Benefícios do Amendoim para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O amendoim é uma leguminosa vegetal. Sua origem é incerta, mas existem duas teorias. A primeira diz que surgiu entre os anos 3800 a.C. e 2900 a. C na região leste dos Andes e consumida pelos índios. Esta versão ganha força ao analisarmos a etimologia da palavra, amendoim vem de mani, enterrado em tupi. Por fim, há quem defenda a descoberta da leguminosa em Gran Chaco, área entre o Paraguai, Argentina e Peru.

O amendoim já era cultivado no Brasil quando os portugueses chegaram. As colonizações ajudaram a difundir a leguminosa. Colonizadores liderados por Cristóvão Colombo levaram-no à Europa, Ásia e África no século XVI. Chegou à África Ocidental em 1560 e no século XVII era cultivado em toda a área tropical do continente. Desembarcou nos Estados Unidos por volta do século XVIII. O cultivo comercial americano começou no século XIX, no estado da Carolina do Norte.

amendoim benefícios

A China é um dos maiores produtores com safra anual de aproximadamente 15 milhões. A produção brasileira de amendoim caiu na década de 1970 e deu lugar à soja na preferência dos agricultores. O cultivo da leguminosa ganhou novo fôlego em 1995. Em 2016, a safra brasileira aproximou-se das 400 mil toneladas. O cultivo de amendoim no Brasil ocorre no Cerá, Bahia, Paraíba, Sergipe e região Sudeste, que responde por 75% da produção.

Propriedades do amendoim

Consumido com moderação, ele faz bem à saúde. A dose diária de amendoim é de uma colher de sopa, que tem 150 calorias. A leguminosa tem fibras, ômega 3, ômega 6 vitaminas do complexo B, vitamina E, proteínas, ferro, zinco, fósforo, magnésio, potássio, manganês e cobre.

Tantos nutrientes explicam por que o governo americano passou a incentivar o consumo da pasta de amendoim a partir dos anos 30. O alimento é destaque na gastronomia americana e substitui a manteiga tradicional no café da manhã. Você não consome essa leguminosa? Conheça os benefícios do amendoim e mude!

  1. Amendoim afrodisíaco?

Dizem que esse é um dos benefícios do amendoim para o homem. Será mesmo? Cientificamente, não há provas que o alimento melhore a performance sexual de homens e mulheres. Mas é sabido que as vitaminas do complexo B e o aminoácido arginina facilitam a circulação sanguínea no corpo inteiro, principalmente nos genitais.

A vitamina E estimula a produção de hormônios sexuais. As duas vitaminas também podem ajudar na produção de energia. Quer tirar a prova dos 9? Consuma moderadamente e nos conte os resultados!

  1. Fortalece os músculos

Os benefícios do amendoim na musculação são muito divulgados. Basta ver a quantidade de pasta de amendoim vendida nas lojas de suplementos. O alimento também ajuda na recuperação muscular. Além do mais, o potássio da leguminosa previne e combate câimbras.

  1. Ameniza sintomas da TPM

Atenção, mulheres! O amendoim é rico em magnésio, nutriente que age como um relaxante natural. Comer uma fatia de pão com pasta de amendoim integral no café da manhã ajuda a reduzir a irritabilidade comum na TPM.

  1. Amigo do coração

Surpreso? A vitamina B3 (niacina), e os ômegas 3 e 6 diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom. O polifenólico, o ácido p-cumárico e a vitamina E são antioxidantes que protegem o coração. Outro benefício da leguminosa em relação ao coração é a prevenir a diabetes. Estudo publicado no Journal of the American Medical Association atesta que comer 2 colheres de sopa de amendoim 5 vezes por semana diminui o risco de diabetes em 30%.

benefícios do amendoim

  1. Previne câncer

A vitamina B9 ácido fólico, ácido fítico e o resveratrol agem na prevenção do câncer de cólon. Já o antioxidante polifenólico e o ácido p-cumárico ajudam a prevenir o câncer de estômago. Turbine a ação dessas substâncias torrando a leguminosa. Amendoim torrado? Sim! Para quem pensa que amendoim torrado engorda, saiba que dessa forma você elimina o sal e a gordura ruim da versão industrializada. Torrar por apenas 10 minutos é o suficiente.

  1. Protege o sistema nervoso

A vitamina B3 (niacina) evita a degeneração cerebral. O amendoim possui 2,5 mg do nutriente, o equivalente a 15% das necessidades diárias. A vitamina B3 ajuda a evitar perda de memória e o Alzheimer. O amendoim também reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

  1. Faz bem à pele

Comer alimentos ricos em vitamina E como o amendoim e usar cosméticos promove a renovação celular, regeneração e hidratação da pele. Peles maltratadas pelo sol e poluição têm suas células renovadas graças à ação antioxidante do nutriente. Em peles saudáveis, a vitamina E retarda o envelhecimento.

  1. Ajuda a emagrecer

Duas colheres de sopa de amendoim têm 2 gramas de fibras. Elas deixam o corpo saciado por mais tempo, pois são digeridas lentamente. Outra questão que explica porque o amendoim emagrece é a combinação de gordura, proteína e carboidrato. Uma fatia de pão com a pasta ou duas colheres de sopa de amendoim cru distribuídas entre os lanches é o ideal.

Malefícios do amendoim

Embora muito nutritivo, o amendoim pode fazer mal. A leguminosa é um dos alimentos que causam alergias alimentares. Não há nenhum teste que detecte essa intolerância. A descoberta ocorre após reações como irritação cutânea e até falta de ar. Ao sentir qualquer reação desagradável no consumo do alimento, procure orientação médica imediatamente. O armazenamento errado também traz problemas de saúde. O amendoim não pode ser guardado em ambientes úmidos e escuros. A conservação incorreta propicia o desenvolvimento do bolor aspergillus flavus, produtor da toxina aflatoxina, responsável por problemas neurológicos. Compre o amendoim em lojas que tenham muita demanda.

Receitas com amendoim

Existem muitas receitas deliciosas com amendoim. Lembre-se que, comendo moderadamente, a leguminosa faz bem à saúde. Confira nossas dicas e leve mais sabor a sua vida.

Pasta de amendoim fit com óleo de coco

Ingredientespasta de amendoim

  • 500 gramas de amendoim sem sal e sem casca;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de adoçante culinário.

Modo de preparo

Deixe o amendoim no forno baixo por 5 minutos. Bata-o no liquidificador ou processador com o adoçante até obter uma pasta. Caso queira deixar pedacinhos, bata por pouco tempo. Armazene a pasta em pote plástico. Não precisa deixar na geladeira. Coma no máximo 2 colheres de sopa por dia. O mais indicado é consumir antes das atividades físicas. Mas, no café da manhã e no lanche também é ótimo!

Paçoca light com farelo de aveia

Ingredientes

  • 100 gramas de farelo de aveia;
  • 250 gramas de amendoim torrado sem casca e sem sal;
  • 4 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de sopa de manteiga light.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador. Modele em formato quadrado ou como rolha. Uma sugestão é colocar a massa em forminhas de empada ou cupckake.

Chá de amendoim pós-treino

Ingredientes

  • 10 amendoins;
  • 1 xícara de chá-verde;
  • 3 lascas de gengibre;
  • 1 copo de água.

Aqueça os ingredientes em fogo baixo. Quando estiver morno, coloque mel e beba após o exercício para ajudar na recuperação muscular.

Mingau de aveia com amendoim

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de pasta de amendoim integral;
  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 1 envelope pequeno de estévia;
  • 1 xícara de leite desnatado ou leite vegetal.

Misture bem e cozinhe os ingredientes em fogo baixo até engrossar. Ótima opção de lanche pós-treino. Também é bom para um café da manhã cheio de energia. Você pode oferecer o mingau de aveia com amendoim para as crianças.

Bolo de amendoim sem glúten com amido de milho

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de amendoim torrado e moído;
  • 2 xícaras de amido de milho;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 xícara de leite desnatado;
  • 1 xícara de mel;
  • ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • ½ colher de sopa rasa de sal;
  • 1 xícara de chá de mel;
  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de margarina sem sal.

Modo de preparo

Peneire o bicarbonato, o sal e o amido de milho e reserve. Bata o mel, os ovos e a margarina na batedeira até formar um creme. Junte estes aos ingredientes peneirados, coloque o amendoim e o leite e mexa até formar um creme. Transfira para uma forma untada ou peneirada. Asse por 40 minutos em forno preaquecido a 180o. Desenforme após o bolo esfriar. Caso tenha, coloque a massa em forminhas de cupckake.

amendoim

Pão de amendoim

Ingredientes

  • 3 xícaras de amendoim torrado;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2/3 xícara de água;
  • 4 ovos;
  • Raspas de gengibre.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180o. Unte uma forma de pão com manteiga ou azeite. Bata o amendoim no liquidificador ou processador. Acrescente o sal, os ovos, o gengibre e a água e bata até ficar homogêneo. Adicione o fermento e misture com uma colher. Transfira a massa para a forma e asse por 30 minutos. Armazene o pão por 7 dias na geladeira ou por 3 meses no freezer.

Você não comia amendoim por medo de engordar? Agora você sabe que duas colheres de sopa de amendoim cru é a quantidade diária recomendada. Aliando essa dose a dieta balanceada e exercícios você emagrece, define músculos e evita muitas doenças. A leguminosa é facilmente encontrada nos supermercados e lojas de produtos naturais físicas e online.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Noz

Benefícios e Propriedades do Caju

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Uva Passa

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Avelã