Benefícios do Abacate para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O abacate é uma fruta muito usada para produção de receitas. Além de saboroso, o fruto é um dos mais benéficos à saúde do consumidor que investe em alimentação saudável.

Ainda não conhece as propriedades do abacate? Quer saber como consumir e plantar abacate? Se sim, você não pode perder este artigo. Separamos um material exclusivo sobre os seguintes temas:

propriedades do abacate

O que é abacate?

O abacate, fruta de coloração verde, é uma fruta originalmente produzida através do abacateiro em regiões da América Central. O fruto é considerado de grande porte e pode chegar a 1 kg.

A semente do abacate chama a atenção dos consumidores por conta do seu tamanho. De fato, o caroço é enorme e evidente quando a fruta é cortada ao meio. Há como utilizar esse elemento para benefícios à saúde, assunto do qual vamos falar mais adiante.

A fruta abacate possui grande utilidade para a maioria dos pratos conhecidos mundialmente. Apesar de ser uma fruta, esse alimento se integra bem a pratos salgados.

Origem do abacate

O abacateiro, árvore que produz a fruta, é originário de regiões de México. De fato, o abacate é amplamente utilizado em pratos mexicanos conhecidos no mundo inteiro.

O restante da América do Sul também começou a investir no cultivo, ampliando a presença do abacate no mundo. Hoje em dia, as plantações da fruta estão concentradas em regiões com clima tropical.

A colheita é feita de preferência no início do ano. Os melhores resultados são concentrados nos meses de abril e maio.

Agora que você já sabe que a produção de abacate se expandiu, entenda como investir na sua plantação!

abacate

Como plantar abacate?

O broto de abacate pode começar a crescer mesmo sem terra. É necessária apenas a presença de água nos primeiros momentos. Quando a muda começar a crescer, você deve fazer a retirada e colocação em solo firme.

É essencial esperar por um período de 3 anos antes de começar a colher os primeiros frutos. Quando os abacates começam a cair, é um sinal de que estão maduros.

Para não ter erro, citaremos características importantes do ambiente, que permitem que a planta cresça livremente. Entre elas, estão:

  • Solo profundo
  • Boa quantidade de matéria orgânica
  • Temperatura alta
  • Umidade elevada
  • Boa distribuição de chuvas ao longo do ano
  • Boa luminosidade

Com essas condições, o abacateiro pode até começar a dar frutos mais cedo do que a previsão. O importante é adubar o solo e fornecer boas quantidades de nutrientes.

Abacate: benefícios e malefícios

As vantagens de comer abacate, benefícios amplamente citados por profissionais da saúde, estão listadas a seguir. Separamos as principais para você.

Cabelo macio e hidratado

Se você quer investir em uma boa hidratação para o cabelo, as receitas com abacate podem ajudar de maneira impressionante. A composição do abacate, vitaminas altamente benéficas ao fortalecimento dos fios, não prejudica a aparência.

Você pode utilizar um creme hidratante de abacate em casos de química no cabelo, procedimento bastante agressivo à saúde dos fios. A receita também é empregada em caso de fios quebradiços, cabelo sem brilho, consistência danificada, entre outros.

Existe a possibilidade de consumir o alimento diretamente para melhorar o aspecto do cabelo. Nesse caso, você está combatendo os quadros de desidratação, que fornecem uma aparência mais ressecada ao seu cabelo.

benefícios do abacate

Melhorias no padrão de sono

Um dos benefícios do abacate antes de dormir está relacionado ao padrão de sono. Se você não consegue pegar no sono com facilidade ou até mesmo se sofre de quadros de insônia, é essencial investir no abacate.

Na composição do abacate, tabela nutricional interessante, existe um mineral especial para ajudar a manter padrões organizados de sono. É o magnésio que desempenha esse papel tão crucial.

Além de descansar de uma maneira mais eficiente, quem come abacate antes de dormir tem boas fontes de energia no dia seguinte. As pessoas costumam acordar mais dispostas e animadas para desempenhar tarefas cotidianas.

Benefícios do caroço de abacate

Não é apenas a alimentação com base na polpa de abacate que traz vantagens para o correto funcionamento do organismo. Também podemos falar no caroço, parte do fruto amplamente utilizada para técnicas de cura alternativa.

Você pode consumir esse caroço por meio de sua trituração, ou produzir um creme hidratante, se o enfoque do uso for tópico. Vai depender da questão que você está tentando resolver.

Acompanhe alguns dos principais benefícios do caroço de abacate e observe como essa pode ser uma excelente pedida:

  • Efeito antibiótico e antimicrobiano
  • Prevenção de quadros de gastrite e úlcera
  • Melhorias em quadros de diarreia
  • Tratamento de dores musculares
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Diminuição de taxas de colesterol

Afinal, abacate faz mal?

Frente a todos esses benefícios do abacate, uma grande quantidade de pessoas ainda não faz o consumo, pois o fruto teoricamente apresenta ameaças à saúde. Afinal, é verdade que abacate faz mal?

Tudo depende da quantidade. Se você exagerar, os efeitos colaterais realmente se tornarão presentes.

A principal preocupação em relação ao consumo é a quantidade de calorias presentes no abacate, fruta que apresenta 160 gramas de calorias a cada 100 gramas do alimento. De fato, o valor impressiona.

Entretanto, você só terá problemas com o consumo exagerado sem uma rotina de exercícios físicos de qualidade. As calorias presentes no fruto podem ser fonte de energia para treinos se você souber direcionar a queima.

Abacate: tabela nutricional

A tabela nutricional do abacate chama atenção por conta de dois fatores: as calorias e as vitaminas. Na composição do abacate, vitaminas são essenciais. O fruto possui principalmente as vitaminas A, C, E e K, além do complexo B.

Sobre as calorias, sua quantidade é realmente alta. Porém, é importante ficar de olho no consumo diário. Recomenda-se a alimentação com base em valores calóricos que você possa perder mais tarde.

Os minerais não ficam para trás na tabela nutricional. Os principais deles são: ferro, potássio, magnésio e cálcio. Aqui está outra razão pela qual o abacate é um dos principais alimentos utilizados para promover o equilíbrio no organismo.

Como comer abacate?

Comer abacate não é difícil. Você só precisa deixar a casca e a semente de fora, se estiver interessado na polpa. Como citei anteriormente, o caroço até pode ser triturado e consumido, dependendo dos propósitos da pessoa.

Muita gente não gosta do sabor do abacate puro. Realmente, o fruto não é doce e pode ter um gosto estranho se você nunca comeu. Entretanto, a adição de açúcar pode aumentar ainda mais o valor calórico do alimento.

Por isso, se você está interessado na perda de peso, o ideal é investir no consumo direto da fruta abacate. As receitas devem ser produzidas sem adição de mais calorias.

Receitas com abacate

Não quer comer abacate puro? Prefere investir em um alimento mais elaborado? Aqui estão três receitas saudáveis e benéficas que podem ser feitas rapidamente.

Chá de folha de abacate

Você vai precisar de:

  • Folhas de abacate (10 unidades)
  • Água (1 litro)
  • Açúcar (a gosto)
  • Mel (a gosto e opcional)

Modo de preparo: para começar, ferva a água e separe uma peneira com as folhas de abacate dentro. Depois, basta colocar essas folhas em contato com a água diretamente na xícara e esperar cerca de 3 minutos. Adicione os últimos ingredientes, que são opcionais.

Você pode misturar o chá de folhas de abacate de maneira que preferir. Como mencionado, o açúcar deve ser evitado se você está utilizando o chá em regimes. O mel é uma boa alternativa para adoçar a mistura.

Salada de abacate

Você vai precisar de:

  • Abacate (1 unidade)
  • Limão (1,5 unidade)
  • Sal (1 colher de café)
  • Cebola (1 unidade)
  • Alface (2 pés)
  • Pimenta (opcional)

Modo de preparo: prepare o abacate retirando a semente e deixando somente a polpa para consumo. Depois, misture a polpa com o limão espremido, a cebola e a pimenta. Deixe na geladeira por 10 minutos e misture com as folhas de alface picadas. Para finalizar, basta adicionar o sal.

Guacamole

Você vai precisar de:

  • Abacate (4 unidades)
  • Limão (2 unidades)
  • Sal (1 colher de café)

Modo de preparo: retire toda a polpa do abacate e coloque em um prato. Amasse até virar uma mistura homogênea, semelhante a um purê. O limão deve ser espremido diretamente no abacate. Você ainda pode ralar um pouco da casca para dar os toques finais. O sal pode ser colocado a gosto. A medida sugerida é mínima, e é interessante não exagerar.

Agora você já pode misturar a guacamole com nachos, para formar um prato tipicamente mexicano. Adicione pimenta se preferir.

E você, o que achou da escolha de receitas que levam abacate na composição? Conhece mais algum detalhe sobre os benefícios do abacate? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Pimenta

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Acelga

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades da Maçã