vagem é rica em fibras que atuam diminuindo a absorção de gordura e ajuda no controle dos níveis de colesterol e consequentemente melhora do funcionamento do sistema cardiovascular como um todo.

4.Anti-inflamatório

Os flavonoides presentes na vagem possuem um efeito anti-inflamatório que atua no desaparecimento dos edemas e inflamações em geral.

vagem benefícios

5.Previne a anemia

A vagem é um legume que é uma fonte de Ferro, constituinte das hemácias. Seu consumo aumenta a biodisponibilidade desse nutriente e previne a anemia e seus sintomas como a fadiga.

6.Ajuda na prevenção da diabetes

A vagem pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, reduzindo os picos de insulina, sendo útil na prevenção de diabetes.

7.Benéfica para o intestino

A vagem é rica em fibras. Uma porção de 100 gramas pode oferecer em média 3,2 gramas de fibras. As fibras regulam o transito intestinal, melhoram a eliminação de toxinas, acabam com a sensação de inchaço e dores abdominais.

8.Ajuda no emagrecimento

A vagem possui poucas calorias e pode ser consumida sem oferecer prejuízos à dieta. Uma porção de 100 gramas possui apenas 35 calorias.

As fibras presentes na vagem também auxiliam na perda de peso, já que dão sensação de saciedade, controlam a absorção de gorduras e melhoram o transito intestinal. Não bastasse isso, a vagem também possui nutrientes que melhoram a saúde do corpo como um todo.

9.Auxilia no humor

A vagem possui substancias, tais como o ácido fólico, que interferem na síntese de diversos neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina que controlam o humor, o bem-estar e o sono.

10.Benéfica para os músculos

O magnésio presente na vagem é um mineral importante para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

11.Benéfica para os olhos

As vagens contem vitamina A, importante para manter a saúde dos olhos e garantir uma boa visão.

12.Benéfica para grávidas

A vagem é fonte de ácido fólico (Vitamina B9), nutriente importante para o bom desenvolvimento do feto, pois ajuda a reduzir a má formação de órgãos.

Vagem como fazer

A vagem é um alimento disponível o ano inteiro e é uma adição nutritiva ao cardápio. Leve e de fácil digestão, o legume vagem proporciona vitaminas e minerais que melhoram a saúde geral do organismo.

Existem diversos tipos de vagem e as mais conhecidas são a vagem-manteiga, a vagem comum e a vagem de metro.

As vagens são consumidas cozidas ou refogadas.  Para cozinhar a vagem, deve-se antes lavá-las bem em água limpa e remover as pontas. Para o cozimento, não precisa muita água, basta colocar o suficiente para cobri-las.

Deixe cozinhar em fogo alto até levantar fervura, depois reduza o fogo para médio e cozinhe por mais alguns minutos. Desligue o fogo, escorra, tempere as vagens como de sua preferência e sirva.

Para preparar a vagem no vapor, assim como outros alimentos, não é necessária uma panela especial, já que é possível improvisar com peneiras de alumínio, escorredor de macarrão, ou qualquer cesto que contenha orifícios para a passagem do vapor. Cozinhar no vapor é uma opção saudável, pois conserva os nutrientes dos alimentos.

Coloque as vagens limpas no cesto com orifícios e o acople a uma panela contendo de 3 cm a 5 cm de água e tampe. O ideal é colocar o cesto com a vagem depois que a água já começou a ferver.

vagem propriedades

Vagem Receitas

Uma alimentação saudável traz benefícios para o corpo e para a mente. A vagem é um legume versátil que pode ser adaptado e consumido tanto em pratos frios quanto para pratos quentes. Por conter várias vitaminas, minerais e fibras, sua inclusão no cardápio é uma opção para quem busca uma vida mais saudável. Por conter poucas calorias e quase nenhuma gordura, é um aliado para quem busca de perder peso.

A vagem salada é o acompanhamento perfeito para qualquer refeição e pode ser variada frequentemente, não enjoando, pois existem diversas opções que combinam com ela, desde salada de vagem cozida com cenoura, salada de vagem com tomate, com brócolis, com ovo, até salada de vagem e batatas que é uma ótima e nutritiva opção para acompanhar pratos de carne e peixe.

A salada de vagem fria e crocante com vinagre balsâmico é uma ótima opção para o verão.

Salada de vagem com vinagre balsâmico

Ingredientes:

  • 500 g de vagem
  • 2 colheres (sopa) de cebola roxa
  • 2 colheres (sopa) de alho picado
  • 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo:

  • Em uma panela, coloque as vagens e água suficiente para cobri-las. Deixe levantar fervura em fogo alto. Depois, reduza o fogo para médio e cozinhe as vagens lentamente por 10 minutos. Escorra e deixe esfriar.
  • Em uma tigela, coloque as cebolas, o alho, o vinagre balsâmico e o azeite. Acrescente as vagens e misture. Tampe a tigela e leve-a à geladeira por 1 hora. Sirva frio.

Outra receita interessante para servir esses legumes é a vagem com ovo. É uma receita simples, fácil, saborosa e fica com uma aparência bonita e colorida.

Receita de Vagem com Ovo

Ingredientes

  • 500 gramas de vagem
  • 2 dentes de alho amassados
  • ½ cebola
  • 1 colher de óleo
  • 2 colheres de molho de tomate
  • 2 ovos
  • Sal gosto
  • Cheiro verde a gosto

Modo de fazer

  • Lave e corte as vagens. Refogue a vagem com a cebola, o alho e uma colher de óleo e deixe cozinhar. Acrescente o molho de tomate e o cheiro verde.
  • Quando a vagem estiver macia acrescente os ovos. Sirva quente.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Fava

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Couve-flor

Benefícios e Propriedades do Repolho

Benefícios e Propriedades do Grão-de-bico

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades da Batata-doce

Benefícios e Propriedades do Quiabo