Benefícios do Açaí – Você sabe quais são suas principais propriedades?

Compartilhe as informações sobre este alimento

O açaí é uma fruta de origem amazônica e um dos alimentos funcionais mais populares da região, sendo amplamente consumido em todo o mundo. Os extratos de açaí têm uma gama de componentes polifenólicos com propriedades antioxidantes, o que reforça as teorias de que o açaí faz bem para a saúde.

Considerado um excelente alimento para repor as energias, o açaí tem muitos outros benefícios.

Pessoas de todo o mundo estão mostrando mais interesse em usar produtos naturais à base de plantas para tratar doenças em vez de produtos sintéticos.

açaíOs benefícios para a saúde do açaí estão associados à sua composição química, incluindo a presença de substâncias bioativas, como compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas.

Dos polifenois presentes em maior quantidade são possíveis citar a orientina, a isoeritina e o ácido vanílico. A presença destas substâncias está ligada principalmente a efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e cardioprotetores.

Na última década, houve um notável aumento no uso do açaí como um energético, tendo estudos simultâneos mostrando sua propriedade antienvelhecimento e a presença de compostos bioativos, levando a um aumento significativo da pesquisa científica durante este período. Atualmente, o fruto do açaí é um dos mais estudados pelos pesquisadores, estando bastante presente no mercado de alimentos, além de indústrias do ramo farmacêutico e de cosméticos.

Muitos estudos têm sido realizados para avaliar diversas atividades farmacológicas utilizando o açaí da região amazônica. A atividade antioxidante da polpa é a mais avaliada por diferentes testes.

As antocianinas são pigmentos vegetais importantes que pertencem a uma classe de compostos fenólicos chamados coletivamente de Flavonóides. A estrutura fenólica da antocianina pode conferir propriedades antioxidantes através da doação ou transferência de elétrons a partir de átomos de hidrogênio.

Estudos sugerem que o aumento do consumo de antocianinas diminui o risco de doenças cardiovasculares, a causa mais comum de mortalidade entre homens e mulheres.

Açaí: arvore e história

A árvore do açaí, ou açaizeiro, popularmente conhecido como açaí-do-pará faz parte da família das palmáceas.

A palavra “açaí” (sendo esta é a grafia correta, e não açai) é originada dos povos indígenas e significa “fruta que chora”.

Existem duas espécies principais do género Euterpe que produzem açaí.

O gênero Euterpe possui cerca de 28 espécies localizadas na América Central e do Sul distribuídos por toda a bacia amazônica. As três espécies que ocorrem mais frequentemente são E.oleracea, E. precatoria e E. edulis. Contudo, apenas as duas primeiras são comercializadas pelos seus frutos. A principal diferença entre as duas é a forma como as palmas crescem.

As atividades biológicas têm sido descritas em estudos sobre o açaí tanto para as espécies E. oleraceacomo para E. precatoria. Apesar de muitos artigos publicados, poucos estudos fazem referência às diferentes espécies de açaí. Embora ambas sejam amplamente utilizadas pela população, elas exibem composições químicas distintas.

benefícios do açaíA polpa do açaí tem recebido muita atenção nos últimos anos como uma das novas “superfrutas”. O consumo de açaí da Amazônia tem aumentado, principalmente devido aos benefícios que estão sendo divulgados por trabalhos científicos. As espécies do gênero Euterpe apresentam um elevado potencial econômico, principalmente devido ao uso de seus frutos na preparação de bebidas exportadas para todo o mundo como bebidas energéticas.

A árvore do açaí foi identificada como uma palmeira de grande importância cultural, econômica e social na região norte do Brasil. Os estudos iniciais envolvendo as atividades biológicas do açaí foram baseados na descrição de seu uso popular por comunidades amazônicas. As principais partes que foram listadas para uso medicinal foram as folhas e raízes, que, de acordo com a sabedoria popular, tinham atividades antiinflamatórias e antimaláricas, sendo esta informação confirmada mais tarde por estudos científicos.

Açaí: tabela nutricional

O açaí é caracterizado por alta concentração de proteínas, gorduras, carboidratos e potássio, além de vitaminas e minerais, como pode ser visto em sua tabela nutricional, com base em 100g de polpa da fruta que oferece 247 calorias.

Proteínas 3,8 g Vitamina B1 360 mg
Gorduras 12,2 g Cálcio 118 mg
Carboidratos 36,6 g Ferro 11,8 mg
Fibras 2,6 g Vitamina C 17,0 mg
Potássio 124 mg Fósforo 0,5 mg

Açaí: benefícios e malefícios

Mesmo apresentando diversas propriedades benéficas, o açaí deve ser consumido com moderação e pode ser contra indicado em alguns casos. Veja a seguir.

Benefícios do açaí

1.Efeito antidiabético – estudos com seres humanos relataram que o consumo da polpa congelada de açaí duas vezes por dia durante 1 mês reduziu os níveis de glicose em jejum. Mas fique atento! A maioria dos sucos de açaí comercial contem adição de açúcares, podendo interferir com o controle da glicemia

2.Efeito anti-inflamatório – um estudo in vitro, feito a partir da polpa do açaí mostrou atividade inibitória seletiva contra moléculas envolvidas em processos inflamatórios.propriedades do açaí

3.Controle do colesterol – estudos com seres humanos relataram que o consumo da polpa congelada de açaí duas vezes por dia durante 1 mês reduziu o colesterol total e LDL (mau colesterol), bem como a proporção do colesterol para o HDL (colesterol bom)

4.Anticancerígenos – de acordo com alguns pesquisadores, os frutos ricos em polifenóis, como é o caso do açaí são classificados como agentes quimiopreventivos, porque podem suprimir ou prevenir a formação espécies reativas de oxigênio, responsáveis por gerar mutações genéticas, instabilidade genômica e carcinogênese em diferentes órgãos-alvo.

5.Potássio – Devido ao seu alto teor em potássio, o açaí deve ser consumido com cautela quando em associação com agentes que podem aumentar os níveis de potássio

Malefícios do açaí

  • Possui uma quantidade grande de carboidratos, sendo contra-indicado para pessoas com diabetes.
  • Quando consumido em excesso, o açaí pode aumentar o colesterol e a taxa de açúcar no sangue.
  • A maioria das opções de açaí disponíveis comercialmente é vendida com uma serie de aditivos, incluindo xaropes e glicose, que não oferecem nenhum benefício nutricional e aumentam bastante a quantidade de calorias e carboidratos na porção.

Benefícios do açaí na musculação e na prática de atividades aeróbicas

Pesquisas revelaram que exercícios musculares extremos estão associados com uma produção substancialmente aumentada de radicais livres e das chamadas espécies reativas de oxigênio, considerados como fatores que podem contribuir para os danos musculares induzidos pelo exercício.

Isso aumenta as exigências de nutrientes antioxidantes exógenos para os praticantes de atividade físicas intensas.

açaí benefíciosPesquisas têm mostrado em sua maioria que os suplementos antioxidantes não melhoram o desempenho, mas há muita evidência de que a suplementação com antioxidantes naturais pode limitar ou até mesmo prevenir lesões teciduais induzidas pelo exercício, bem como ajudar os atletas a se recuperarem do dano oxidativo induzido pelos radicais livres.

Mais especificamente, um estudo feito com jovens atletas demonstrou que o consumo de açaí por seis semanas levou a um aumento da capacidade antioxidante no sangue desses indivíduos, além de uma diminuição do colesterol e moderada atenuação de danos musculares. Esses resultados confirmam os benefícios do açaí, sendo este um aliado na prática da musculação.

Usos do açai

Cientistas já registaram 22 usos diferentes para todas as partes da árvore. O fruto é usado como tinta natural ou corante, e a madeira é usada na construção de casas (telhados de palmeira). As bebidas alcoólicas são preparadas pela extração do suco da polpa e pele do fruto.

Na Amazônia brasileira, as tribos indígenas da floresta cortavam a árvore e comiam o palmito, transformavam a fruta em uma bebida de suco, e usavam as palmeiras maduras para construir o telhado de suas casas.

A espécie de açaí E. precatoria é amplamente utilizada pela população local da Amazônia. O caule da folha é usado contra picadas de cobra e dores musculares, enquanto a folha é usada para aliviar a dor no peito. As sementes são usadas para preparar um óleo verde escuro, popularmente usado como um agente antidiarreico. A maioria das aplicações relatadas descreve o uso das raízes da planta pela população de diferentes países da América Latina e a principal atividade está relacionada ao uso contramalária. Na Bolívia, as raízes são tradicionalmente usadas para tratar processos inflamatórios Eles são administrados na forma de um xarope para aliviar dores musculares fortes, dores nas costas ou ciáticas ou mesmo dor hepática, e também como um tónico geral

As raízes de E. oleracea utilizadas na Guiana como agente anti-malária em medicamento, mas sempre em combinação e de preferência com outras plantas medicinais. Além dessa atividade, há relatos de que essas espécies também são utilizadas como tratamento contra Leishmaniose subcutânea pela população da Guiana Francesa.

Açaí: receita e como preparar

O ideal para a saúde é consumir a polpa de açaí “in natura”. Esta, porém, não é muito saborosa. O que pode ser feito é utilizar ingredientes naturais em vez de industrializados para deixá-la com um gosto melhor. Uma opção é adicionar frutas maduras e mel, que irão proporcionar mais nutrientes e sabor a sua receita.

O primeiro passo é encontrar um bom fornecedor da polpa, que pode ser um supermercado ou loja de produtos naturais. Para saber se o que está comprando é pura polpa de açaí, compare a tabela nutricional mostrada acima com a da embalagem.

Feito isso siga o seguinte passo a passo:

Açaí: como preparar

  1. Selecione duas bananas maduras, uma maçã e adicione no liquidificador juntamente com a polpa de açaí e um pouco de água.
  2. Adicione guaraná em pó ou mel (opcional)
  3. Bata esses ingredientes e em seguida adicione um pouco de gelo até ficar com uma consistência de sorvete

Sirva numa tigela e acrescente suas frutas de preferência.