Benefícios do Brócolis para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O brócolis é um vegetal que surgiu na Europa e tem uma origem muito antiga. Ele é cultivado desde a época do Império Romano e chegou na América na década de 1990, sendo trazido pelos imigrantes italianos. O nome brócolis tem origem italiana, que vem da palavra “brocco”, que quer dizer broto.

Apesar de o seu cultivo ter se espalhado por todo o mundo com o passar do tempo, o país onde é mais cultivado atualmente é a China. A Índia também é uma grande produtora desse vegetal, visto que os povos orientais são os maiores consumidores.

benefícios do brócolis

Os dois tipos de brócolis encontrados no Brasil são o brócolis ninja (também chamado de brócolis japonês) e o comum. O ninja possui uma cabeça única e é comercializado tanto fresco como limpo ou congelado. Já o brócolis comum é vendido em maços, contendo talos, folhas e flores.

As flores do brócolis são usadas para o preparo dos mais variados tipos de receitas, podendo ser preparadas no vapor, cozidas ou até mesmo cruas. A melhor maneira de conservar as propriedades do brócolis, bem como a sua textura e sabor, é consumi-lo cru ou no vapor. Além disso, quando preparado no vapor, o tornam um ótimo alimento para a reduzir o colesterol.

A união dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e compostos orgânicos presentes no brócolis, fazem desse vegetal um alimento que apresenta um mistura única e com um grande poder sobre a saúde. Outro fator favorável é que ele não contém gorduras, possui uma quantidade pequena de sódio e também de calorias, que correspondem a cerca de 30 por porção.

Ele possui fibras, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K, potássio, manganês, selénio, fósforo e triptofano. Em relação aos compostos orgânicos, ele contém uma quantidade elevada de fitoquímicos e antioxidantes que não são encontrados em outros vegetais. Além disso, ele oferece 100% da necessidade de vitamina C e K recomendado diariamente.

Brócolis: Benefícios e malefícios

O brócolis apresenta uma enorme variedade de nutrientes que trazem inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Entre esses benefícios está a sua capacidade em prevenir o câncer, alergias e defeitos congênitos. Além disso, a sua ingestão ajuda a manter a boa forma, a proteger o organismo, a regular a pressão arterial e a cuidar da saúde dos olhos. Conheça a seguir mais detalhes sobre esses e outros benefícios do brócolis.

1.Contribui para a perda de peso

Além de o brócolis conter uma quantidade pequena de calorias por porção (cerca de 30 calorias cru e 54 quando cozido), ele também é rico em fibras, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Outro fator que auxilia na perda de peso é a presença elevada de alguns micronutrientes, como o crômio e o cálcio.

De acordo com testes feitos em laboratório, o sulforafano presente no brócolis, que consiste em um fitoquímico, ajuda na quebra das células adiposas. Isso significa que atua com um efeito que promove a queima de gorduras.

A quantidade dos nutrientes encontrados nesse vegetal varia de acordo com a forma que ele é consumido, cru ou cozido. Seja como for, proporciona muitos nutrientes e um baixo teor calórico, o que é ideal para quem deseja emagrecer.

brócolis

2.Possui ação antioxidante

Consumir brócolis traz grandes benefícios causados por sua ação antioxidante. Isso porque ele contém aminoácidos, enxofre e vitamina C. As toxinas e os radicais livres são removidos do organismo com mais facilmente, o que evita o surgimento de diversos problemas de saúde, como cálculos renais, artrite, gota, edemas e reumatismo. O motivo para isso é porque, ao remover as toxinas (como o ácido úrico, por exemplo) o sangue é purificado.

3.Poderoso alimento contra o câncer

O brócolis possui antioxidantes que são muito potentes no combate ao câncer, como o sulforafano e luteína. Esses antioxidantes agem identificando e neutralizando os radicais livres que provocam danos para as células do organismo. Já os radicais livres consistem em moléculas instáveis que podem resultar em câncer.

A presença do ácido fólico também tem relação com a diminuição dos riscos de câncer de mama e o seu consumo regular protege também contra o câncer de cólon, pâncreas e cervical. Outro fator importante é que esse vegetal pertence ao grupo dos crucíferos, que ajudam a proteger contra o câncer de intestino e de estômago.

4.Previne e trata a anemia

Como o brócolis é um vegetal rico em ferro e cobre, contribui para que as células vermelhas sejam produzidas em maior quantidade no sangue. A anemia ocorre quando essas células vermelhas diminuem e, por esse motivo, consumir brócolis é um ótimo remédio para renovar e manter es níveis adequados dessas células.

5.Protege o pulmão

Por conter uma boa quantidade de sulforafano, o brócolis é um excelente alimento para eliminar as bactérias que afetam os pulmões. Estudos feitos com esse vegetal comprovaram a sua eficácia em tratar pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Pessoas que fumam ou apresentam alguma enfermidade pulmonar não conseguem eliminar as bactérias e resíduos estranhos com facilidade, o que torna importante incluir o brócolis em sua alimentação.

6.Protege a saúde do cérebro

O brócolis possui uma quantidade grande de ácido fólico, o que ajuda a cuidar da saúde do cérebro. Pesquisas comprovaram que o consumo de, pelo menos, 400 microgramas desse componente diariamente reduz o risco de desenvolver o Alzheimer (doença que causa danos na memória de idosos) em até 55%.

7.Previne a artrite

A artrite, que consiste em uma inflamação nas articulações, pode ser prevenida com o consumo do brócolis. Isso ocorre devido à presença do sulforafano, que faz com que a destruição da cartilagem que ocasiona a artrite seja minimizada. Além disso, pesquisas vêm sendo realizadas para confirmar se essa substância também pode adentrar nas articulações e reverter a evolução da artrite.

8.Protege contra doenças cardíacas

A ingestão do brócolis traz benefícios para a saúde do coração, pois a presença do potássio, que consiste em um vasodilatador, aumenta o fluxo sanguíneo, o que relaxa a tensão das veias coronárias. Isso ajuda no combate a infartos.

Além disso, quando preparado no vapor, ajuda na regulação dos níveis de colesterol, pois proporciona uma melhor excreção dos ácidos biliares. Outros pontos positivos que ajudam no bom funcionamento do coração são as quantidades que o brócolis contém de fibras, ômega 3 e betacaroteno, que regulam a pressão sanguínea.

9.Ajuda a manter o equilíbrio de vitamina D

Apesar de o brócolis não ser fonte de vitamina D, ele desempenha um importante papel para equilibrar o metabolismo da vitamina D. Isso porque esse vegetal é rico nas vitaminas A e K, que ajudam a manter o processo equilibrado. Por conta disso, a ingestão de brócolis contribui para garantir melhores resultados na suplementação da vitamina D.

Malefícios do brócolis

Apesar de todos esses benefícios do brócolis, ele não é recomendado para pessoas com problemas de tireoide, elevada acidez gástrica ou quem possui alergia a esse vegetal, o que é bem raro. Além disso, o consumo excessivo pode provocar uma overdose de vitaminas. Porém, o consumo moderado não provoca esse dano.

brócolis propriedades

Brócolis: Benefícios na musculação

O consumo do brócolis é recomendado para quem deseja ganhar músculos. Os motivos que tornam esse alimento ideal para os treinos de hipertrofia são vários, entre eles:

  • Recupera as fibras musculares: O brócolis contém vitamina C, que se trata de um antioxidante poderoso para o combate os radicais livres, além de ajudar a recuperar os músculos mais rápido após os treinos.
  • Promove o crescimento muscular: Consumir brócolis ajuda a suprir os músculos da quantidade necessária de glicose e oxigênio para promover o crescimento. Ele também regula os hormônios que aumentam os níveis de testosterona, o que também contribui para o crescimento muscular.
  • Evita cãibras: A contração muscular é possível devido à presença de cálcio nas células, o que faz com que o brócolis seja indicado por conter esse nutriente em abundância. Dessa forma, as cãibras são evitadas por permitir a contração e relaxamento das fibras musculares.

Receitas com brócolis

Esse vegetal está presente na maioria das mesas brasileiras, devido ao seu sabor, valor nutricional e valor acessível, visto que o brócolis preço médio é de R$ 3,80 o quilo. Veja a seguir como preparar brócolis em receitas deliciosas.

Arroz com brócolis

Ingredientes

  • 2 maços de brócolis fresco
  • 500 g de arroz
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 20 g de bicabornato de sódio
  • 100 g de alho
  • 3 litros água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque o brócolis e remova a pele usando uma faca. Cozinhe até ficar macio em água com sal (incluindo as folhas e talos) e acrescente o bicarbonato de sódio. Escorra e deixe reservado.
  2. Coloque azeite e alho numa panela e frite até dourar. Acrescente o brócolis e refogue. Adicione o arroz cozido no alho e mexa até ficar uniforme.
  3. Misture a arroz cozido em alho e misture até que fique uniforme. O bicarbonato dará a cor verde ao arroz.

Macarrão com brócolis

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis ninja
  • 500 g de macarrãopropriedades do brócolis
  • 200 ml de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de maizena
  • 1 caixa de creme de leite (opcional)
  • 2 dentes de alho
  • 2 fatias de bacon picado
  • Mussarela para cobrir
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhe o macarrão até que ele fique al dente, adicionando uma pitada de sal e margarina.
  2. Faça o molho branco levando ao fogo o leite junto com maisena e margarina. Mexa sempre até que engrosse. Caso desejar, adicione a caixa de creme de leite.
  3. Frite o bacon com alho e adicione brócolis e cheiro verde. Regue o brócolis refogado com o molho branco e, em seguida, misture ao macarrão.

Use a mussarela para cobrir e leve para o forno até que ela derreta.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Champignon

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Rabanete

Benefícios e Propriedades da Abobrinha