Benefícios do Abacaxi Havaí para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O abacaxi é uma fruta que pertence à família “Bromelianceae”, isto é, trata-se de um parente das bromélias. Seu nome científico é “Ananas comosus”. A fruta tem como origem a América do Sul, embora hoje em dia tenha conquistado praticamente o mundo todo, graças a seu sabor doce e ácido. Devido ao aspecto silvestre do abacaxi, algumas espécies da fruta são conhecidas como ananás. Este nome, na língua guarani, quer dizer “fruta saborosa” ou então “fruta excelente”.

A planta é de pequeno porte e pode alcançar até 80 centímetros de altura. Ela prefere um clima tropical, o que permite que ela possa florescer e render mais frutos. Suas folhas são longas e duras e ficam dispostas em uma espiral, o que faz com que ela forme uma roseta. As flores são pequenas e possuem uma coloração que varia da rósea ao roxo-púrpura. A planta costuma dar frutos uma vez a cada três anos. Com o abacaxi, é possível fazer doces, bolos, sucos e muito mais.

Há muitas variedades de abacaxi comercializados no Brasil, o que garante tamanhos, formas e sabores distintos, agradando a todos os gostos. Dentre eles há o abacaxi Havaí, pérola, Boituva, jupí, salvaterra, gold, gomo de mel, lagoa santa, Rondon, entre outros.

Um dos mais conhecidos, o abacaxi Havaí tem características bem próprias. É uma fruta com um aroma muito forte, além de ser mais suculenta, doce e menos ácida que o abacaxi pérola, por exemplo. O grande desafio do abacaxi Havaí é manter a qualidade da fabricação e garantir uma fruta com essas características, devido especialmente à dificuldade de se manter sua produção durante o ano, já que a fruta é comumente produzida nos meses de verão, entre o fim de um ano e o começo do seguinte.

abacaxi havaí

Dicas para você escolher o abacaxi

Diante de tantas opções da fruta, é importante saber qual melhor abacaxi escolher na hora de comprar na feira ou no supermercado. A primeira coisa quando você estiver em frente a uma barraca da fruta é pegar um exemplar e cheirá-lo. Um abacaxi maduro vai exalar um aroma doce, é esse que você deverá comprar. Caso não tenha cheiro, poderá estar verde. Se estiver fermentado (tipo vinagre ou álcool), procure outro. No caso de saber como escolher abacaxi Havaí, é fácil, pois esta é uma espécie que exala um aroma bem doce e saboroso. Então, se o abacaxi Havaí estiver desta forma, o sucesso em casa será garantido.

Em segundo lugar, a casca deverá ter uma aparência dourada, embora mesmo verde ele também possa estar maduro. Por isso, aperte levemente a casca e perceba se ele está macio. Não deverá estar nem mole (estragado), nem duro (verde). Veja também o caule que fica no fundo do abacaxi. Se estiver mole ou com aroma fermentado, descarte.

Preste atenção também às folhas, que deverão estar verdes. Caso contrário, pode ser um indício de que está amadurecendo além da conta. Outra dica é puxar uma folha. Se ela sair sem muita resistência, é sinal de que a fruta está madura. Contudo, se sair fácil demais, pode ser que a fruta possa estar madura demais ou estragada. Por último, sinta o peso do abacaxi. Se ele estiver pesado, é indicativo de que há muito suco, independentemente do seu tamanho.

As propriedades nutricionais e os benefícios do abacaxi Havaí

O abacaxi Havaí reúne propriedades diversas que proporcionam muitas coisas boas para o organismo. E tudo isso sem oferecer muitas calorias para quem o ingere com frequência. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas da fruta tem apenas 48 kcal e 12,3 gramas de carboidratos.

Entre outras propriedades do abacaxi Havaí, vale lembrar que ela é abundante em vitamina C, com 34,6 mg a cada 100 gramas da fruta, o que corresponde a 77% do necessário para uma dieta padrão diária de 2000 kcal. Com 1,6 mg de manganês, o abacaxi também fornece quantidades importantes desta substância, assim como da Tiamina B1, potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio.

Sendo assim, o abacaxi Havaí tem benefícios para o organismo. Em primeiro lugar, ele é um ótimo aliado de quem quer perder peso, já que, além da fruta ter poucas calorias, ela é rica em água, transformando-se em um ótimo diurético. Além disso, há uma quantidade relevante de fibra alimentar em sua composição, o que garante um bom funcionamento do sistema digestivo, retirando os resíduos que podem fazer mal ao corpo e dando saciedade entre as refeições. A reunião desses itens proporciona que a pessoa que come abacaxi se sinta alimentada por mais tempo, sem consumir muitas calorias, ao mesmo tempo em que leva você a ingerir menos alimentos.

O abacaxi Havaí possui uma enzima denominada bromelina, que se transforma em um anti-inflamatório potente para quem pratica atividades físicas e sofre com o inchaço dos pés, dores nas articulações ou mesmo musculares depois do treino. A fruta ajuda a aliviar os incômodos e faz com que a pessoa tenha um tempo de recuperação menor.

A quantidade abundante de vitamina C presente em sua composição faz com que os benefícios do abacaxi Havaí alcancem também a pele e o cabelo. Isso porque essa vitamina estimula que se produza colágeno no organismo, ao mesmo tempo em que elimina os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Com isso, a pele ficará mais hidratada, firme e com menos sinais da idade, além de combater as famigeradas espinhas e melhorar a cicatrização. No cabelo, deixa os fios mais firmes e protegidos contra as intempéries do dia e do tempo.

Outro benefício apontado pelo consumo de vitamina C presente nesta fruta é o fortalecimento do sistema imunológico. Isso ocorre, pois essa vitamina é essencial para o bom funcionamento desse sistema, contribuindo no combate de doenças como gripes, resfriados, tosses, infecções diversas e até mesmo doenças cardíacas, em especial pelo fato de auxiliar no controle da coagulação sanguínea. Sua ação antioxidante também é importante para eliminar as células velhas e nocivas e evitar o surgimento de vários tipos de câncer.

 

Confira outros tipos de abacaxi:

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Abacaxi Pérola