9 benefícios do cajá para a sua saúde – Conheça as propriedades dessa fruta

Spread the love

O Cajá é uma fruta exótica e pequena, muito comum nas regiões norte e nordeste do Brasil. Além do seu gosto peculiar, oferece muitos benefícios para a saúde.

Um fato muito curioso é que muitas pessoas confundem taperebá ou cajá, cajá-manga e siriguela. Para esclarecer o assunto, existe a diferença entre cajá e cajá-manga. Na verdade, existem 3 tipos de cajás, assim como o umbu-cajá, que é uma mistura hibrida de umbu com o cajá.

O cajá-manga é maior e com espinhos. O cajá, conhecido como cajá-mirim, é menor, mas o sabor é praticamente o mesmo, o que muda é o tamanho a concentração de acidez.

Caja fruta

O cajá é pequeno, com aproximadamente 10 cm, e sua casca é lisa e fina. Sua coloração pode variar entre laranja e vermelha, seu gosto é agridoce e sua polpa é suculenta e de aroma forte, possuindo espinho no seu interior.

Apesar de ser encontrado no norte e nordeste, a origem do cajá é na América Central, pois sua melhor adaptação se dá aos climas quentes.

Pé de Cajá

O pé de cajá também é conhecido como cajarana e taperebá-do-sertão. Sua fruta é pequena e agridoce quando colhida e consumida no tempo certo.

A cajarana, apesar de crescer em lugares húmidos, se adaptou ao clima nordestino, quente, talvez pela presença do mar nas proximidades.

O mês propício para colher cajá ou cajá-manga é de dezembro a julho, pois ficam maduros rapidamente.

Na hora de consumir, é importante ficar atento, porque a fruta cajá possui pequenos espinhos na parte de dentro da fruta e, por ser muito acida, não é consumida na forma natural, direto do pé de cajarana.

No norte e nordeste, é comum o cajá ou cajá-manga fazerem parte de coquetéis da região, além de sorvetes e outros pratos típicos.

Uma dica muito importante se você acabou de colher cajá: não fique batendo nas frutas, isso pode amargar o sabor da polpa ainda mais, podendo perder toda a colheita.

Como plantar cajá

Apesar da adaptação do clima, a Cajarana precisa ser plantada de forma certa para que o fruto nasça suculento e saboroso.

É recomendado que a o plantio aconteça nos meses chuvosos ou com muita humidade, para que as sementes se desenvolvam.

Uma solução também usada é criar mudas e replantá-las em outros lugares. No entanto, é necessário esperar entre 8 e 12 meses até que possa mudar de solo.

Havendo condições ideais, a planta poderá se desenvolver no novo solo e crescer abundantemente.

Se você pensa em plantar cajá, prepare-se, pois a muda precisa ser plantada em buracos fundos e em tempo chuvoso, por causa da temperatura média do ambiente de 25°C.

Os buracos ideais para plantar cajá são de 50 x 50 x 50 e é importante adubar o solo no período de chuva.

Uma árvore de cajá chega a medir até 25 metros de altura. S sua colheita pode variar de estado para estado.

É indicado o plantio de cajá em chácaras e fazendas. Por se tornar uma árvore de cajá, sua sombra é muito apreciada por todos, além disso, é possível comer o fruto por quase 6 meses durante o ano.

Propriedades do cajá

Uma das principais propriedades do cajá é a fonte de vitamina e energia, além dos seus benéficos a saúde.

O cajá é rico em:

  • Vitamina A: ajuda no desenvolvimento da pele interna e externa, ótimo para cicatrização, além de aumentar capacidade de funcionamento do sistema reprodutivo.
  • Vitamina B: também colabora para a saúde da pele, mas ajuda a controlar o apetite, metabolismo e previne doenças que atuam no sistema nervoso.
  • Vitamina C: conhecida por elevar o sistema imunológico, também é excelente auxiliar no envelhecimento precoce, previne o câncer e combate radicais livres.

Além das vitaminas, o cajá é rico em fibras, ajudando também o sistema digestivo.

A fruta cajá conta em sua estrutura nutricional:

  • Ferro: aumenta a imunidade do corpo, evita anemia e constipação.
  • Cálcio: ajuda a fortalecer ossos e dentes e combate osteoporose
  • Fósforo: também ajuda no fortalecimento da estrutura óssea e flexibilidade muscular do corpo.

No norte e nordeste, as propriedades do cajá são bem aproveitadas, inclusive como remédio caseiro, tratando doenças simples e prevenindo outras.

Benefícios do cajá

Os benefícios são inúmeros. Eles vão da fruta cajá até as folhas.

1.Antioxidante natural e problemas do coração – A fruta cajá é rica em vitamina C, que ajuda como antioxidante natural, combatendo o envelhecimento precoce, aumentando produção de colágeno e prevenindo doenças no coração.Além da pele, ele também fortalece a pele, tendões, ligamentos do corpo e cartilagem.

2.Sistema imunológico forte – A quantidade de vitamina C presente na fruta cajá melhora as defesas do corpo, criando resistência a resfriados e gripes, além da significativa disposição física.

3.Previne anemia – Uma das propriedades do cajá é o ferro, que combate a anemia, nutriente também essencial para que o corpo funcione normalmente e importante para produção de glóbulos sanguíneos.

4.Reduz níveis de colesterol – A quantidade de antioxidantes não só colabora para evitar doenças do coração, mas também reduz os níveis de colesterol no corpo.

5.Melhora funções do corpo – O cajá é rico em outras fontes de vitamina, que ajudam no funcionamento do corpo, como vitamina A, que ajuda no desenvolvimento dos ossos, olhos e aumenta a quantidade de glóbulos brancos, parte do sangue que combate doenças oportunas.

6.Ajuda emagrecer – O cajá-manga possui baixo teor de gorduras, com 0% de gordura saturada ou colesterol, ideal para quem está fazendo dieta, pois acelera o metabolismo e sacia a fome. Também ajuda no trato digestivo, pois é rico em fibras, ajudando eliminar gordura.

7.Estrutura óssea forte – A quantidade de cálcio presente no cajá ajuda a manter os ossos e dentes fortes. Além disso, a presença de fósforo ajuda nas contrações musculares que podem significar melhores reflexos.

8.Combate TPM – O cajá-manga também atua de diferente formas no organismo feminino, pois no ciclo menstrual da mulher, a quantidade de hormônios pode prejudicar na variação de humor. A quantidade de vitaminas A, B e C e outros minerais presentes ajudam na variação de humor.

9.Ajuda no Sistema nervoso – A concentração de vitamina B no Cajá não só ajuda as mulheres, mas todos que consomem a fruta, pois ajuda no controle de ansiedade, da fome e até da depressão.

Suco de cajá

Existem várias formas de extrair a poupa do cajá para fazer suco.

Uma dica é deixar a fruta de molho por algumas horas para amolecer.

  • Coloque água até cobrir todas as frutas e flutuarem, de forma que nenhuma fique próxima das hélices do liquidificador;
  • Bata duas ou três vezes na opção pulsar, para a polpa soltar os caroços;
  • Em seguida, abra e retire com uma colher apenas os caroços;
  • Bata com a quantidade de açúcar que desejar por uns 3 minutos;
  • Depois, com uma peneira, coe e sirva.

Em outras regiões, não é possível encontrar a fruta, mas existe a polpa que pode ser comprada na maioria dos supermercados. Fazer suco de cajá com polpa é muito fácil.

Que tal um suco refrescante de cajá, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200 ml de polpa de cajá
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara de água com gás
  • 1 xícara de gelo picado
  • 2 ramos de hortelã para decorar

Bata tudo no liquidificador, menos a hortelã, durante 3 minutos. Coloque as hortelãs e sirva.

Cajá e seriguela

Embora a seriguela seja um tipo de cajá, muitas pessoas consideram frutas totalmente diferentes, até porque as aparências e gostos são diferentes.

As duas mantêm a mesma concentração de nutrientes e sai minerais, a maior diferença entre o cajá e a seriguela está no tamanho e sabor.

A seriguela é mais cítrica, doce e menor, além do cheiro cítrico ser mais forte que o do cajá.

Umbu-cajá

Como exemplo, a concentração de vitamina C ultrapassa e muito a laranja e outras vitaminas A e do complexo B.

A mistura do cajá com umbu cria um poderoso energético, graças à quantidade de carbono e vitamina B e C presentes. No Nordeste, existe um conto de que ajuda até no desempenho sexual.

A Bahia é a maior produtora de cajá do país. Cerca de 30% de toda colheita é para consumo interno, a sua venda é congelada para evitar perdas, além disso, as árvores também são uteis para extração da madeira.

Agora que você conhece os benefícios do cajá, você pode inclui-lo na sua dieta consumindo polpas, pois é acessível e facilmente encontrado nas redes de supermercado em todo o Brasil.