Benefícios do Agrião para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

agrião, de nome científicoNasturtium officinale, é uma planta semiaquática que está presente na alimentação do homem desde os primórdios da humanidade, sendo considerado pela maioria dos historiadores como o vegetal mais antigo que faz parte do nosso consumo.

Seu nome científico vem da união das palavras em latim nasus (nariz) e tortus (torcido), isso devido ao aroma picante desse vegetal, que acaba irritando o nariz. Esse vegetal é considerado um dos mais nutritivos que existe e tem origem na Ásia. No Egito, o agrião era associado à força e o seu sumo era dado aos escravos para aumentar a sua produtividade.

agrião benefícios

O agrião chegou à Europa através da Alemanha apenas no século XVI e no Reino Unido no início do século XIX. Atualmente, é cultivado em diversas partes do mundo, sendo muito usado para o preparo de diversos pratos na culinária mundial. Por isso, se tem dúvida sobre o agrião, para que serve, ele é usado em saladas, molhos, sopas, sanduíches, rabada de agrião, entre outros.

Suas folhas são brilhantes, de cor verde escura, com um formato oval e superfície lisa. Os caules apresentam entre 5 a 10 cm e formam uma grande massa de caules angulosos. Já as flores desabrocham na primavera e no verão, possuem a cor branca e são pequenas, agrupadas em espigas.

Para escolher o agrião ideal, prefira os maços que possuam as folhas frescas e de tonalidade verde-escura, sem a presença de manchas ou regiões amareladas. Além disso, os talos devem ser firmes e quebradiços.

As propriedades do agrião incluem o alto teor de ferro. Cálcio e vitamina C. Além disso, ele contém outros nutrientes que são muito importantes para a saúde, como o magnésio, fósforo, ácido fólico, vitamina B6, vitamina B12, entre outros. Ele também é rico em vitamina A e a quantidade de ferro que apresenta é maior do que a do espinafre da couve.

É importante lembrar que o consumo do agrião por gestantes não deve ser feito de maneira excessiva, pois pode trazer o risco de aborto.

Benefícios do agrião

O consumo do agrião ajuda a aumentar a imunidade, além de tratar da tireoide e prevenir contra certos tipos de câncer. Conheça outros benefícios resultantes da alimentação regular desse vegetal. Veja a seguir quais são os principais benefícios que ele apresenta.

1.Ajuda na prevenção do câncer

De acordo com estudos realizados com esse vegetal, quando consumido diariamente, o agrião é capaz de reduzir a quantidade de substâncias presentes no corpo que são responsáveis pelo surgimento do câncer. Além disso, ele faz parte dos alimentos crucíferos, que são aqueles que, de acordo com estudiosos, ajudam a reduzir os riscos de desenvolver câncer.

Estudos também mostraram os benefícios do agrião para interromper o aumento das células cancerígenas e também proteger os tecidos saudáveis quando é feito o tratamento de radioterapia. Com base nesses estudos, o componente que pode ser o responsável por isso provavelmente é o enxofre, que também está presente no agrião.

2.Reduz a pressão arterial

Sobre o agrião propriedades, ele apresenta inúmeros benefícios vasculares, sendo a redução da pressão arterial um deles. Isso porque ele contém uma quantidade bastante significativa de cálcio, potássio e magnésio, componentes que são fundamentais para as pessoas que possuem tendência a pressão alta.

3.Possui ação antioxidante

Um dos motivos é porque o agrião apresenta um efeito antioxidante, o que faz com que os radicais livres (substâncias prejudicais ao corpo) sejam combatidos no organismo. Também há a presença de micronutrientes que previnem possíveis danos nos glóbulos brancos e no DNA.

4.Contribui para a perda de peso

Como o agrião é um vegetal que possui um baixo teor de calorias, cerca de 28 por porção, é siderado um alimento que auxilia as pessoas que desejam emagrecer. Além disso, ele contém uma boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que trazem uma maior saciedade e também uma melhora na evacuação intestinal.

Outro fator pelo qual o agrião emagrece é que ele possui uma alta quantidade de potássio que, de acordo com pesquisas realizadas, constitui em um estimulante para a perda de peso.

agrião

5.Melhora a digestão

Esse vegetal contém enzimas presentes na clorofila que ajudam a melhorar o funcionamento digestivo. Isso porque essas enzimas facilitam a absorção de nutrientes durante o processo digestivo. Para obter esse benefício do agrião, é necessário que as folhas sejam consumidas cruas, já que, ao serem cozidas, essas enzimas acabam sendo destruídas.

6.Protege a saúde dos pulmões

Os benefícios do agrião para o pulmão são porque esse vegetal contribui para a lubrificação desse órgão, o que ajuda a evitar a tosse, inflamações das vias respiratórias e a dor de garganta.

Além disso, o agrião protege contra a ação das substâncias tóxicas, especialmente se a pessoa fuma ou já fumou, devido à presença de um fitoquímico poderosos, chamado fenetil- isotiocianato, o que promove uma limpeza e restauração dos pulmões.

7.Colabora para a saúde óssea e bucal

O agrião é um alimento que possui uma quantidade muito elevada de cálcio em sua composição. Por esse motivo, é um poderoso aliado para a saúde dos ossos e dos dentes, mantendo-os mais fortes e saudáveis.

8.Ajuda a tratar doenças respiratórias

A quantidade elevada de vitamina C presente nesse vegetal é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Dessa forma, ele contribui para que a gripe e resfriados comuns sejam evitados, além de tratar problemas respiratórios, como bronquite, asma, sinusite, renite, etc.

Isso ocorre também por conta das suas propriedades descongestionantes e expectorantes, que ajudam a eliminar o muco decorrente dessas patologias. O sumo do agrião com leite e mel ajuda a tratar da bronquite, reumatismo e catarro. Quando misturado ao mel, torna-se uma boa solução para combater a bronquite.

9.Mais disposição para a prática de exercícios físicos

Com a ingestão regular de agrião, faz com que os níveis de energia do corpo sejam restaurados, trazendo mais disposição para as pessoas que praticam atividades físicas. Isso permite que os exercícios possam ser realizados por um período de tempo maior, sem comprometer o rendimento e ainda proporciona uma recuperação mais rápida após os exercícios.

Como cultivar agrião

O agrião é uma planta de fácil cultivo, não sendo necessário nenhum tipo de cuidado especial para que se desenvolva de forma correta. Ele prefere climas amenos, com a temperatura entre 10°C e 20°C. Se for plantado em regiões onde a temperatura ultrapassa os 25°C, o agrião pode acabar florescendo de forma precoce e não atingir o tamanho ideal.

Esse vegetal tem a necessidade de uma luminosidade boa para o seu desenvolvimento e, por esse motivo, o ideal é que fique exposto ao sol direto ao menos por algumas horas. Porém, se ele estiver em uma região de clima quente, o recomendado é que não receba o sol nas horas mais quentes.

Por ser uma planta semiaquática, o plantio deve ser feito em terrenos encharcados, tanques ou outros recipientes com água em abundância. O agrião também poderá ser plantado em terrenos argilosos e que sejam bem úmidos. A camada de água sobre o solo deve estar pelo menos por volta de 2 a 5 cm.

Para plantar agrião no vaso, basta colocar o vaso com a terra num recipiente mais largo com água. É importante que a água seja fresca e que o agrião não receba estrume como adubo. O motivo é porque essa planta pode facilmente se tornar uma transmissora de doenças e parasitas se a água ou o solo estiverem contaminados.

Quando o agrião é plantado em um vaso ou recipiente, é necessário que a água seja trocada frequentemente para evitar a proliferação de mosquitos. Da mesma forma, quando plantado em tanques, é preciso que haja um fluxo de água regular.

A colheita do agrião ocorre após 40 a 80 dias da semeadura, ou de 40 a 50 dias se o plantio foi feito através de ramas.  A colheita poderá ser feita diversas vezes a cada mês.

Agrião: receitas

Veja duas receitas de agrião que vão contribuir para o consumo dos seus nutrientes importantes para a sua saúde.

Suco de agrião

O suco de agrião emagrece, pois

Ingredientes

  • 1 maço de agrião
  • 1 pepino pequeno
  • 1 nabo
  • 3 cenouras médias
  • 1 dente de alho
  • 1⁄2 copo de água
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

  1. Pique o agrião, o nabo, as cenouras e o pepino. Coloque esses ingredientes no liquidificador para bater junto com o alho e a água.
  2. Esprema o limão no momento em que for preparar o suco e coloque também no liquidificador.
  3. Após bater, coe o suco e está pronto para beber. Caso não encontre o nabo, pode fazer sem ele. Beba logo que ficar pronto.

Salada de agrião

Há várias formas de usufruir dos benefícios do agrião, como fazer essa salada nutritiva e saborosa.

Ingredientes

  • 1 maço de agrião
  • 2 tomates
  • Azeite a gosto
  • Vinagre a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte o agrião em fatias finas. Corte também o tomate e misture os dois ingredientes.
  2. Acrescente o vinagre e o sal a gosto.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite no fogo, até que fique bem quente.
  4. Para finalizar, regue o agrião com o azeite ainda quente. Sirva a seguir.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Acelga

Benefícios e Propriedades do Nabo

Benefícios e Propriedades do Rabanete

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Cebolinha

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades da Couve-de-Bruxelas

Benefícios e Propriedades da Alcachofra

Benefícios e Propriedades do Manjericão