Benefícios do Abacaxi para a saúde – Saiba tudo sobre esta fruta poderosa

Marcelo Pimentel

Jornalista formado na PUC/RJ com 25 anos de atuação em veículos especializados em alimentos, agricultura e pecuária.



O abacaxi, também conhecido como ananás, é uma fruta que tem a sua origem no Brasil e no Paraguai. Ele faz parte da família das bromélias, sendo uma das únicas pertencentes a essa classe que desenvolve frutos comestíveis. Sua formação é feita a partir de frutilhos, que se unem ao redor do núcleo central, formando a fruta.

A polpa do abacaxi é carnuda, apresentando as cores amarelada ou então esbranquiçada. Ele possui uma coroa feita de folhas espinhosas e duras. A sua casca é áspera e endurecida, com uma aparência escamosa. A cor da casca varia entre amarela, laranja, verde e também amarelo avermelhado.

Em meados dos séculos XV e XVI, o abacaxi foi levado para a Europa e, a partir de então, se espalhou pelo mundo. No Brasil, consiste em uma das frutas mais apreciadas pela população, sendo consumida em diversas formas: in natura, em sobremesas, geleias, sucos e até mesmo em pratos salgados, como assados, por exemplo.

Além disso, ele apresenta uma quantidade baixa de calorias e a presença de fibras, o que é um fator positivo para quem está de dieta. Uma fatia de tamanho médio (cerca de 100 g) possui em média 50 calorias. A maior parte dessas calorias são provenientes de carboidratos.

Por ser uma fruta que possui muita água em sua composição, o abacaxi consiste em uma excelente forma de hidratar o organismo, além de ser rico em minerais, vitaminas e fibras, componentes que são fundamentais para a saúde do nosso corpo.

Quando se fala sobre o abacaxi, propriedades nutricionais importantes não devem ser esquecidas, como a presença de enzimas com ação anti-inflamatórias, assim como o betacaroteno, grande quantidade de vitamina A e C, potássio, manganês, cobre, zinco e vitaminas do complexo B.

Ao beber o suco feito a partir da casca, o intestino é regulado e a sensação de saciedade é maior. Diferente do que muitos acreditam, quem tem diabetes pode comer abacaxi, pois, devido à quantidade de fibras que ele possui, acaba impedindo que o açúcar caia na corrente sanguínea rapidamente, o que evita os picos de insulina.

Confira mais detalhes a respeito dos nutrientes encontrados no abacaxi:

  • Betacaroteno: trata-se de um antioxidante que atua de maneira muito benéfica na prevenção do câncer, além da degeneração macular e outras doenças.
  • Cobre: o cobre ajuda a fixar o ferro na hemoglobina, facilitando o transporte de oxigênio para o corpo. Isso reduz a sensação de fadiga, dores de cabeça e também evita a anemia.
  • Zinco: o zinco contribui para a cicatrização e também ativa o funcionamento das enzimas no nosso organismo.
  • Vitamina A: melhora a saúde da pele, protege os olhos e tem ação antioxidante.
  • Vitamina C: melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados, além de ajudar a reduzir o estresse.
  • Vitaminas o complexo B: são vitaminas essenciais o sistema neurológico, sendo usadas para metabolizar as proteínas, carboidratos e lipídeos.

A seguir, saiba mais sobre o abacaxi, benefícios e malefícios que o seu consumo traz para o nosso organismo.

Benefícios do abacaxi para a saúde

1. Ajuda na perda de peso:

Essa fruta possui uma quantidade elevada de água e também é rico em fibras. Por essa razão, o abacaxi ajuda a emagrecer quando consumido uma fatia depois de cada refeição, já que a sensação de saciedade será mantida por um período maior de tempo.

Como ele apresenta uma baixa quantidade de calorias por porção, isso também é um fator benéfico para a sua dieta. A vontade de comer doces ou outras guloseimas entre as principais refeições também será reduzida com a ingestão do abacaxi.

Apesar disso, o ideal é não exagerar no consumo dessa fruta, pois, por possuir carboidratos, poderá prejudicar o processo de perda de peso.

2. Protege contra doença cardiovascular:

Por ser uma fonte rica em fibras e potássio, o abacaxi ajuda a cuidar da saúde do coração. O potássio faz com que o risco de um acidente vascular cerebral seja reduzido, diminuindo a pressão arterial e restaurando a pressão sanguínea.

Estudos realizados com as propriedades do abacaxi revelaram que a fruta age contra a coagulação do sangue, diminuindo as chances de um ataque cardíaco e de um derrame.

3. Ajuda na digestão

Os benefícios do abacaxi para a digestão estão relacionados ao fato da sua capacidade em quebrar as proteínas, que se transformam em aminoácidos e peptídeos. Isso auxilia nos processos digestivos, pois produz alívio dos sintomas do refluxo ácido.

4. Alivia as dores musculares

Entre as propriedades dessa fruta está uma enzima chamada bromelina, que age como um anti-inflamatório. Isso faz com que o consumo do abacaxi seja bem positivo para as pessoas que realizam atividades físicas, reduzindo as dores depois do treino e também o inchaço, lesões e traumas.

Ao ser consumido em seguida aos treinos, ele ajuda a recuperar a saúde dos músculos de forma rápida, evitando a degradação dos músculos.

5. Contribui para o ganho de massa muscular

Quem deseja adquirir massa magra deve incluir proteína em sua dieta. Por conta disso, o abacaxi é mais do que recomendado, já que a presença da bromelina age na digestão dessas proteínas. Isso faz com que elas sejam quebradas em aminoácidos e sejam absorvidas pelo intestino mais facilmente, sendo então usadas para a construção de tecidos musculares.

O potássio existente no abacaxi auxilia na contração muscular e também cardíaca, o que resulta em um melhor desempenho físico.

6. Previne o câncer

Pesquisas realizadas mostraram que a bromelina é eficaz para o tratamento do câncer. Ela age matando as células nocivas, deixando as saudáveis ilesas. Isso ocorre porque a bromelina possui citotoxicidade seletiva e, por conta disso, ataca apenas as células cancerígenas. Além disso, a presença das fibras no abacaxi ajuda a prevenir o surgimento do câncer colo retal.

7. Retarda o envelhecimento e protege os olhos

Por combater a ação dos radicais livres no organismo, o abacaxi ajuda a evitar o envelhecimento precoce, também reduzindo os riscos de que as pessoas de idade mais avançada tenham maiores dificuldades de locomoção. Essa fruta também possui vitamina A, o que ajuda a manter a saúde dos olhos, protegendo as córneas e evitando alterações oculares, como a cegueira noturna.

8. Deixa os cabelos e pele mais bonitos

A vitamina C é uma aliada da saúde da pele, fazendo com que a produção de colágeno seja estimulada. Além disso, essa vitamina auxilia na cicatrização e reduz a formação dos radicais livres, o que torna a pele mais hidratada, firme e livre de acnes.

Os problemas relacionados ao couro cabeludo, queimaduras solares e rachaduras na pele também passam por uma melhora, isso por conta da presença da bromelina no abacaxi, que age como um anti-inflamatório.

9. Malefícios em consumir abacaxi em excesso

Por ser uma fruta ácida, o abacaxi deve ser evitado por pessoas que apresentam ferimentos na boca, como aftas e estomatite. Comer muito dessa fruta também pode causar uma sensibilidade na boca. Não é recomendada a ingestão enquanto o abacaxi ainda não está maduro, pois é tóxico para o organismo humano.

A presença da bromelina no abacaxi pode acabar interagindo com certos medicamentos e, por esse motivo, pessoas que fazem uso de antidepressivos, anticoagulantes, antibióticos e anticonvulsivantes devem evitar comer essa fruta em grande quantidade.

Além disso, o consumo de forma exagerada pode provocar diarreia, danos ao esmalte dos dentes, vômito e erupções cutâneas. Porém, se consumido de forma moderada, não haverá problemas em relação a esses fatores mencionados.

Aprenda a preparar sucos saudáveis com o abacaxi

Por todos os benefícios e sabor do abacaxi, receitas diversas são feitas com o uso dessa fruta. Os sucos são muito apreciados, proporcionando nutrientes e refrescando o corpo.

Suco de casca de abacaxi

O suco feito com a casca do abacaxi é muito usado por pessoas que têm o objetivo de emagrecer. Como a casca da fruta apresenta uma quantidade de fibras e nutrientes ainda maior do que a polpa, ela é mais do que indicada para essa finalidade.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • casca de 1 abacaxi
  • adoçante ou açúcar
  • folhas de hortelã

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, é preciso higienizar a casca do abacaxi. Coloque os pedaços de molho em 1 litro de água, junto com 1 colher de sopa de cloro, por cerca de 15 minutos. Lave as cascas a seguir.
  2. No liquidificador, coloque as cascas junto a meio litro de água para bater. Em seguida, coe e então bata de novo com a água que restou. Adicione adoçante ou açúcar a gosto e está pronto para beber.
  3. Para que o suco fique ainda mais refrescante, adicione algumas folhas de hortelã.

Tomar um suco de abacaxi com gengibre é uma ótima dica para combater os indesejados quilinhos a mais. O gengibre consiste em um poderoso termogênico, ou seja, um alimento que acelera o metabolismo e aumenta a queima de calorias. Por isso, quando associado ao abacaxi, resulta em uma combinação perfeita para a perda de peso.

Ingredientes

  • 4 fatias finas de abacaxi
  • 1 copo de água gelada
  • 2 rodelas finas de gengibre
  • ½ xícara (café) de suco de limão
  • folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por mais ou menos 1 minuto. Não é preciso ser coado. Se preferir, coloque uma pedra de gelo e sirva-se logo a seguir.

Matérias relacionadas:

Benefícios e Propriedades do Abacaxi Pérola

Benefícios e Propriedades do Abacaxi Havaí

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Manga

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades do Quiuí

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades Coco

Benefícios e Propriedades Pera

Benefícios e Propriedades Cenoura

Benefícios e Propriedades Batata

Marcelo Pimentel

Formado em jornalismo pela PUC/RJ, há 25 anos atua no jornalismo especializado voltado para alimentos, agricultura e pecuária. Começou em 1995 como repórter na Revista Manchete Rural, onde foi também redator e chefe de reportagem. Fundou a revista Panorama Rural (1998) e o Portal Dia de Campo (2008), no qual publicou mais de 11 mil artigos, entrevistas em áudio e vídeos sobre o assunto.